POLÍCIA
Proprietário de loja de autopeças é preso com partes de veículos furtados
Homem foi autuado por receptação qualificada após investigação da DERFVA localizar fragmentos de dois automóveis dentro do estabelecimento
O proprietário de um estabelecimento comercial de peças automotivas foi preso em flagrante pela Polícia Civil na sexta-feira, 11, suspeito de receptação qualificada. A prisão foi realizada por investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), que localizaram peças e estruturas com origem ilícita no local.
O estabelecimento já vinha sendo monitorado pela delegacia. Em uma fiscalização anterior, os policiais haviam identificado diversos veículos, sucatas e estruturas parcialmente desmontadas. A partir dos registros fotográficos feitos na ocasião, a equipe cruzou as informações com dados dos sistemas institucionais e encontrou inconsistências relacionadas a veículos, placas e componentes automotivos.
Com o avanço das apurações, os policiais retornaram ao estabelecimento na sexta-feira. Durante a nova diligência, foram encontrados diversos veículos, carcaças e estruturas em diferentes etapas de desmontagem. Os investigadores também localizaram dois fragmentos metálicos com números de identificação veicular (NIVs) recortados das respectivas carrocerias.
As consultas realizadas pela equipe indicaram que os fragmentos pertenciam a um Volkswagen Novo Gol, furtado em 2022, e a um Hyundai HB20, furtado em 30 de agosto deste ano. No caso do HB20, apenas 12 dias se passaram entre o furto e a localização de parte do veículo já desmontada no estabelecimento.
A identificação foi confirmada posteriormente por exame técnico-pericial realizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O laudo atestou a autenticidade das numerações presentes nos fragmentos encontrados.
Segundo a Polícia Civil, a forma como as estruturas estavam dispostas também dificultava a identificação imediata de alguns veículos e componentes. Algumas peças com sinais identificadores haviam sido separadas das carrocerias, enquanto outras estruturas apresentavam diferentes níveis de desmontagem.
O proprietário foi encaminhado à sede da DERFVA, onde prestou depoimento e foi autuado em flagrante por receptação qualificada. Depois dos procedimentos legais, ele foi colocado à disposição da Justiça.
A ação também foi acompanhada por alunos do Curso de Formação Profissional da Academia de Polícia Civil de Mato Grosso (Acadepol), que estão na fase final da formação. Sob supervisão da autoridade policial responsável pela equipe da DERFVA, os estudantes participaram das atividades de investigação, inteligência policial e formalização do auto de prisão em flagrante.
POLÍCIA
Polícia Civil deflagra Operação Reconexão contra esquema de furto de módulos eletrônicos de caminhões
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (15.9), a Operação Reconexão, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado ao furto de módulos eletrônicos de caminhões na região de Rondonópolis.
As investigações, realizadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, tiveram início a partir de furtos de módulos eletrônicos registrados em Rondonópolis em dezembro de 2025.
No decorrer dos trabalhos, os policiais civis realizaram levantamentos e diligências que permitiram identificar o principal suspeito e reunir elementos sobre a dinâmica dos crimes e sua possível atuação em outros municípios.
Durante a operação, os policiais civis cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar, um mandado de busca e apreensão veicular e um mandado de prisão preventiva, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias.
As ordens judiciais foram cumpridas em endereços localizados nos bairros Alfredo de Castro e Parque São Jorge. O mandado de prisão preventiva pelo crime de furto qualificado foi cumprido contra um homem de 34 anos, apontado como principal investigado pelos furtos. Ele já se encontrava recolhido na Cadeia Pública de Água Boa, em decorrência de prisão anterior relacionada a furtos praticados em Querência.
O veículo que foi objeto do mandado de busca e apreensão veicular citado anteriormente, um Fiat Palio prata, foi localizado e apreendido pelas equipes da Derf. O automóvel é apontado nas investigações como utilizado pelo suspeito para seus deslocamentos e será submetido aos procedimentos periciais e investigativos pertinentes.
Também foram apreendidas anotações que indicam possível ligação do investigado com uma facção criminosa, circunstância que será aprofundada no decorrer das investigações.
Os módulos eletrônicos de caminhões são componentes de elevado valor no mercado paralelo, e o furto dessas peças provoca prejuízos significativos a transportadores e empresas que utilizam as rodovias da região, importante entroncamento logístico do Estado.
As investigações continuam com o objetivo de identificar possíveis receptadores, localizar outros módulos furtados e identificar outros envolvidos nos crimes.
-
esportes5 dias atrásMT Warriors: campeões das primeiras edições encaram novos desafios e buscam manter os títulos em Cuiabá
-
esportes6 dias atrásSão Paulo perde para o Boca Juniors por 1 a 0 na Bombonera pelas quartas da Sul-Americana
-
esportes6 dias atrásGabigol dá duas assistências, Santos vence Atlético-MG e larga na frente nas quartas
-
esportes4 dias atrásFlamengo vence Independiente del Valle e abre vantagem nas quartas da Libertadores
-
tce mt7 dias atrásEm homenagem aos 50 anos da BR-163, TCE-MT reconhece militares e trabalhadores que construíram a rodovia
-
esportes6 dias atrásCuiabá vence Athletic e sonha com G4 da Série B
-
esportes7 dias atrásFluminense vence Platense por 2 a 0 e abre vantagem nas quartas da Libertadores
-
esportes6 dias atrásVasco empata com o Santa Fe-COL na ida das quartas da Sul-Americana




