Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

barra do garcas

Virginia Mendes inaugura segunda unidade do SER Família em Barra do Garças

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso inaugurou neste sábado (21.03) a unidade do Programa SER Família Criança, no município de Barra do Garças. Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o espaço foi estruturado para atender 1.000 crianças, de 4 a 12 anos, em regime de contraturno escolar.

Com investimento de R$ 5,4 milhões, a unidade funcionará nos períodos matutino e vespertino, com atendimento de 500 crianças em cada turno.

O local, que recebeu o nome de Euridice Gomes da Silva, em homenagem à mãe da primeira-dama Virginia Mendes, oferecerá uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento integral dos atendidos, como judô, capoeira, balé, dança, música, aulas de leitura, reforço escolar e método cognitivo, além de ações voltadas à segurança alimentar.

Esta é a segunda unidade inaugurada no Estado. A primeira, implantada como projeto-piloto, está localizada no município de Poconé.


A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ressaltou que o programa foi pensado com foco no cuidado com a infância e na proteção das crianças em situação de vulnerabilidade.

“Esse programa nasceu no meu coração, a partir do desejo de cuidar das nossas crianças e oferecer a elas um futuro melhor. Ver a entrega desta unidade em Barra do Garças é motivo de muita alegria, porque aqui mil crianças terão acesso a um espaço seguro, acolhedor e preparado com muito carinho, com atividades, alimentação e atenção integral. O SER Família Criança foi pensado para proteger, incluir e transformar vidas, porque investir na infância é investir no futuro do nosso Estado”, afirmou.


Durante a solenidade, o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou a importância da entrega para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância em Mato Grosso.

“Essa é uma entrega muito significativa para Barra do Garças e para todo o Estado. O SER Família Criança é um programa que transforma realidades, porque oferece às crianças um ambiente seguro, acolhedor e com diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento integral. É um investimento que demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso com quem mais precisa”, afirmou o secretário.

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, ressaltou a parceria com o Governo do Estado para a concretização da obra, agradeceu ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virginia Mendes, e destacou os benefícios que a unidade trará para a população do município.

“Barra do Garças recebe um espaço extraordinário, que vai cuidar das nossas crianças com dignidade, atenção e oportunidades. Quero agradecer ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virginia Mendes, por esse olhar sensível para o nosso município e por essa parceria tão importante com o Governo do Estado. Essa união de esforços é fundamental para que possamos avançar cada vez mais nas políticas públicas voltadas às famílias e, principalmente, à infância”, disse.


A secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais e de Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Maciel, enfatizou que a unidade foi planejada para oferecer atendimento integral às crianças, com foco na proteção social, no desenvolvimento e na inclusão.

“O programa oferece diversos esportes, música, leitura, reforço escolar e método cognitivo. Também haverá atenção especial à segurança alimentar, com oferta de refeições ao longo do dia. Nosso objetivo é tirar essas crianças da situação de vulnerabilidade e proporcionar a elas um ambiente seguro, acolhedor e cheio de oportunidades”, destacou.

Juliane também explicou que a unidade contará com o diferencial do SER Família Inclusivo, que homenageia Abadia Sena, mãe do governador Mauro Mendes, que desenvolverá em parceria com a área da Saúde, um atendimento prioritário voltado a crianças com transtorno do espectro autista.

“O SER Família Inclusivo amplia ainda mais o alcance desse trabalho, com um atendimento prioritário voltado às crianças com espectro autista. Esse programa é do coração da primeira-dama Virginia Mendes, que idealizou cada detalhe com muito carinho e cuidado, pensando no presente e no futuro das nossas crianças”, completou.


Francinete Soares, mãe de duas crianças matriculadas na unidade do SER Família Criança, destacou a importância do espaço para as famílias do município e para o desenvolvimento dos filhos.

“Para nós, pais, é uma alegria muito grande ver nossos filhos matriculados em um espaço como esse, que foi preparado com tanto cuidado. Saber que eles terão acesso a atividades, acompanhamento e a um ambiente seguro e acolhedor nos dá tranquilidade e esperança de um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que também esteve em Barra do Garças para a inauguração da Escola Municipal João Gomes de Castro, popularmente chamada de João Dourado, destacou que o SER Família Criança fortalece o processo de aprendizagem e amplia o desenvolvimento dos estudantes no contraturno escolar.

“O SER Família Criança tem um papel muito importante porque amplia as oportunidades para os estudantes além da sala de aula. É uma iniciativa que une assistência social e educação, garantindo às crianças acesso a atividades que contribuem para a aprendizagem, para a socialização e para o desenvolvimento de habilidades fundamentais”, disse.

A nova estrutura integra as ações do programa idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a proteção da infância, por meio de investimentos que promovem inclusão, bem-estar e melhores perspectivas de futuro para crianças e adolescentes.

 

Propaganda

barra do garcas

Gemam realiza 43º Encontro em Barra do Garças com votação de enunciados e debates temáticos

Publicados

em

O Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso (Gemam) realiza, no dia 14 de agosto, sua 43ª edição, em Barra do Garças. O encontro reunirá magistrados do estado para a votação de dois enunciados e a apresentação de painéis sobre temas recorrentes na atuação das comarcas do interior, entre eles saúde mental, dependência química, duração do processo e recrutamento de adolescentes por organizações criminosas.
A programação segue o horário de Brasília, com abertura marcada para as 9h, equivalente às 8h no horário de Mato Grosso, conduzida pelo desembargador diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Márcio Vidal. Os trabalhos seguem até as 18h.
Os dois enunciados em votação abrem a manhã. Às 9h15, os juízes Anderson Clayton Batista e Wagner Plaza apresentam a proposta sobre tratamento ambulatorial e medida de segurança para réus portadores de doença mental. Às 9h45, Fabio Petengill e Patrick Gappo tratam da purga da mancha probatória, que discute a validade de provas obtidas a partir de elementos do processo anteriormente considerados ilícitos.
Às 10h15, os juízes Marcos Faleiros e Pedro Benetti abordam a atuação do Judiciário em relação a dependentes químicos em situação de rua, painel que encerra a manhã. O almoço está previsto para o intervalo entre 12h e 14h.
A tarde tem três apresentações. Às 14h, o juiz Jeverson Luiz Quintieri discute a razoável duração do processo no contexto do sistema de produção do Judiciário. Às 15h15, Marcelo Sousa Melo Bento de Resende apresenta o painel “Projeto Homens que Cuidam, uma necessária e urgente reflexão sobre a masculinidade”. Às 16h30, Elmo Lamoia de Moraes e Melissa de Lima Araújo tratam do recrutamento de adolescentes por facções criminosas, tema que tem exigido atenção crescente do Judiciário nas comarcas do estado.
O encerramento, às 18h, é conduzido pela juíza Alethea Assunção Santos, coordenadora do Gemam, que consolida as conclusões do dia e reforça o papel do grupo no aperfeiçoamento contínuo da prestação jurisdicional em Mato Grosso.
“Cada edição do GEMAM é construída a partir das discussões e das experiências trazidas pelos magistrados. Em Barra do Garças, vamos debater temas que fazem parte da realidade das comarcas, analisar propostas de enunciados e ouvir diferentes pontos de vista. É desse diálogo que surgem reflexões e encaminhamentos que continuam repercutindo muito depois do encerramento do evento. Além disso, esses encontros são importantes porque aproximam colegas e fazem com que o conhecimento produzido seja fruto da prática”, afirma a coordenadora do Gemam.
O encontro é precedido pela programação do encontro “Diálogos Acadêmicos”, realizado no dia anterior, na Faculdade Unicathedral, sobre o tema Juízes das Garantias.

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana