lucas do rio verde
Prefeitura registra queda de 35% em novos casos de hanseníase
A Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá), anunciou dados promissores na luta contra a hanseníase: em 2025, o município registrou 92 novos casos da doença, representando uma redução de cerca de 35% em comparação com o ano anterior, com 48 casos a menos. O avanço é atribuído a uma série de ações e à dedicação das equipes de saúde locais.
A supervisora da Atenção Primária à Saúde, Gabrielle Vidal, destaca que os bons resultados refletem o trabalho conjunto das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “O diagnóstico e tratamento da hanseníase são realizados pelos médicos e enfermeiros das UBSs. Somente os casos mais graves são encaminhados ao SAE”, explica Vidal.
Um ponto de destaque é a eficácia do tratamento ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O relatório municipal indica que 93% dos pacientes diagnosticados em 2024 foram curados, evidenciando o sucesso das intervenções terapêuticas.
Protocolo municipal e ambulatório de hanseníase fortalecem atendimento
No último ano, a Secretaria de Saúde do município implementou o Protocolo Municipal de Hanseníase e criou um Ambulatório específico para tratar os casos de maior complexidade. O protocolo visa orientar e direcionar a conduta dos profissionais de saúde, focando no diagnóstico precoce, na busca ativa de novos casos e na conscientização sobre a importância da adesão ao tratamento.
“Com a criação do Ambulatório de Hanseníase, os casos de maior complexidade, que antes eram encaminhados para Cuiabá, agora são atendidos no próprio município”, afirma Gabrielle Vidal, ressaltando a autonomia e a agilidade que a nova estrutura proporciona aos pacientes.
Desafio do subdiagnóstico e alerta para sinais da doença
Atualmente, Lucas do Rio Verde monitora 101 pacientes em tratamento. No entanto, a estimativa é que o número real de casos seja maior, devido à característica “silenciosa” da doença e à falta de diagnóstico. Por isso, a Vigilância em Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações e interromper a cadeia de transmissão.
A hanseníase, também conhecida popularmente como lepra ou Mal de Lázaro, é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Sua transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais de pessoas não tratadas, exigindo geralmente um contato prolongado e frequente. Pacientes em tratamento ou já curados não transmitem mais a doença, mesmo por meio do compartilhamento de objetos.
Entre os principais sintomas, a população deve estar atenta ao aparecimento de manchas na pele (claras ou avermelhadas) com perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, redução dos pelos e do suor, além do comprometimento dos nervos periféricos.
O diagnóstico é realizado por meio de exame físico geral dermatológico e neurológico na rede pública de saúde, que também oferece o tratamento de forma totalmente gratuita. A detecção precoce é fundamental para a cura e para a saúde pública do município.
lucas do rio verde
Recitais das Oficinas Culturais celebram aprendizado, talento e acesso à cultura
Durante os dias 25, 26 e 27 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores foi palco dos Recitais das Oficinas Culturais de Música, promovidos pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Ao longo de três noites, cerca de 160 alunos, familiares e a comunidade prestigiaram uma programação marcada por aprendizado, emoção e valorização da cultura.
Os recitais reuniram apresentações de Piano e Teclado, Canto e Coral e Violino e Violão. Em cada noite, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nas oficinas gratuitas oferecidas pelo Município, vivenciando a experiência de subir ao palco, desenvolver a confiança e compartilhar seu talento diante do público.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, os recitais representam um dos momentos mais especiais do calendário das Oficinas Culturais, por reunirem alunos, familiares e a comunidade em torno da arte.
“Ver nossos alunos mostrando tudo o que aprenderam ao longo das oficinas é um momento muito bonito. Reunir pais, familiares e a comunidade para prestigiar esse trabalho fortalece a cultura e torna essa experiência ainda mais significativa para cada um deles”, destacou a secretária.
A coordenadora das Oficinas Culturais, Keila Fernandes, ressaltou que os recitais representam a conclusão de um importante ciclo de aprendizagem e permitem que os alunos coloquem em prática tudo o que foi desenvolvido durante as aulas.
“Os recitais são a oportunidade de apresentar o resultado do trabalho realizado nas oficinas. Além de demonstrarem toda a evolução dos alunos, eles proporcionam a vivência de palco, que é fundamental para o desenvolvimento artístico e para a confiança de cada participante”, afirmou.
Na plateia, a emoção também marcou presença. Edilson Rodrigues acompanhou a apresentação da filha e fez questão de parabenizar toda a equipe envolvida.
“Foi um momento muito emocionante. Ver nossos filhos no palco, mostrando o que aprenderam, enche a gente de orgulho. Quero parabenizar os professores, a equipe das oficinas e a Prefeitura por oferecerem essa oportunidade para tantas crianças e jovens”, disse.
Entre os alunos, a sensação era de dever cumprido. A estudante Yasmin Zimmer contou que viver essa experiência foi inesquecível.
“Eu me senti muito bem no palco. Gostei muito de me apresentar e fiquei muito feliz com os aplausos. Foi uma experiência muito especial e que vou guardar com carinho”, relatou.
Ao promover os recitais, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde reafirma o compromisso de ampliar o acesso à cultura, incentivar novos talentos e oferecer espaços para que crianças, jovens e adultos desenvolvam suas habilidades artísticas e compartilhem esse aprendizado com toda a comunidade.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrásJúri condena motorista por homicídios culposos em acidente de trânsito na Capital
-
esportes7 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
esportes6 dias atrásVinicius júnior dá show e Brasil vence a Escócia
-
esportes7 dias atrásPortugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
-
Mato Grosso7 dias atrásOperação da Polícia prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
esportes6 dias atrásBrasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
-
esportes6 dias atrásSuíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
-
esportes4 dias atrásJapão empata com a Suécia e confirma duelo contra o Brasil nas oitavas



