Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

cultura

1º Festival de Rapadura: descobrindo sabores e saberes em Nossa Senhora de Livramento

Publicados

em

Neste sábado, dia 29 de junho, a Comunidade Campo Alegre de Baixo, em Nossa Senhora de Livramento, será palco do primeiro Festival de Rapadura – Descobrindo Sabores e Saberes. O evento, que acontece das 8h às 17h no Centro de Memória da Rapadura, é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio do edital Viver Cultura. Com entrada gratuita, o festival promete uma imersão na cultura e nos sabores tradicionais da região.

 Programação diversificada

O Festival de Rapadura oferece uma programação rica e diversificada, que inclui uma feira gastronômica onde a rapadura e o caldo de cana são os ingredientes principais. Os visitantes poderão desfrutar de um almoço regional com comidas típicas e explorar uma feira de artesanato local. Além disso, o evento contará com apresentações culturais, como o tradicional siriri, e shows de humor com os artistas Cumpadre Mané e Nhá Bastiana, além da dupla Nico e Lau.

 Lançamento de livro e preservação cultural

Um dos destaques do festival será o lançamento do livro “Preservando Saberes e Memória do Lugar: Comunidade Campo Alegre de Baixo”. A obra busca documentar e valorizar a história e as tradições da comunidade, contribuindo para a preservação da memória coletiva.

Leia mais:  Cuiabá recebe a peça "O Motociclista no Globo da Morte", com Eduardo Moscovis

Importância para a comunidade

De acordo com Zuleika Arruda, coordenadora do projeto, o Festival de Rapadura tem como objetivo principal preservar o saber/fazer da rapadura e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. “Destacamos a relevância deste evento para o município, uma vez que promove a valorização e preservação da cultura local, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da comunidade de Campo Alegre de Baixo”, explica Zuleika.

Centro de memória da Rapadura

O evento também apresenta aos visitantes o Centro de Memória da Rapadura, um espaço dedicado à preservação da cultura local. Construído com o método tradicional de pau-a-pique (taipa), o centro exibe artefatos e fotografias que retratam o cotidiano e a memória coletiva da comunidade. Além disso, o espaço guarda produtos e utensílios utilizados no processo produtivo tradicional da rapadura, oferecendo uma verdadeira viagem no tempo para os visitantes.

O 1º Festival de Rapadura – Descobrindo Sabores e Saberes é uma oportunidade única para conhecer e valorizar a cultura de Nossa Senhora de Livramento. Com uma programação que une gastronomia, artesanato, apresentações culturais e preservação da memória, o evento promete ser um marco na promoção e valorização da cultura local. Não perca a chance de participar deste evento que celebra a tradição e o saber/fazer da rapadura, fortalecendo o sentimento de pertencimento e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de Campo Alegre de Baixo.

Leia mais:  Estudante de 12 anos de Cuiabá lança livro na Bienal em São Paulo

Serviço
1º Festival de Rapadura – Descobrindo Sabores e Saberes
Quando: sábado (29.06), das 8h às 17h
Local: Comunidade Campo Alegre de Baixo, em Nossa Senhora de Livramento
Como chegar: veja aqui

Propaganda

cultura

Estudante de 12 anos de Cuiabá lança livro na Bienal em São Paulo

Publicados

em

Aos 12 anos, José Murilo Bernal Barreto Carneiro já transformou uma de suas grandes paixões em livro. Aluno do Colégio Maxi, em Cuiabá, o jovem autor criou “Element Humans – A vida na Tabela Periódica!”, obra que une ciência, literatura, criatividade e desenho e que chegou a um dos principais eventos literários do país, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

José é autista, possui altas habilidades e superdotação e fala atualmente 12 idiomas. No livro, escrito em português e inglês, ele transforma os elementos químicos em personagens, cada um com personalidade, características e funções próprias. As ilustrações também foram produzidas pelo próprio estudante.

A relação com a ciência começou ainda na infância. Entre 2020 e 2021, um vídeo sobre a Tabela Periódica despertou sua curiosidade e abriu caminho para novas pesquisas. Com o tempo, conhecimento e imaginação se encontraram até virarem uma obra.

É uma trajetória que também encontra espaço no ambiente escolar. No Colégio Maxi, integrante do Grupo Salta, a formação busca estimular autonomia, curiosidade, criatividade e o desenvolvimento das potencialidades individuais dos estudantes, respeitando diferentes formas de aprender e de se expressar.

Leia mais:  Estudante de 12 anos de Cuiabá lança livro na Bienal em São Paulo

Para a direção do Maxi, conquistas como a de José mostram que educação também significa saber enxergar aquilo que torna cada aluno único.

“O José nos mostra o que pode acontecer quando conhecimento e curiosidade caminham juntos. Para nós, é motivo de muito orgulho acompanhar um aluno que consegue transformar seus interesses em produção, aprendizado e realização. A escola tem justamente esse papel: oferecer ferramentas e oportunidades para que cada estudante desenvolva todo o seu potencial.”

Além da ciência, José demonstra especial interesse pela escrita, gramática e aprendizado de novas línguas. Uma combinação de habilidades que, aos 12 anos, já ultrapassou os limites da sala de aula e ganhou as páginas de um livro.

Mais do que celebrar um jovem escritor, a história de José mostra a força de uma educação que não tenta colocar todos os alunos no mesmo caminho — mas ajuda cada um a descobrir até onde o próprio talento pode levá-lo.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana