Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA FEDERAL

PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil pela internet no Ceará

Publicados

em

Fortaleza/CE. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (10/7), a Operação Inocência Protegida XX, com o objetivo de combater crimes de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, no município de Camocim/CE, a fim de arrecadar aparelhos celulares, computadores, mídias de armazenamento e outros dispositivos eletrônicos que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos investigados e para a preservação de vestígios digitais.

A investigação teve início a partir de comunicações encaminhadas pelo National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), decorrentes de relatórios produzidos por provedores de aplicações de internet, indicando a disponibilização pública de arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil. A partir da cooperação internacional e do cruzamento de informações, a PF identificou elementos que possibilitaram a vinculação da atividade investigada ao alvo da medida judicial.

O material apreendido será submetido à perícia, que buscará identificar a existência de arquivos ilícitos e outros elementos.

O investigado poderá responder, em tese, pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, sem prejuízo da apuração de outras infrações penais eventualmente identificadas. 

Leia mais:  FICCOs deflagram Operação Força Integrada III em 14 estados

Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção

Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará
(85) 3392-4867 / (85) 9.9972-0534
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfceara

 

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF combate tráfico de armas no Rio Grande do Sul

Publicados

em

Porto Alegre/RS. A Polícia Federal deflagrou, nessa quinta-feira (9/7), em São Leopoldo/RS, a Operação Fatura Bélica, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de armas. A ação ocorreu em uma empresa de lavagem de carros pertencente a um dos investigados, resultando no cumprimento de dois mandados de prisão expedidos pela 22ª Vara Federal de Porto Alegre.

As investigações apontaram para a existência de um esquema voltado ao transporte de armas de fogo do Paraguai para o Rio Grande do Sul. Os suspeitos possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas e de armas e por envolvimento em organização criminosa.

Uma prisão em flagrante em 2025, no município de Canoas/RS, motivou o início da investigação. Na época, o suspeito estava de posse de dois fuzis calibre .556 e de dois carregadores oriundos do Paraguai, em compartimento oculto no veículo.

Após os procedimentos legais, os investigados permanecerão à disposição da Justiça.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (51) 3235-9006
@policiafederal

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  FICCO/MS cumpre mandados de prisão contra foragidos da Justiça

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana