Mato Grosso
Politec identifica autores de crimes ocorridos em MT e SP com exame de DNA
A Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) concluiu a primeira etapa da Operação Elos DNA e conseguiu identificar dois detentos que já cumprem pena em Mato Grosso como responsáveis por outros crimes cometidos dentro e fora do estado. O reconhecimento foi possível graças a análises genéticas.
Um dos condenados teve seu perfil de DNA relacionado a dois roubos a agências dos Correios ocorridos em 2015, um em Cuiabá e outro em Nova Lacerda. O segundo preso foi vinculado a um crime sexual praticado em São Paulo no ano de 2020.
Na fase inicial da operação, equipes da Politec coletaram amostras de saliva de aproximadamente 1.050 detentos. Desse total, 249 amostras já foram processadas pelo Laboratório de DNA Forense e inseridas nos bancos Estadual e Nacional de Perfis Genéticos. O processamento completo do material biológico demanda semanas de trabalho laboratorial.
Uma vez cadastrados nos bancos de dados, os perfis genéticos passam a ser cruzados automaticamente com vestígios biológicos recolhidos em cenas de crime de todo o país. Esse processo permite identificar autores de delitos que até então não tinham solução.
Coordenada pela Politec, a Operação Elos DNA foi lançada em maio de 2026 com o objetivo de coletar material biológico de presos das unidades prisionais para abastecer os bancos estadual e nacional de perfis genéticos e, assim, auxiliar na resolução de crimes sem autoria conhecida.
A legislação brasileira determina a coleta obrigatória de DNA de pessoas condenadas em regime fechado por crimes cometidos com grave violência contra a pessoa, contra a liberdade sexual ou de natureza sexual praticados contra vulneráveis. A medida também vale para condenados por exploração sexual de crianças e adolescentes e por integrar organizações criminosas que fazem uso de armas de fogo.
Com a conclusão do processamento do primeiro lote de amostras, os perfis já estão nos bancos de dados e as próximas etapas da operação preveem novas coletas em unidades prisionais de Mato Grosso.
Mato Grosso
“Mato Grosso é o Brasil que deu certo”, diz Pivetta em feira do agronegócio
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos), nesta quinta-feira (23), participou do maior festival do mundo sobre agronegócio, o Global Agribusiness Forum (GAFFFF), e destacou a importância da parceria entre estado e municípios para fomentar o setor produtivo.
O GAFFFF é um evento internacional e, neste ano, acontece em Sorriso do dia 23 a 26 de julho. A expectativa é que mais de sete mil pessoas visitem o festival para aproveitar os debates estratégicos e as exposições.
Na ocasião, Pivetta disse que o Governo do Estado está à disposição para liberar investimentos necessários visando o desenvolvimento. Ele pontuou que os debates e recursos visam melhorar as condições em Mato Grosso para as próximas gerações.
“Sorriso tem o Governo do Estado para liberar os investimentos necessários e apoiar o desenvolvimento que está ocorrendo aqui e é um orgulho para todos os mato-grossenses. Tudo que estamos fazendo de bom é para o futuro das nossas gerações; para melhorar a vida do nosso povo e o conceito de atuação dos estados e municípios. Para que nosso povo tenha sentimento de pertencimento e orgulho de viver”, destacou.
Além disso, o governador classificou Sorriso como uma das regiões produtoras mais importantes do estado e ressaltou a importância de viabilizar condições logísticas.
“Toda feira de negócios, tecnologia e comemoração dá abertura ao nosso povo. É sempre importante. Sorriso e essa região produtora da rodovia BR-163 é uma das mais importante do estado, por isso temos importantes investimento em parceria com os municípios”, explicou.
Pivetta, por fim, citou a importância de manter o diálogo com o setor produtivo para coletar demandas e preparar ações eficientes visando o desenvolvimento. Ele avaliou que os índices melhoraram e transformaram Mato Grosso em exemplo de bons resultados.
“O Estado está presente com ações importantes junto ao município. Estamos aqui para ouvir o setor produtivo, falar das políticas públicas e ações do Estado para o desenvolvimento dessa região. Sorriso é um orgulho, porque a agroindústria está chegando com toda a força e os empregos estão melhorando. MT é isso: é o Brasil que dá certo”, completou.
-
esportes7 dias atrásInglaterra supera França em jogo de dez gols e conquista terceiro lugar na Copa
-
esportes6 dias atrásEspanha conquista bicampeonato mundial e frustra sonho argentino
-
lucas do rio verde7 dias atrásEsporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásCartilha orienta produtor sobre acesso à renegociação de dívidas
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásSolo mais saudável está associado a 30% menos doenças na batata
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásFrigoríficos voltam às compras e boi gordo reage em parte do país
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásPagamento de R$ 100 por javali abatido abre debate nacional sobre controle da espécie
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrásMudança no ITR pode impedir cobrança sobre terras invadidas e limitar avaliações abusivas



