Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sérgio Ricardo entrega Plano Mato Grosso 2050 a candidatos ao Governo e Senado

Publicados

em

Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo | Foto: Alair Ribeiro

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou, nesta segunda-feira (21), que o Plano de Metas Mato Grosso 2050 será entregue aos candidatos ao Governo e ao Senado, com apresentação detalhada das propostas construídas pelo Tribunal. O documento, que projeta políticas de Estado para os próximos 25 anos, inclui medidas como a criação de restaurantes populares nos municípios, o enfrentamento da pobreza e da insegurança alimentar e a ampliação do diagnóstico e atendimento de crianças neurodivergentes.

A entrega começa na próxima segunda-feira (28). No caso da eleição para o Governo, a apresentação detalhada será feita em evento no TCE-MT ao vencedor no primeiro turno ou, havendo segundo turno, aos dois candidatos que avançarem. O trabalho é coordenado pelo conselheiro aposentado Valter Albano e desenvolvido com a participação dos demais conselheiros. Toda a imprensa será convidada a acompanhar o evento, garantindo transparência à apresentação das propostas.

“Não é debate. Vamos mostrar esse plano em todos os detalhes e sugerir o que o Tribunal entende que devam ser as políticas de Estado a serem implementadas”, explicou. “É um plano de Estado, não de governo. Plano de governo é para quatro, oito anos. Esse é um plano para os próximos 25 anos”, acrescentou.

Em fase final de elaboração, o documento estabelece prioridades para áreas consideradas estratégicas, como o enfrentamento da pobreza e da miséria na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, a segurança alimentar e o acesso de crianças neurodivergentes a diagnóstico e atendimento.

Leia mais:  Observa-MT relança campanha para orientar eleitores sobre políticas ambientais em Mato Grosso

Levantamento

Dados apresentados pelo presidente mostram que 885 mil mato-grossenses, ou 22,4% da população, vivem em situação de insegurança alimentar. Os números foram levantados por grupo de trabalho criado pelo presidente para mapear a fome em Mato Grosso, e consideram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Na semana passada, o Tribunal enviou um questionário aos 142 municípios, e as respostas vão compor o mapa que embasa as propostas.

Conforme o levantamento, o grau mais severo, em que se chega a ficar sem comida por um dia ou mais, atinge 95 mil mato-grossenses. O estudo divide o estado em três níveis de insegurança alimentar, e as faixas mais críticas reúnem de 40 a 50 cidades, cerca de 1 milhão de habitantes.

A lista dos 30 municípios que exigem maior atenção em segurança alimentar traz Campinápolis no nível mais crítico: 53,5% da população é indígena e o aumento do grau de pobreza chegou a 317%. Santa Carmen, Luciara e São José do Povo também aparecem. Nova Nazaré é o mais pobre do estado.

Restaurantes populares

Entre as propostas do MT 2050 está a de que cada município tenha ao menos um restaurante popular com comida gratuita, em número maior nas cidades mais populosas. “O menorzinho pode ter um só. Mas Cuiabá tem um e tem que ter cinco, seis, sete. Várzea Grande só tem um e tem que ter mais”, afirmou.

Leia mais:  Fórum Sebrae de Negócios reúne empresários com foco em conexões e novas oportunidades

Na ocasião, ele também comparou a liderança mato-grossense na produção agropecuária com a fome enfrentada pela população e citou a fila por doação de ossos no Bairro CPA, em Cuiabá. “Mato Grosso é o campeão da produção da soja, do milho, do algodão, do girassol e da carne. Mas tem fila do ossinho. Ninguém come soja, ninguém come girassol. Falta comida na mesa do mato-grossense.”

Crianças neurodivergentes

O documento também trata do acesso de crianças neurodivergentes a diagnóstico e atendimento, tema de auditoria em andamento no órgão. O presidente citou caso identificado nos estudos em que a mãe aguarda há quatro anos por uma consulta para o filho.

“Se o diagnóstico tem que ser feito de zero a três anos e a criança já tem quatro, já foi. Os números de crianças neurodivergentes em Mato Grosso que não conseguem atendimento são aterrorizantes”, afirmou.

As reuniões de trabalho sobre os temas do MT 2050 continuam nos próximos dias. “A população precisa saber dos temas que discutimos aqui dentro do Tribunal de Contas e que podem ser utilizados pelos futuros gestores para ajudar a sociedade”, concluiu o presidente.

Propaganda

Mato Grosso

AACCMT recebe doações de brinquedos para crianças com câncer 

Brinquedos serão entregues durante programação especial no dia 6, em Cuiabá 

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) iniciou uma campanha de arrecadação de brinquedos para tornar o Dia das Crianças mais especial para crianças e adolescentes em tratamento oncológico atendidos pela instituição. As doações podem ser realizadas até o dia 5 de outubro, na sede da AACCMT, em Cuiabá

 Os brinquedos arrecadados serão entregues no dia 6 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos e acompanhantes. Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação. As doações devem ser entregues na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, nº 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 Quem não puder doar brinquedos também pode colaborar financeiramente. Os recursos arrecadados serão destinados à organização da programação e à aquisição de presentes para as crianças. As contribuições podem ser realizadas via Pix, pela chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

 Sobre a AACCMT 

 A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) é uma instituição sem fins lucrativos que presta assistência a crianças e adolescentes que precisam realizar tratamento oncológico em Cuiabá.

Leia mais:  Rede de proteção discute aprimoramento do monitoramento eletrônico de agressores

 A instituição foi fundada há 27 anos e oferece hospedagem gratuita aos pacientes e a um acompanhante durante o período de tratamento. Entre os assistidos estão famílias vindas principalmente do interior de Mato Grosso, além de pacientes de outros estados, comunidades indígenas e até de outros países que necessitam de atendimento em centros especializados de oncologia pediátrica na Capital.

 Outras informações sobre doações e formas de colaborar podem ser obtidas pelo telefone (65) 3025-0800.



Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana