cultura
Estudante de 12 anos de Cuiabá lança livro na Bienal em São Paulo
Aos 12 anos, José Murilo Bernal Barreto Carneiro já transformou uma de suas grandes paixões em livro. Aluno do Colégio Maxi, em Cuiabá, o jovem autor criou “Element Humans – A vida na Tabela Periódica!”, obra que une ciência, literatura, criatividade e desenho e que chegou a um dos principais eventos literários do país, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
José é autista, possui altas habilidades e superdotação e fala atualmente 12 idiomas. No livro, escrito em português e inglês, ele transforma os elementos químicos em personagens, cada um com personalidade, características e funções próprias. As ilustrações também foram produzidas pelo próprio estudante.
A relação com a ciência começou ainda na infância. Entre 2020 e 2021, um vídeo sobre a Tabela Periódica despertou sua curiosidade e abriu caminho para novas pesquisas. Com o tempo, conhecimento e imaginação se encontraram até virarem uma obra.
É uma trajetória que também encontra espaço no ambiente escolar. No Colégio Maxi, integrante do Grupo Salta, a formação busca estimular autonomia, curiosidade, criatividade e o desenvolvimento das potencialidades individuais dos estudantes, respeitando diferentes formas de aprender e de se expressar.
Para a direção do Maxi, conquistas como a de José mostram que educação também significa saber enxergar aquilo que torna cada aluno único.
“O José nos mostra o que pode acontecer quando conhecimento e curiosidade caminham juntos. Para nós, é motivo de muito orgulho acompanhar um aluno que consegue transformar seus interesses em produção, aprendizado e realização. A escola tem justamente esse papel: oferecer ferramentas e oportunidades para que cada estudante desenvolva todo o seu potencial.”
Além da ciência, José demonstra especial interesse pela escrita, gramática e aprendizado de novas línguas. Uma combinação de habilidades que, aos 12 anos, já ultrapassou os limites da sala de aula e ganhou as páginas de um livro.
Mais do que celebrar um jovem escritor, a história de José mostra a força de uma educação que não tenta colocar todos os alunos no mesmo caminho — mas ajuda cada um a descobrir até onde o próprio talento pode levá-lo.
cultura
Cuiabá recebe a peça “O Motociclista no Globo da Morte”, com Eduardo Moscovis
O monólogo de Netto marca a primeira parceria de Moscovis com Portella na direção, é o quinto espetáculo produzido pelo ator e lhe rendeu, no último mês de março, o Prêmio Shell de Melhor Ator — o mais tradicional reconhecimento das artes cênicas no país e o primeiro de sua carreira. Para além do prêmio recebido o espetáculo obteve duas indicações ao Prêmio Shell, Melhor Dramaturgia para Leonardo Netto e Melhor Iluminação para Ana Luzia de Simoni. O espetáculo conta também com duas indicações ao Prêmio APTR, Melhor Ator em Papel Protagonista para Eduardo Moscovis e Melhor Dramaturgia para Leonardo Netto e mais recentemente recebeu indicação ao Prêmio APCA de melhor ator para Eduardo Moscovis e Dramaturgia para Leonardo Netto.
Ao contar uma história que, em tese, poderia acontecer com qualquer um, o espetáculo provoca ao diluir as fronteiras entre vítima e algoz, civilizado e selvagem. “O que mais me cativou no texto foi perceber que o protagonista é um homem que tem uma vida correta, pacífica, com quem eu facilmente me identificaria, mas que, assim como seu antagonista — um homem vil em todos os aspectos —, pode se igualar a ele ao cometer um ato de extrema violência”, conta Eduardo Moscovis, que encena seu segundo monólogo — o primeiro foi “O Livro” (2011), de Newton Moreno, com direção de Christiane Jatahy. “Mesmo com a ausência da contracenação, que é um dos grandes desafios do monólogo, fui arrebatado pelo texto do Leo, e o processo tem sido muito prazeroso”, completa.
Depois de assistir inadvertidamente, em uma rede social, a um vídeo de extrema violência, Leonardo Netto passou a se questionar sobre o que leva alguém a cometer um ato violento — e também a filmá-lo, publicá-lo e consumi-lo. Outras questões emergiram, como o fascínio e a idolatria por assassinos, psicopatas e serial killers ao longo da história. “A espetacularização, a romantização e a banalização da violência, potencializadas pela multiplicação de câmeras e pela internet, talvez nos tornem mais insensíveis a ela”, reflete o autor. O incômodo persistiu até que decidiu escrever a peça, como forma de elaborar essa experiência. “Foi perturbador assistir, e escrever também foi difícil. Muitas vezes precisei parar”, revela. Durante o processo, passou a imaginar Eduardo Moscovis — com quem dividiu o palco em “Corte Seco” (2010) — como protagonista.
“O título surgiu como uma metáfora da iminência do desastre. Assim como no globo da morte, vivemos tentando nos desviar da catástrofe o tempo inteiro.” Em sua primeira parceria com Rodrigo Portella, Moscovis destaca: “Ele é um diretor-criador, que pensa a cena e o teatro de forma muito genuína e potente”.
Para construir a dramaturgia e o espaço cênico, Portella opta por uma encenação minimalista. “O espetáculo acontece na cabeça do espectador. Qualquer elemento concreto seria uma distração. O personagem constrói um discurso que se aproxima da literatura, convocando o público a imaginar. Temos, assim, uma relação íntima e direta entre ator e espectador, do início ao fim”, afirma o diretor.
“A ideia é enfatizar o caráter comum desse acontecimento, que poderia acontecer com qualquer um de nós. Um evento extraordinário em um lugar ordinário, executado por um homem ordinário.” Nesse sentido, trilha sonora (André Muato), figurino (Gabriella Marra) e iluminação (Ana Luzia de Simoni) reforçam essa abordagem. Portella identifica ainda uma camada político-social: “Sem nomear lados, o espetáculo evidencia a polarização ideológica em que a sociedade brasileira está imersa”.
SERVIÇO
Espetáculo: O Motociclista no Globo da Morte
Data: 2 de outubro
Horários: 20h e 22h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Texto: Leonardo Netto
Direção: Rodrigo Portella
Atuação: Eduardo Moscovis
Classificação indicativa: 14 anos
Atenção: o espetáculo contém descrição gráfica de violência e cenas que podem despertar gatilhos emocionais.
-
esportes6 dias atrásCuiabá tem R$ 43 milhões a receber; Dresch critica Corinthians, Santos e Vasco e pede sanções mais duras
-
esportes6 dias atrásSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
esportes4 dias atrásFavoritos estreiam nesta sexta-feira no Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis em Cuiabá
-
esportes4 dias atrásRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
tce mt6 dias atrásSérgio Ricardo aceita convite para acompanhar eleição ao lado do TRE-MT e elogia condução do processo
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásFórum coloca crédito rural e recuperação judicial no centro do debate
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrásLula na ONU: “O Brasil não cabe no quintal de ninguém”
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásAssistência técnica recupera pastagens e fortalece pequena pecuária



