curiosidades

Prepare-se, hoje é sexta-feira, 13…

Publicados

em

Foto de cottonbro no Pexels

Por Edmundo Pacheco | Portal Mato Grosso

As lendas e crendices são muitas e variadas, mas todas concordam num ponto, sexta-feira 13 é um dia ruim, de má sorte, de azar etc… Em alguns países, como os Estados Unidos, essa crendice é tão enraizada que chega a afeta a vida das pessoas.

O número 13, para os americanos, é pavoroso. Pra se ter ideia, 80% dos edifícios americanos não têm o 13º andar. Isso vem da fundação daquele país. Na história deles o número treze aparece repetidas vezes, por exemplo, o EUA nasceram de 13 Colônias; a bandeira americana tem 13 listras, que representam essas 13 colônias, na nota de 1 dólar, há pirâmide tem 13 camadas; na frente da águia, há um escudo com 13 listras verticais; essa águia segura 13 folhas de oliveira na pata direita e 13 flechas na esquerda, além disso, o círculo sobre sua cabeça é formado por 13 estrelas. É muito 13 pra um país só e isso gerou uma forte crendice.

Mas não são só os americanos. Isso é mundial e tem “n” fundamentações. Uma delas diz respeito à Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão que ficou conhecida como “Cavaleiros Templários”. Criada em 1118 para proteger os cristão, a ordem transformou o mundo num inferno, praticando as maiores atrocidades, roubando e matando em nome da religião. Eles se transformaram numa força riquíssima, muito poderosa e, claro, muito perigosa, controlada apenas pelo Papa.

No século XIV o rei da França, Filipe IV, o belo, acabou se envolvendo com os templários, emprestou dinheiro deles etc e , sem ter como pagar usou a sua influência sobre o papa Clemente V, para dar um golpe acabar com os templários e ainda ficar com os seus bens deles. Foi um golpe de mestre. Ele acusou os Templários de heresia, imoralidade, sodomia e diversos outros crimes e decretou que todos os cavaleiros deveriam ser presos, torturados e mortos. E na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, todos os cavaleiros que estavam em território francês foram presos, torturados e queimados vivos.  Entre eles o próprio grão-mestre dos templários, Jacques de Molay. Queimado vivo numa fogueira em frente à Catedral de Notre Dame, em Paris, Molay teria amaldiçoado a data, dizendo que toda sexta-feira, 13, os que o acusaram e seus descendentes sofreriam castigo semelhante. Não há notícia de que alguém tenha sofrido qualquer problema em consequência da maldição do de Molay, mas desde então a data é tida como de mau agouro, traz a morte etc.

Mas fique tranquilo, é só uma lenda. Uma história, das muitas criadas em torno desta data. Algumas ganham uma força inexplicável. por exemplo, você já observou que a maioria dos aviões não têm a fileira número 13? A empresa aérea alemã, Lufthansa, aboliu a fileira 13 das suas aeronaves e assumiu que é superstição mesmo. Aqui no Brasil a Gol a fez o mesmo, alguns de seus aviões não têm a fileira 13, mas a empresa justifica dizendo é apenas uma configuração “para padronizar a localização da saída de emergência, que tem posição fixa no avião, e precisa coincidir com toda fileira 15” (!?). Vai saber…

Se a gente vai para a astrologia, numerologia etc, aí então as superstições em torno da sexta-feira, 13, ganham contornos assombrosos. Na verdade, no final do dia, o que temos é que se trata disso mesmo: superstição.

Mas, pelo sim, pelo não, fique em casa, quietinho. Sente-se embaixo da escada, acariciando seu gato preto, tire o dia para maratonar sua série favorita e se prepare, porque às 21h02 de hoje a Lua entra em Escorpião, e aí meu amigo, minha amiga… Hummm…

Comentários Facebook
Propaganda

curiosidades

Seca faz peixes viverem enterrados na areia e dividirem alimentação

Publicados

em

A seca dos últimos meses tem provocado cenas inusitadas de fome, resistência e instinto de sobrevivência, mas também de solidariedade, como a desses peixes, que mesmo sendo obrigados a viverem enterrados sob a areia do foi o leito de um rio, ainda dividem o pouco que conseguem…
É a natureza nos dando lições de vida.

Veja o vídeo

Infelizmente não temos a informação de onde o vídeo foi gravado, mas vale pela curiosidade da cena.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana