Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

artigos

O fim da escala 6×1 e a conta para as empresas

Publicados

em

 

Por Fernanda Monteiro

Tramita atualmente no Senado Federal a PEC 221/2019, conhecida como a “PEC da abolição da escala 6×1”, que visa alterar o artigo 7º da Constituição Federal, de forma substancial no tocante à jornada de trabalho aplicada no território nacional. O documento, já aprovado na Câmara dos Deputados e, mais recentemente, no mês de setembro, na CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, agora, no Senado, teve a retomada dos debates no último dia 6/10, para em seguida passar para votação.

Em linhas gerais, a pretensa alteração avança e busca estabelecer uma redução da jornada de trabalho semanal de 44 horas para 40 horas semanais, aliada ao aumento de um para dois dias de descanso semanal remunerado, sem prejuízo do salário.

Caso aprovada, as novas regras não entram em vigor de imediato, havendo uma fase de transição em duas etapas: primeiro, o limite semanal cairá para 42 horas, dois meses após a promulgação; depois, passará a 40 horas, um ano após o fim dessa primeira fase.

Por ora, o cenário atual de incertezas em relação às propostas da PEC é motivo de questionamentos pelos empresários e também pelos trabalhadores contratados no regime celetista, uma vez que, se por um lado os que apoiam a proposta acreditam numa melhoria na proteção do trabalhador aliada ao aumento da produtividade, em contrapartida, existe um cenário mais pessimista que prevê um resultado em que o empregado que permanece no emprego ganha maior qualidade de vida, porém com um aumento do desemprego de forma geral, além da perda de competitividade do Brasil, com redução de investimentos.

Leia mais:  As urnas gritaram ressentimento

O que vemos de imediato, portanto, é a necessidade de, antes da eventual promulgação, as empresas fazerem o dever de casa, ou seja, mapear sua situação atual: revisar todas as jornadas praticadas, quantificar horas extras, avaliar regimes de escala em uso (banco de horas, compensação, escalas 6×1 ou 12×36), identificar operações contínuas que enfrentarão maior impacto e calcular o passivo de eventual não conformidade, pois esse levantamento permite estabelecer balizas realistas para a transição.

A tarefa não é fácil, exigindo a readequação da empresa conforme o setor, pois existem operações em que a prestação de serviços é contínua, como hospitais, transportadoras e segurança, que exigem escalas diferenciadas, assim como o setor do comércio e serviços, que possivelmente deverá ajustar a disponibilidade de atendimento e até mesmo considerar automação em tarefas repetitivas. Já no caso das indústrias, será necessário avaliar o impacto na produtividade, considerar turnos mais curtos alternados e a possibilidade de terceirização de atividades específicas, para conseguir cumprir os limites impostos pela nova jornada de trabalho.

Será importante também iniciar diálogos com sindicatos, buscando uma transição gradual, com preservação de benefícios conquistados, como banco de horas, compensação e escalas especializadas.

Ainda, aliada à tramitação da PEC 221/2019, existe o PL 1.838/26, que é um instrumento regulamentador e operacional da mesma, pois, enquanto a PEC altera o texto constitucional, o projeto de lei tece detalhes práticos de implementação na CLT e em normas esparsas, porém também em cenário incerto, mas que poderá criar exceções setoriais.

Leia mais:  Dislexia: Entenda os principais sinais e impactos do transtorno de aprendizagem nas crianças

Cabe, portanto, uma reflexão: a PEC 221/19 propõe uma troca de objetivos econômicos? Que prioriza o bem-estar do trabalhador (qualidade de vida, emprego formal) em detrimento do custo de mão de obra que poderá inviabilizar o funcionamento de empresas?

Parece que sim, mas, na realidade, caso aprovada no estado em que se encontra, a resposta só o tempo dirá. Fica claro, porém, que o sucesso dessa profunda reforma constitucional dependerá de a sociedade como um todo conseguir absorver os impactos nos aumentos de preços que poderão ocorrer, como consequência dos necessários ajustes para manter um equilíbrio nos custos da mão de obra, em razão de novas contratações e eventuais aumentos de demissões e, principalmente, pela necessidade de uma regulamentação eficiente que crie exceções sensatas, especialmente quanto às pequenas e médias empresas.

Uma transição bem gerida pode resultar em um saldo positivo, com menos impacto para as empresas, mais emprego e melhor qualidade de vida. Porém, se mal conduzida, o resultado pode ser inverso, com aumento do desemprego, inflação e fechamento de pequenas empresas. Ou seja, o resultado não é determinado apenas pela lei, mas também pela resposta dos agentes econômicos a ela.

Fernanda Monteiro Moreira é advogada com atuação em Direito e Processo do Trabalho e Empresarial. Possui MBA em Direito Empresarial pela FGV e Conselheira Estadual da OAB/MT e membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MT.

Propaganda

artigos

A Igreja no Brasil 2026–2032 e a Pastoral de Conjunto

Publicados

em

Por Juacy da Silva

Tendo em vista a publicação recente do DOC 114 pela CNBB, fruto da aprovação da última Assembleia dos Bispos do Brasil, em abril passado, em Aparecida, seguindo exortações dos magistérios dos papas Francisco, Leão XIV e outros líderes espirituais da Igreja, bem como os fundamentos e diretrizes também aprovados pelo Concílio Vaticano II e diversos documentos do CELAM (Puebla, Medellín, Santo Domingo e Aparecida), imaginamos que é imperioso e urgente aprofundarmos nosso entendimento de tais diretrizes, visando, principalmente, ações sociotransformadoras no contexto de uma Pastoral de Conjunto.

Importante também é compreendermos os impactos produzidos na Igreja, principalmente na América do Sul e no Brasil em particular, pelo Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia e pela Exortação Querida Amazônia, do Papa Francisco; pelo Documento de Santarém (1992 e também 2022); pelas Encíclicas Laudato Si’, Fratelli Tutti e Magnifica Humanitas; e pelas Exortações Apostólicas Laudate Deum (Papa Francisco) e Dilexi Te (Papa Leão XIV), verdadeiros faróis a iluminar a caminhada da Igreja em nosso país pelos próximos seis anos.

Recentemente, o padre Deudédist, Vigário-Geral e também Administrador Apostólico da Arquidiocese de Cuiabá, presidiu uma reunião com representantes de todas as pastorais sociais, organismos e movimentos de nossa Arquidiocese, visando a esse aprofundamento e ao repensar de nossas ações pastorais, na dimensão de uma Pastoral de Conjunto.

Leia mais:  Dislexia: Entenda os principais sinais e impactos do transtorno de aprendizagem nas crianças

Vale dizer que o principal documento da CNBB sobre a pastoral de conjunto é o Plano de Pastoral de Conjunto (1966–1970), republicado no volume Plano Pastoral de Conjunto 1966–1970, das Edições CNBB (Documento da CNBB nº 77), que deveria ser um valioso subsídio nesta nova etapa da caminhada da Igreja no Brasil, diante dos ensinamentos e das exortações do Magistério do Papa Leão XIV e das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2026–2032, aprovadas pelos bispos do Brasil, cabendo a todas as Arquidioceses, Dioceses, Paróquias e Comunidades Eclesiais ajustarem-se a esta nova jornada, atendendo e entendendo os sinais do tempo presente.

Estou coletando material para leitura e melhor compreensão desses assuntos e, em breve, pretendo escrever uma reflexão/artigo sobre como podemos avançar nesta caminhada.

Para tanto, elaborei uma arte tendo como foco central o papel da Iniciação à vida cristã, incluindo a Catequese e a importância de incluirmos nesses processos alguns temas importantes que, direta ou indiretamente, estão mencionados de maneira explícita ou implícita nas DGAE da Igreja no Brasil.

Leia mais:  Lipedema não é apenas uma questão de peso

Tais temas são, em princípio, os seguintes: Doutrina Social da Igreja, Justiça Social, Direitos Humanos, Ecologia Integral, Justiça Climática e Justiça Intergeracional, Cultura da Paz e Civilização do Amor.

E, finalmente, como este processo de iniciação à vida cristã e de catequese pode contribuir para uma fé engajada e libertadora, entre discípulos missionários, em uma Igreja sinodal, em saída e profética, cujo símbolo é uma tenda, que não comporta paredes e divisórias, nem divisões, e pode ser alargada para abrigar toda a humanidade, no contexto do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, e não apenas alguns que se julgam escolhidos.

Juacy da Silva é professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral da Região Centro-Oeste. E-mail: [email protected]. WhatsApp: (65) 99272-0052. Instagram: @profjuacy.

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana