Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação

Seduc busca identificar por que estudantes têm dificuldade em aprender Matemática

Trabalho com 3 mil professores analisa obstáculos enfrentados em sala de aula e desenvolve estratégias para melhorar a aprendizagem na Rede Estadual

Publicados

em

Por que alguns estudantes conseguem realizar operações, mas encontram dificuldades para interpretar um problema? O que impede parte da turma de avançar de um conteúdo básico para outro mais complexo? E como o professor pode identificar se a dificuldade está no raciocínio, na compreensão da linguagem matemática ou na forma como o conteúdo foi apresentado?

A busca por respostas para essas questões mobiliza cerca de 3 mil professores de Matemática da Rede Estadual entre os dias 3 e 7 de agosto, em Cuiabá. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio da formação Matemática é uma Boa Temática, que reúne profissionais de todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Mais do que apresentar novas metodologias, a proposta é analisar situações reais encontradas nas escolas e ajudar os educadores a identificar as causas das dificuldades de aprendizagem. A partir desse diagnóstico, serão construídas estratégias que possam ser aplicadas no cotidiano das salas de aula.

A programação foi organizada com palestras, oficinas, atividades práticas, debates e compartilhamento de experiências. Divididos em três grupos, os professores participam de estações de aprendizagem estruturadas conforme as demandas observadas nas diferentes regiões do Estado.

Durante a abertura, a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares, explicou que a formação integra uma política voltada ao enfrentamento de um dos principais desafios da educação básica: garantir que todos os estudantes desenvolvam as habilidades matemáticas esperadas para cada etapa de ensino.

Leia mais:  Unemat abre inscrições para Vestibular 2027 com 2.350 vagas em 59 cursos

Segundo ela, o trabalho foi elaborado com a participação de professores da própria rede, formadores e especialistas, considerando dificuldades que aparecem diariamente nas escolas.

“Buscamos entender por que alguns estudantes têm dificuldade para aprender Matemática e, para isso, estamos construindo, junto com os professores, estratégias para mudar essa realidade”, afirmou.

A análise não se limita às notas das avaliações. Os professores são orientados a observar como o estudante organiza o raciocínio, interpreta os enunciados, utiliza conhecimentos anteriores e procura soluções para cada situação apresentada.

Professor de Matemática e secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seduc, Geonir Schnorr explicou que compreender o caminho percorrido pelo aluno até chegar a uma resposta é essencial para identificar onde está a dificuldade e definir a intervenção pedagógica mais adequada.

Segundo ele, o objetivo é permitir que o professor diferencie, por exemplo, uma dificuldade de cálculo de um problema de interpretação ou de uma lacuna em conteúdos que deveriam ter sido aprendidos em anos anteriores. “Com essa identificação, a escola pode planejar atividades mais direcionadas e acompanhar de maneira mais precisa o desenvolvimento de cada estudante”, completou.

Leia mais:  UNIVAG abre mais de 1,5 mil vagas presenciais em Cuiabá

A diretora da DRE de Sinop, Cristiane Signor, destacou que o trabalho também propõe uma aproximação entre a Matemática e situações vivenciadas pelos alunos. A intenção é mostrar como a disciplina está presente em decisões financeiras, medições, organização do tempo, tecnologia, construção civil, produção agrícola e em outras atividades cotidianas.

Entre os especialistas convidados está o professor Jorge Lira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador da área de educação matemática. Ele defendeu que a melhoria da aprendizagem depende da união entre o domínio do conteúdo e a capacidade pedagógica de ensiná-lo.

“Não basta fortalecer apenas o conteúdo ou apenas a metodologia. O desafio é articular os dois aspectos, sempre olhando para o que acontece dentro da sala de aula”, afirmou.

Ao longo da semana, os professores também compartilham experiências que já produziram resultados nas escolas, analisam diferentes formas de apresentar um mesmo conteúdo e discutem maneiras de acompanhar os avanços dos estudantes.

As estratégias desenvolvidas durante a formação serão levadas às unidades escolares. A expectativa é contribuir para aulas mais claras, contextualizadas e adequadas às necessidades das turmas, permitindo que as dificuldades sejam identificadas mais cedo e trabalhadas antes que comprometam a aprendizagem dos conteúdos seguintes.

Propaganda

Educação

UNIVAG abre mais de 1,5 mil vagas presenciais em Cuiabá

Publicados

em

Quem pretende iniciar uma graduação ainda no segundo semestre de 2026 encontra mais de 1,5 mil vagas presenciais no UNIVAG Cuiabá. As oportunidades estão distribuídas entre seis cursos de diferentes áreas de atuação profissional.

O Vestibular 2026/2 oferece vagas para Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia e Gestão Pública. A oferta amplia as possibilidades de acesso ao ensino superior para estudantes da capital mato-grossense.

Reconhecido pela qualidade acadêmica, o UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande) reúne cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo graduações que alcançaram a nota máxima (5), e investe em uma formação que alia teoria e prática.

Ao longo da graduação, os acadêmicos participam de atividades práticas, projetos e estudos de caso que aproximam o aprendizado em sala de aula das demandas profissionais e da comunidade.

O UNIVAG Cuiabá está localizado na Avenida Mário Augusto Vieira, nº 269, no bairro Morada do Ouro.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 6 de agosto e devem ser realizadas pelo site vestibular.univag.edu.br.

Leia mais:  UNIVAG abre mais de 1,5 mil vagas presenciais em Cuiabá

Os candidatos podem ingressar por meio de prova on-line, prova agendada ou utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme as condições estabelecidas no edital.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3688-5700 e 0800 646 1210 ou pelo WhatsApp (65) 3688-5710.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana