querencia

Prefeitura de Querência recebe parecer favorável à aprovação das Contas de governo

Publicados

em

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Querência, referente ao exercícios de 2019. As contas foram julgados na sessão ordinária remota desta terça-feira (1º).

O relator das Contas Anuais de Governo da Prefeitura de Querência, o conselheiro interino Isaias Lopes da Cunha deu início ao seu voto destacando que a gestão política orçamentária, financeira e patrimonial do município obteve resultados positivos, como o resultado de execução orçamentária superavitário e economia orçamentária em obediência ao equilíbrio financeiro e fiscal entre receita e despesa. Nessa esteira, acrescentou o relator, o agente político cumpriu os percentuais constitucionais na área da educação e saúde.

“Em consonância com o Ministério Público de Contas, mantenho as irregularidades tão somente para recomendar ao atual Chefe do Poder Executivo para que atenda às solicitações deste Tribunal de Contas quanto ao envio de documentos necessários em seus trabalhos, atuando de forma cooperativa em relação ao controle externo da administração pública, nos termos da Constituição Federal e da Lei Orgânica deste Tribunal de Conta”, ponderou Isaias Lopes, sendo seguido por unanimidade.

Foi recomendado ao chefe do Poder Executivo municipal, dentre outros, que envie corretamente os dados por meio do sistema Aplic, adote as providências necessárias à manutenção de equilíbrio financeiro das contas e observe o disposto na lei quanto à destinação e vinculação dos recursos, providencie a publicação das peças de planejamento e dos seus anexos nos meios oficiais eletrônicos, bem como que atenda às solicitações do Tribunal de Contas quanto ao envio de documentos, atuando de forma cooperativa em relação ao controle externo da administração pública. (Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento).

Contas de Governo

As Contas Anuais de Governo não são julgadas pelo TCE, que apenas avalia a gestão política dos chefes do Poder Executivo e emite um parecer prévio para auxiliar no julgamento do Poder Legislativo, este sim, responsável por aplicar eventuais sanções específicas.

Comentários Facebook
Propaganda

municipios

Estudantes conhecem funcionamento dos poderes em Cuiabá

Na Seduc, os alunos foram recepcionados pela secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Luzardo, que respondeu vários questionamentos sobre o funcionamento da estrutura escolar

Publicados

em

Por


Adilson Rosa Seduc MT

A Secretária adjunta Rosa Luzardo recebe os alunos de Querência

A Secretária adjunta Rosa Luzardo recebe os alunos de Querência

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu na quarta-feira (18.09) a visita de 35 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 19 de Dezembro, localizada no município de Querência (945 quilômetros a Nordeste da Capital). A vinda dos alunos faz parte do Projeto Visita Cidadã, um trabalho multidisciplinar que envolve todas as áreas do conhecimento. 

 

Na Seduc, os alunos foram recepcionados pela secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Araújo Luzardo, que respondeu vários questionamentos dos estudantes sobre o funcionamento da estrutura escolar.

 

Um dos alunos quis saber se a Seduc tem algum projeto de aproximação com as escolas e alunos. “Sua pergunta vem ao encontro de uma ação estratégica da escola que é o Projeto Seduc Vai à Escola. O projeto é conhecer a escola, os estudantes e seus profissionais da educação, e que verifica os tipos de dificuldades que ela tem, para melhorar a gestão e a aprendizagem do aluno”, explicou Rosa Luzardo.

 

A professora de História, Tatiane Schneider Neukamps, que acompanhou os alunos, avaliou como positiva as visitas nos órgãos públicos, pois o conhecimento adquirido foi muito grande.

 

“Nossos alunos não conheciam a Capital do Estado. É um imenso ganho de conhecimento. É a teoria ligada à prática. Eles fizeram um trabalho sobre os 300 anos de Cuiabá e estão fazendo essa vivência”, frisou. A professora lembrou ainda que os estudantes têm muita curiosidade histórica, pois querem saber a história de Mato Grosso.

 

A coordenadora pedagógica, Helen Cristina Ladeia, que também participa do projeto, explica que a viagem até a Capital é uma oportunidade ímpar que os alunos tiveram. “Nossos alunos ficaram deslumbrados com a Capital. É um momento que vai fazer a diferença na maneira deles encararem a escola”, ressalta.

 

A aluna Rainara Olegária disse ter adquirido bastante conhecimento e aprendizado sobre aos órgãos públicos que visitou. “A palestra que tivemos na Assembleia Legislativa, de como funciona aquele poder, foi excelente, muito bem detalhada”, assinalou.

 

O colega dela, Fábio Henrique, também não conhecia Cuiabá e achou a cidade interessante e aprendeu principalmente sobre o funcionamento dos três poderes. “Também visitamos pontos turísticos como o Parque das Águas e conhecemos os shoppings centers”.

 

O estudante Biulen Souza Santos disse que conhecer a Capital e como funciona os poderes é uma experiência única, pois sempre ouviu falar de Cuiabá pelos meios de comunicação e nunca tinha posto os pés na Capital de Mato Grosso.

 

“É um prazer enorme conhecer a nossa Capital, apesar de ser uma viagem difícil e cansativa. Podemos passar informações daqui para nossos colegas”, comemorou.

 

Pontos Turísticos

 

Na quarta-feira, os alunos também visitaram o Palácio Paiaguás e na terça-feira (17.09) estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Os estudantes fizeram uma panorâmica – viagem pelos pontos principais de uma cidade – e conheceram o Balneário da Salgadeira, em Chapada dos Guimarães, e visitaram os shoppings centers. Nesta quinta-feira (19.09), os alunos ainda visitarão vários pontos turísticos da Capital.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana