Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Pesquisa da UFMT é premiada nos Estados Unidos

Estudo, desenvolvido em parceria com a Abracopel, analisou mais de 1.000 prédios em todo o Brasil e recebeu destaque internacional por sua relevância técnica.

Publicados

em

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ganhou um prêmio de destaque no IEEE IAS Electrical Safety Workshop (ESW) , considerado o principal congresso global na área de segurança elétrica. O anúncio oficial da estreia ocorreu em março de 2026, durante a edição do evento realizado em Round Rock, no Texas.

A distinção, na categoria “Second Best Paper”, confirma os trabalhos de maior impacto apresentados na edição anterior do evento, realizado em 2025, em Jacksonville, na Flórida. O artigo premiado, intitulado ” Investigation of the Quality of Electrical Installations in Commercial Buildings in Brazil” (Investigação da Qualidade das Instalações Elétricas em Edifícios Comerciais no Brasil), destaca-se pela sua contribuição científica para o setor.

O trabalho foi conduzido por uma equipe multidisciplinar, composta pelo professor Danilo Ferreira de Souza, do Departamento de Engenharia Elétrica da FAET/UFMT e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (NIEPE/FE/UFMT); pelo pesquisador Walter Aguiar Martins Jr., mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT; por Edson Martinho, diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel); e pela professora Lia Hanna Martins Morita, do Departamento de Estatística da UFMT.

Leia mais:  Ager isenta taxas para o transporte de animais domésticos

Diagnóstico nacional

A pesquisa apresenta um raio-X de segurança elétrica em edificações comerciais no país, com base na inspeção de mais de 1.000 locais distribuídos por todos os estados brasileiros. Os resultados apontam para um cenário que exige atenção: a necessidade rigorosa de cumprimento das normas técnicas e a urgência de fiscalização, fatores que têm impacto direto na prevenção de acidentes de origem elétrica.

Para o professor Danilo Ferreira de Souza, o reconhecimento internacional valida a importância da temática para a sociedade brasileira. “A segurança elétrica ainda é um desafio importante no Brasil. Esse tipo de estudo contribui para evidenciar problemas reais e apoiar soluções técnicas que podem salvar vidas”, afirma.

Impacto social

A premiação também evidenciou a sinergia entre a universidade pública e entidades de referência nacional, como a Abracopel. Essa união fortalece a produção de conhecimento aplicado, garantindo que as pesquisas realizadas na UFMT transcendam os muros acadêmicos e gerem resultados práticos.

O IEEE Electrical Safety Workshop é um fórum que reúne especialistas, pesquisadores e profissionais de todo o mundo para discutir estratégias de prevenção de acidentes. A conquista da equipe reforça a excelência da produção científica da UFMT e garante a inserção da instituição em debates de relevância global sobre segurança e engenharia.

Leia mais:  Proposta conduzida por Gilberto Figueiredo é aceita e destrava acordo de R$ 30 milhões para Santa Casa

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza instrução de salvamento para alunos de projeto social

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, neste sábado (18.4), uma instrução de salvamento terrestre voltada a 45 alunos do projeto social Bombeiros do Futuro, em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá).

A atividade teve como objetivo desenvolver habilidades práticas essenciais para situações de emergência, aliando técnica, disciplina e preparo físico.

A programação teve início pela manhã, com o hasteamento do Pavilhão Nacional. Na sequência, os alunos participaram de instruções de nós e amarrações, incluindo técnicas de amarração em maca, fundamentais para a imobilização e o transporte seguro de vítimas.

Durante o treinamento, também foram abordados conceitos de multiplicação de força, aplicados em operações de resgate, além do uso de tripé, equipamento essencial para salvamentos em locais de difícil acesso. Complementando a programação, foi realizada uma corrida de aproximadamente 1 km em via pública.

Projeto Social Bombeiros do Futuro

O projeto foi concebido a partir de uma visão institucional de buscar melhorar uma realidade local, dado a existência de um problema social com violência e criminalidade, através da empatia com a profissão bombeiro militar, bem como de fomentar a cultura da paz, da não violência e ainda, a prevenção de acidentes e sinistros.

Leia mais:  Governo de MT firma pacto com TJ, MP, AL, TCE e Defensoria em defesa das mulheres

O curso é oferecido de forma anual, dentro das Unidades Bombeiro Militar – UBMs, que abrange disciplinas como história do bombeiro, noções de salvamento, primeiros socorros e educação ambiental, dentre outros temas.

A carga horária do projeto é de 132 horas-aulas e acontece no contra turno escolar, matutino ou vespertino; Os alunos são distribuídos em pelotões, onde cada pelotão comporta até 35 componentes. A faixa etária exigida é de 08 a 12 anos.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana