municipios

Rotary Club auxilia em campanha contra hanseníase

O paciente que não tem como adquirir um calçado novo para receber as palmilhas, é atendido com a doação de sapatos, de acordo com a sua necessidade

Publicados

em


Da Assessoria

Projeto Palmilha Solidária - Rotary Club

Projeto Palmilha Solidária – Rotary Club

A luta para eliminar a hanseníase em Mato Grosso ganha mais um forte aliado, o Rotary Club de Querência, que criou o Projeto Palmilhas Solidárias e auxiliou o município na capacitação profissional, além de doar o material necessário para confecção das palmilhas. A prestação desse serviço à comunidade é feito por meio de regulação pelo SUS nas unidades do Programa Saúde da Família que acompanham pacientes em tratamento. O paciente que não tem como adquirir um calçado novo para receber as palmilhas, é atendido com a doação de sapatos, de acordo com a sua necessidade. 

 

A produção da sapataria é realizada de acordo com a demanda apresentada pelo município. Quando a equipe técnica de saúde detecta o problema é encaminhado para adaptação do calçado; o paciente tem um horário agendado e recebe as palmilhas e a orientação sobre autocuidados. 

 

Em novembro de 2017 a direção do Distrito 4440 do Rotary solicitou uma palestra com um profissional da saúde para alguns esclarecimentos sobre a hanseníase, e manifestou interesse em auxiliar de alguma forma o município no combate à hanseníase.

 

Na época a Secretaria municipal de Saúde realizou uma roda de conversa com os rotarianos sob a coordenação da fisioterapeuta Danyellen Olegário. “Durante essa atividade surgiu à proposta de fazermos uma parceria para a realização do serviço de sapataria, pois essa era a necessidade mais urgente para os pacientes com lesões e perda de sensibilidade nos pés”, informou a fisioterapeuta.

 

Segundo informou Danyellen Olegário, o projeto sensibilizou a comerciante de calçados, Eroni Betanin que fez a doação de papetes para pacientes do sexo feminino. O atendimento dos pacientes é realizado no Posto de Saúde da Família de Nova Querência, mediante agendamento pelo telefone do PSF (66) 3529.1531.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Prefeito lamenta morte do médico George da Costa Melo, vítima de acidente de avião

Publicados

em


Faleceu na tarde deste sábado (25) o médico George da Costa Melo, aos 39 anos, após passar 47 dias internado em decorrência da queda de um avião no qual ele viajava com amigos, no dia 8 de agosto, quando fora ao Pantanal para uma pescaria. Ele deixa esposa, três filhos, mãe e irmãos. 

George era diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, mas iniciou sua carreira na UPA Pascoal Ramos e também trabalhou na Policlínica do Verdão, em Cuiabá, locais onde fez muitos amigos e era admirado por ser um profissional dedicado e humano. Antigos colegas de trabalho inclusive faziam correntes de oração, que eram transmitidas em chamadas de vídeo para o médico, enquanto estava internado.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou a morte do médico. “Com profunda tristeza recebi a notícia da morte precoce deste jovem médico, o doutor George, uma pessoa que, durante sua passagem pela saúde pública de Cuiabá, prestou grandes serviços, ajudou a salvar vidas, agiu com humanidade e dedicação. Peço a Deus que ampare e console os corações da mãe, esposa, filhos, demais familiares e amigos neste momento de dor”, disse. 

Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana