Mato Grosso
Crea Mato Grosso presente na abertura da 78° Soea em Gramado
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, participou nesta terça-feira (08.08) da abertura da 78° Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) , realizado no Centro de Convenções Serra Park em Gramado no Rio Grande do Sul.
“O evento nacional é uma grande ferramenta para os profissionais do Sistema Confea/Crea não só de Mato Grosso, mas de todo o país. É notória a organização, com ambientes mais modernos e inovadores, além de palestras e mini cursos com diversos conteúdos propondo interação entre os engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências. O evento reuniu cerca de cinco mil pessoas, entre profissionais, lideranças, autoridades nacionais e internacionais”, explanou Juares.

No ano em que o Sistema Confea/Crea completa nove décadas, a cidade sedia pela terceira vez a Soea – a última vez foi há exatos dez anos. A Semana já foi hospedada oito vezes no Rio Grande do Sul. Saudando o público, o presidente do Confea, eng. civil . Joel Krüger, ressaltou o conteúdo robusto e inovador desta edição da Soea. “Serão excelentes palestras, como a que será proferida pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz e do Prêmio Mundial da Alimentação, o paquistanês radicado nos Estados Unidos Rattan Lal, cientista que está entre os 2% mais influentes no mundo”, adiantando parte da programação que reúne cerca de 120 palestras.
Aos profissionais registrados e lideranças políticas, Krüger apresentou os avanços conquistados pela atual gestão em prol da categoria. Entre elas, a instituição da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Tivemos assinatura de 240 congressistas, o que representa a força de mais de 40% do Parlamento, com quem queremos discutir os grandes projetos que são de interesse das nossas profissões, mas principalmente são de interesse do Brasil, da soberania nacional e do desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

A anfitriã e presidente do Crea-RS, eng. ambiental Nanci Walter, saudou os participantes da 78ª Soea e comentou a expectativa em realizar o evento após dez anos da última edição no estado do Rio Grande do Sul. “Estamos novamente recebendo o maior evento das nossas atividades, agora sob o olhar do empreendedorismo, onde a tradição e a inovação entram em campo e se materializam. Então, mostremos valor e constância para colocar no centro das atenções nesta Soea legislação, atribuições, inovação, soluções técnicas, qualidade de vida e segurança para a sociedade”, disse.
Nanci complementou ainda que “o momento é de despertar profissionais, mercado de trabalho e sociedade para o grau de emergência das ações de estratégia ambiental, social e de governança dentro dos projetos do ESG e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser adotadas não mais como tendências, mas como prioridades.”
O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), eng. José Vieira, incentivou a comunidade científica e técnica a reforçar a atuação para melhorar a vida das pessoas no mundo, a partir de soluções para urbanização, desenvolvimento sustentável e disseminação de tecnologia de informação e comunicação acessível. “Devemos reconhecer a forte relação entre infraestrutura, crescimento econômico e qualidade de vida das populações para que se encontre o papel crucial que a inovação pode desempenhar para melhorá-las.”

Texto: Cristina Cavaleiro
Fonte: CREA-MT
Mato Grosso
Mato Grosso registra crescimento de 5,97% no saldo de empregos formais
Mato Grosso apresentou avanço na geração de empregos com carteira assinada nos primeiros dez meses de 2025. Dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que o Estado registrou saldo positivo de 56.358 postos de trabalho entre janeiro e outubro deste ano, o que representa um crescimento de 5,97% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 53.183 novos vínculos formais.
No acumulado de 2025, foram registradas 591.323 admissões e o estoque de empregos formais no Estado chegou a 1.000.359 vínculos, reforçando a expansão do mercado de trabalho mato-grossense ao longo do ano.
O setor de Serviços liderou a geração de vagas no período, com saldo de 20.146 empregos, seguido pela Agropecuária (11.918), Construção (11.489), Indústria (7.619) e Comércio (5.186). O desempenho positivo em todos os grupamentos evidencia a diversificação e a força da economia estadual.
Entre os municípios, Cuiabá aparece com o maior saldo de postos de trabalho formais no período, com 8.967 novas vagas, seguida por Lucas do Rio Verde (3.615), Várzea Grande (3.117), Sinop (3.116) e Rondonópolis (2.768).
Mato Grosso alcançou um novo patamar de destaque no mercado de trabalho em 2025: além de registrar forte crescimento na geração de empregos formais, o Estado também apresentou, no terceiro trimestre, a menor taxa de desemprego do país, com índice de 2,3%, empatado com Santa Catarina. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, esse desempenho reflete o impacto positivo das políticas estaduais de fomento à economia e à inserção no mercado de trabalho.
“Esses números mostram a força do mercado de trabalho em Mato Grosso e o impacto direto das ações que estimulam a geração de empregos, o empreendedorismo e os investimentos em todas as regiões do Estado. Seguimos trabalhando para ampliar oportunidades e garantir que esse crescimento seja cada vez mais sustentável e inclusivo”, destacou.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásJuízes de Sinop e Sorriso são afastados pelo TJMT
-
cultura6 dias atrásProjeto Vagalúmens chega a Mato Grosso com oficinas gratuitas de luz e projeção analógica
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrásJuiz revê decisão que suspende bloqueio de R$ 8 milhões após suspeita de irregularidades na INBESP
-
cultura5 dias atrásFestival Educarte reúne talentos estudantis em música, dança, teatro, artes visuais e fanfarras
-
esportes4 dias atrásChapa “Unidos pelo Avanço do Futebol Mato-grossense” consolida força e amplia apoio na disputa pela presidência da FMF
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrásAnderson Torres pede para cumprir pena na PF de Brasília caso condenação seja mantida
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrásAtaque maciço atinge Kiev com mísseis e drones; Ucrânia e Rússia intensificam bombardeios recíprocos
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrásGranizo gigante: Mais de 34 mil afetados no Rio Grande do Sul






