Mato Grosso
Inverno começou com termômetros em alta e previsão de tempo seco
O inverno teve início oficialmente neste domingo (21.06) em Mato Grosso com os termômetros registrando 19°C logo no início da manhã em Cuiabá e uma rápida tendência de elevação, o estado inaugura a estação com sol forte e um ar cada vez mais seco, consolidando um padrão de calor que deve ditar o ritmo dos próximos três meses.
A virada de estação é marcada pela presença do fenômeno El Niño, que atua como um bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias de maior intensidade ao Centro-Oeste. Em vez da queda drástica nas temperaturas, o mato-grossense deve enfrentar um trimestre de sol persistente e baixa umidade relativa do ar.
O impacto deste início de inverno já é sentido na rotina. Além do desconforto térmico provocado pelo calor intenso durante as tardes, o estado entra em alerta para a qualidade do ar. Com a ausência de precipitações significativas, a baixa umidade eleva o risco de focos de queimadas e problemas respiratórios, tornando o ambiente mais árido.
Para as regiões produtoras, este domingo é um retrato fiel da volatilidade climática de 2026. A secura antecipada exige atenção constante, já que o período é crítico para a manutenção da umidade do solo e para a gestão de recursos hídricos.
A previsão meteorológica para o restante da estação não sinaliza mudanças profundas no padrão. O cenário aponta para a continuidade do calor, com episódios de temperaturas acima da média e estiagem prolongada, desafiando a resiliência do estado e exigindo que a população se adapte a um inverno que, em Mato Grosso, ignora o calendário dos termômetros para se impor pelo calor intenso e pelo tempo seco.
Mato Grosso
Mauro Mendes defende continuidade da gestão e promete “12 anos de prosperidade” em Mato Grosso
Em discurso no primeiro ato da campanha eleitoral, o candidato ao Senado Mauro Mendes (União Brasil) defendeu a continuidade do modelo de gestão adotado nos últimos sete anos e afirmou que Mato Grosso deve buscar 12 anos de prosperidade.
A largada oficial neste domingo (16.08) foi em Lucas do Rio Verde, base política de Otaviano Pivetta (Republicanos), candidato ao Governo do Estado e ex-prefeito do município por três mandatos.
“Não é sobre Mauro Mendes, não é sobre Pivetta, não é sobre qualquer um desses candidatos que aqui estão. Essas eleições são para o futuro que nós queremos nesse Mato Grosso. Vamos lutar a boa luta, vamos falar a verdade, vamos conquistar mentes e corações, e fazer desta batalha, uma batalha não por nós, mas acima de tudo, pelo nosso Mato Grosso”, discursou.
O ex-governador lembrou a parceria com Pivetta, que começou na eleição de 2010, quando os dois disputaram o Governo do Estado, e foi retomada em 2018. Para Mauro, a eleição deste ano representa a possibilidade de dar continuidade aos resultados alcançados nos últimos anos e evitar o retorno da velha política, marcada por promessas sem entregas.
“E nós queremos a gente séria que cuide bem desse dinheiro e que nos dê a sensação real e verdadeira que a nossa vida em Mato Grosso está melhorando, em nome de Jesus”.
Mauro também citou obras e resultados da gestão, como a recuperação da BR-163, os mais de 7 mil quilômetros de rodovias asfaltadas e os investimentos realizados em parceria com os municípios.
“Vamos encontrar escolas públicas melhores do que as escolas privadas, vamos encontrar lá em Cuiabá e em Alta Floresta, hospitais públicos melhores do que os hospitais privados”, afirmou.
Por sua vez, o governador Otaviano Pivetta destacou o simbolismo de iniciar a campanha em Lucas do Rio Verde, cidade onde construiu sua trajetória política. Ele lembrou a parceria com Mauro Mendes e citou como exemplo a atuação dos dois na solução para a concessão da BR-163.
“Uma coisa que jamais seria pensada, que é o Estado de Mato Grosso comprar uma concessionária privada por um real, mas um real, e fazer uma engenharia técnica e financeira, assumir o compromisso que na época nós não tínhamos muita segurança.”
Velha política
No discurso, Pivetta fez uma crítica contundente em relação à situação de Várzea Grande. Morador de Cuiabá, o governador disse que toda a semana ela vai a Várzea Grande e ficou incomodado com um problema de décadas da cidade: a falta de água aos moradores. Ele criticou a sucessão de administrações que, segundo ele, não conseguiu melhorar as condições de vida da população.
“Eu toda vez que eu vou a Várzea Grande eu me emociono, porque não é possível, não é possível que os sucessores, a sucessão de gestores dos últimos sei lá, 100 anos, deixaram uma cidade tão ruim para o povo viver, que maltrata tanto aquele povo. Isso dói no meu coração, Mauro”.
Para mudar essa realidade, ele defendeu uma intervenção para resolver o problema do abastecimento de água em Várzea Grande.
“Quando eu falei que nós íamos entrar em Várzea Grande com a aliança da água, não é brincadeira, não é por causa da campanha política, é porque foi o momento em que eu senti isso como governante, eu fui tocado e fui obrigado a fazer aquilo, porque se eu não fizesse eu seria um covarde.”
O ato em Lucas do Rio Verde também reuniu ainda a candidata à vice-governadora Gisela Simona (União Brasil), a candidata ao Senado, Margareth Buzetti, o também candidato ao Senado Antonio Galvan (Avante), além de deputados, prefeitos, lideranças políticas e candidatos.
-
esportes6 dias atrásCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
esportes5 dias atrásFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásSimpósio mostra como elevar o lucro da pecuária a pasto
-
esportes5 dias atrásSão Paulo empata com Bolívar em La Paz e leva decisão das oitavas para o Morumbis
-
esportes4 dias atrásPalmeiras cede empate ao Cerro Porteño no fim e deixa decisão das quartas da Libertadores em aberto
-
esportes4 dias atrásAtlético-MG vence o Bragantino fora de casa e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
-
tce mt5 dias atrásTribunal de Contas esclarece critérios para doação de materiais de segurança pública por municípios ao Estado
-
esportes6 dias atrásMato-grossense João Paulo Velasco vence etapa internacional da PBR Brasil




