Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

sinop

Prefeitura de Sinop cobra melhorias no fornecimento de energia e alinha ações com a Energisa

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop reforçou, em reunião com diretores da Energisa, a necessidade de melhorias no fornecimento de energia elétrica no município, diante das reclamações de moradores, empresas, comércio e propriedades rurais sobre oscilações e interrupções no serviço. O encontro, ocorrido ontem (30), contou com a participação do vice-prefeito Paulinho Abreu, do secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, que levaram à concessionária as principais demandas identificadas pela gestão.

Durante a reunião, a Prefeitura destacou que acompanha de perto as ocorrências e tem recebido relatos da população sobre os impactos das quedas de energia nas atividades comerciais, empresariais, residenciais e produtivas. A gestão também buscou informações sobre as medidas que estão sendo adotadas pela concessionária para enfrentar o período de condições climáticas mais severas.

“Foi uma reunião muito produtiva com o pessoal da Energisa. A princípio, cobramos melhorias no sistema de energia da nossa cidade devido às recentes e constantes quedas de energia que têm atrapalhado a população, as empresas e o comércio. Eles nos explicaram que parte dessas ocorrências está relacionada às condições climáticas, com vendavais danificando redes e postes, mas também nos afirmaram que estão intensificando todas as operações e mantendo as equipes de prontidão para que as falhas sejam sanadas o mais rápido possível”, explicou o vice-prefeito Paulinho Abreu.

A concessionária informou à Prefeitura que também foram registradas interrupções em Sinop e em municípios da região por uma limitação na rede básica de transmissão que atende o norte de Mato Grosso, sem relação com o sistema de distribuição da Energisa. Diante desse cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adotou medidas operacionais para garantir a segurança e a estabilidade do sistema, incluindo o Plano de Corte Manual de Carga, utilizado para evitar impactos maiores ao Sistema Interligado Nacional.

Leia mais:  Sinop como polo regional: a responsabilidade de investir para além dos 223 mil habitantes

“A Energisa, responsável pela distribuição de energia, atuou de forma coordenada com os demais agentes do setor e segue acompanhando o cenário junto ao ONS e às empresas de transmissão, com o compromisso de garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento à população”, explicou Danilo Rezende, coordenador regional da Energisa MT.

A concessionária esclarece que reforçou a estrutura operacional para o período, com equipes adicionais de sobreaviso, caminhões munck e estoque de materiais para agilizar os atendimentos e que aproximadamente 1,2 mil postes já foram substituídos em um curto período na região Norte de Mato Grosso.

Em Sinop, a necessidade de agilidade no tempo resposta ficou evidenciada em ocorrências recentes, como a registrada na avenida Dom Henrique Froelich, próximo ao Cemitério Municipal Santo Antônio, onde a queda de uma árvore provocou a derrubada de um poste, que acabou atingindo outros quatro, totalizando cinco estruturas danificadas. Situações como essa demandam equipes especializadas e horas de trabalho para a recomposição da rede.

A Energisa também apresentou intervenções já realizadas em pontos de Sinop que apresentavam maior número de reclamações relacionadas às oscilações de energia, conhecidas como “pisca”. Entre as regiões citadas estão a área central, a região das avenidas Sibipirunas e bairros residenciais, como o Aquarela Brasil.

A Prefeitura ressaltou, ainda, que a concessionária tem mantido diálogo com a gestão e se mostrado solícita às demandas encaminhadas pelo município. Entre as ações já atendidas está a substituição de postes solicitada pela própria Prefeitura, demonstrando o trabalho conjunto entre as instituições para melhorar a infraestrutura elétrica.

Leia mais:  Casa de Passagem de Sinop oferece acolhimento temporário e suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade

O secretário Klayton Gonçalves reforçou que a Prefeitura seguirá acompanhando as ocorrências e cobrando respostas para as demandas apresentadas pela população.

“Em nome do prefeito Roberto Dorner, agradecemos a cordialidade da Energisa e, ao mesmo tempo, fizemos as devidas cobranças. As reclamações sobre oscilações e quedas de energia, tanto na área urbana quanto rural, têm nos preocupado. A concessionária apresentou as medidas que está adotando e nos tranquilizou quanto à preparação para esse período, com equipes, equipamentos e estoque de materiais”, afirmou.

A concessionária também explicou que o aumento do consumo de energia, especialmente com a maior utilização de aparelhos de ar-condicionado, e os picos de demanda em determinadas atividades rurais, como sistemas de irrigação, são fatores considerados no planejamento da operação.

A Prefeitura de Sinop mantém o acompanhamento das ocorrências e o diálogo permanente com a Energisa, buscando contribuir para que os impactos à população sejam reduzidos e para que as demandas apresentadas pelos moradores e pelo setor produtivo sejam encaminhadas.

*Operação Cidade Limpa*

Outro tema tratado durante a reunião foi o programa Cidade Limpa, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com empresas de internet e a própria Energisa. O objetivo é avançar na organização e limpeza dos cabos instalados nos postes, contribuindo para uma infraestrutura urbana mais segura e organizada.

“É uma campanha que a Prefeitura vem fazendo em parceria com as empresas de internet e a Energisa, então também alinhamos novas ações. Tratamos ainda de diversos assuntos sobre iluminação pública. Foi uma reunião de cobrança e alinhamento”, acrescentou Paulinho.

Propaganda

sinop

Casa de Passagem de Sinop oferece acolhimento temporário e suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém a Casa de Passagem como um serviço de acolhimento provisório para pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade ou risco social. Localizada na Rua das Violetas, nº 1.349, no Jardim das Palmeiras, a unidade oferece abrigo temporário, alimentação e suporte aos acolhidos, além de encaminhamentos conforme a necessidade de cada pessoa.

O serviço é destinado a pessoas em situação de rua, pessoas que estão de passagem ou chegando a Sinop em busca de oportunidades, além de famílias e mulheres com crianças, conforme os critérios de atendimento da unidade. Atualmente, a Casa de Passagem tem capacidade para acolher 29 pessoas.

De acordo com a coordenadora da unidade, Neuza Barbosa, o objetivo é oferecer um espaço de proteção e acolhimento para pessoas que, naquele momento, não possuem outra alternativa de moradia ou estão passando por uma situação de vulnerabilidade. “A Casa de Passagem acolhe pessoas em situação de rua, pessoas em trânsito, famílias e mulheres com crianças, de 18 a 59 anos”, explicou.

Alimentação e suporte aos acolhidos

Durante o período de acolhimento, a unidade oferece as principais refeições, suporte com profissionais de saúde, além de um local digno para banho e repouso. “A Casa oferta café da manhã, almoço, café da tarde, jantar. Temos três técnicos de enfermagem que dão suporte para os acolhidos. Funcionamos 24 horas por dia. Temos a UBS aqui do lado também, que é um grande suporte para nós”, relatou Neuza.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop realiza audiência pública sobre a LOA 2027

Como buscar o atendimento

A pessoa que necessita do acolhimento deve procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Avenida das Itaúbas, nº 3.006, no Setor Comercial. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O encaminhamento também pode ocorrer a partir do trabalho da equipe de Abordagem Social, que realiza busca ativa e atende situações envolvendo pessoas em situação de rua.

O serviço é gratuito. Para o atendimento, a orientação da Prefeitura é que a pessoa apresente documentos pessoais, como CPF e RG, caso os possua. Em situações de abordagem social, a ausência de documentos não impede o atendimento inicial, havendo orientações específicas para esses casos.

O período de permanência na Casa de Passagem não é igual para todos os acolhidos. Segundo Neuza, a duração depende da situação de vulnerabilidade apresentada e dos encaminhamentos necessários. “Com relação ao prazo de permanência, depende da situação de vulnerabilidade do acolhido no momento. Alguns vêm com problemas de saúde, que precisam fazer um tratamento. Eles permanecem na casa até que seja feito esse tratamento. Outros vêm simplesmente em busca de trabalho, sendo que, nesses casos, a partir do momento que eles recebam o primeiro salário, têm mais 15 dias para que eles consigam alugar um local e consigam se manter sozinhos”, detalhou a coordenadora.

Leia mais:  Casa de Passagem de Sinop oferece acolhimento temporário e suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade

Acolhimento que pode abrir portas

Para a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, a Casa de Passagem representa uma importante estrutura de apoio para pessoas que chegam a Sinop. “É um grande benefício para eles, porque realmente eles necessitam de um lugar para que eles tenham onde ficar quando, infelizmente, não tem outra opção”, destacou.

A experiência da unidade também envolve a inserção dos acolhidos no mercado de trabalho. “O resultado tem sido maravilhoso. Muitos vêm aqui sem expectativa, começam a trabalhar. Temos muitos parceiros que vêm buscar para fazer diárias. Após essas diárias, muitos deles acabam sendo contratados. Muitas fazendas contratam também, já com alojamento. Então, temos muitas empresas parceiras que já saem daqui resolvidos financeiramente”, acrescentou Neuza.

A analista de Responsabilidade Social da Inpasa, Elisane dos Santos, contou que a própria empresa conta com colaboradores que passaram pelo serviço. “A Casa de Passagem não é somente uma área de acolhimento pras pessoas que são moradores de rua, mas que também estão em trânsito, estão chegando em Sinop pra busca de trabalho. A gente tem colaboradores que estão dentro da Inpasa, que passaram pela Casa de Passagem e tiveram esse acolhimento”, relatou.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana