POLÍTICA MT
Deputado Elizeu Nascimento representará a ALMT em congresso internacional sobre segurança de fronteiras
Foto: ELIEL TENÓRIO PEREIRA/ASSESSORIA DE GABINETE
O deputado Elizeu Nascimento (Novo) representará a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no 2º Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas (Cisfal). O encontro acontece nos dias 14 e 15 de maio, em Porto Velho (RO).
Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMT e ligado às pautas da área, o parlamentar participará do encontro que reunirá autoridades e especialistas para discutir ações de enfrentamento ao crime organizado nas regiões de fronteira do país.
O congresso foi criado a partir de uma articulação entre Elizeu Nascimento e o deputado de Rondônia Eyder Brasil (PL). A proposta surgiu diante do avanço de crimes como tráfico de drogas, tráfico humano, contrabando e outras práticas ligadas às organizações criminosas que atuam nas divisas brasileiras.
A primeira edição do CISFAL aconteceu em 2025, em Cuiabá, reunindo parlamentares, representantes das forças de segurança e especialistas de diferentes estados. Agora, a segunda edição ampliará o debate com a participação de deputados estaduais e federais, senadores, autoridades da segurança pública e representantes internacionais.
Segundo Elizeu, o objetivo é fortalecer a integração entre os estados e ampliar as discussões sobre políticas públicas voltadas à segurança nas regiões de fronteira.
“Hoje, a segurança de fronteira deixou de ser um problema isolado de alguns estados. É uma questão nacional, que exige integração entre as forças de segurança, investimento em inteligência e atuação conjunta no combate ao crime organizado”, afirmou o deputado.
O encontro deverá reunir representantes de diferentes regiões do país em debates sobre fiscalização de fronteiras, cooperação interestadual e ações de enfrentamento às organizações criminosas que atuam na faixa de fronteira brasileira.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Deputado Max Russi participa da inauguração do novo Ganha Tempo do Pedra 90
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), participou nesta segunda-feira (11) da inauguração da nova unidade do Ganha Tempo no bairro Pedra 90, em Cuiabá. A entrega do espaço, realizada ao lado do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e do vereador Dídimo Vovô (PSB), atende uma antiga demanda dos moradores da região Sul da capital. Totalmente climatizado, o novo Centro Integrado de Serviços Públicos (CISP) foi criado para oferecer mais comodidade e ampliar o acesso aos serviços públicos para cerca de 250 mil pessoas.
“Acabamos de entregar um sonho da região. Fui procurado pelo vereador Dídimo Vovô lá atrás, fizemos o compromisso e cobramos o governo do estado várias vezes. O governador Pivetta atendeu nossa indicação, compreendendo que esta é uma região grande que merece cuidado e serviços céleres”, destacou Max Russi.
Russi também enalteceu a agilidade da gestão estadual na execução do projeto. “Essa era uma luta antiga, minha e do vereador Dídimo, que se concretizou graças à rapidez do governador Pivetta. Estivemos com ele no dia 20 de fevereiro apresentando a demanda e, em apenas 80 dias, estamos aqui entregando este espaço moderno e equipado para a população”, ressaltou.
Diferencial na Regularização Fundiária – A unidade do Pedra 90 traz uma inovação histórica: é o primeiro Ganha Tempo de Mato Grosso a contar com um guichê exclusivo do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O objetivo é facilitar a regularização de áreas, uma das principais demandas da Baixada Cuiabana. Além disso, o local funcionará como um centro integrado, recebendo em breve serviços municipais, como a Secretaria da Mulher.
Relembrando a trajetória da luta, vereador Dídimo Vovô destacou que as ações que se intensificaram em 2022 com o apoio de Max Russi. “Em fevereiro deste ano, selamos o compromisso no Palácio Paiaguás e, em menos de 60 dias após a visita do governador ao antigo Caic, as obras começaram. Quando há vontade política, o resultado aparece para quem mais precisa”, afirmou o vereador.
A obra não se limitou aos serviços de cidadania. As autoridades entregaram a revitalização completa da quadra poliesportiva da região, incentivando o esporte e o lazer local.
Aproveitando a agenda no bairro, o governador Otaviano Pivetta anunciou outro investimento estratégico: a pavimentação de 25 quilômetros que ligam o Pedra 90 à comunidade Rio dos Couros, alcançando a Escola Novo Renascer. “O Legislativo tem feito o seu papel. O Max e o Dídimo vieram até mim e estamos unidos para levar o que há de melhor para Cuiabá”, pontuou o governador.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásEmpresária desaparecida é localizada enterrada em casa; marido admite assassinato
-
Mato Grosso6 dias atrásPresidente do TCE suspende contrato de R$ 133,7 milhões de obra por indícios de sobrepreço e falhas graves
-
tce mt5 dias atrásAlisson Alencar destaca uso responsável da IA durante lançamento do plano de capacitação em Inteligência Artificial
-
Mato Grosso5 dias atrásOperação Hidra mira papiloscopista da Politec e desarticula esquema de falsificação de identidades
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásComentários de cunho sexual no trabalho são formas de assédio
-
Educação5 dias atrásUnemat oferta 212 vagas para professores temporários
-
tce mt4 dias atrásTribunal de Contas tem quatro trabalhos científicos selecionados para congresso internacional sobre controle e políticas públicas
-
esportes7 dias atrásMato-grossense Leonardo Storck brilha em torneio na Alemanha



