turismo
Nota Informativa – Dados do Turismo
Em relação aos números oficiais sobre a entrada de turistas internacionais no Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) informa que as estimativas de chegadas de turistas internacionais ao Brasil são calculadas seguindo as diretrizes das Recomendações Internacionais para as Estatísticas de Turismo da ONU Turismo, mais importante órgão do setor em nível mundial, tendo como dados primários os registros de migração (entradas e saídas de pessoas no Brasil) fornecidos pela Polícia Federal (DPF).
É importante ressaltar que a denominação “turista”, utilizada nos levantamentos brasileiros, segue as diretrizes internacionais, garantindo a comparabilidade dos nossos dados com os de outros países. Tal padronização é fundamental para a compreensão do fluxo turístico global e para a formulação de políticas públicas eficazes.
Nos últimos meses, tanto a Polícia Federal, quanto o Ministério do Turismo e a Embratur, observaram que houve um crescimento no número de registros de entradas para todos os tipos de vistos. Como resultado disso, o Brasil está presenciando os números recordes das entradas de turistas internacionais, bem como números recordes de visitantes de outros países.
O Ministério do Turismo reafirma a confiabilidade dos dados de entrada de turistas internacionais no Brasil, fruto do trabalho sério e competente de instituições de alta credibilidade e em consonância com os padrões internacionais estabelecidos pela ONU Turismo, não havendo nenhum motivo plausível para dúvida.
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
turismo
Movimento quer transformar potencial turístico de Mato Grosso em emprego e renda
Lideranças do turismo de Mato Grosso lançaram, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o Movimento Mato Grosso 100% Governança de Turismo. A iniciativa reúne entidades representativas, empresários e poder público em torno de uma agenda conjunta para fortalecer as regiões turísticas do estado e ampliar a participação do setor no desenvolvimento econômico.

A abertura do encontro ficou a cargo da diretora da Fecomércio-MT e presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindeventos), Alcimar Moretti. Na reunião, foram apresentados ainda o programa Vai Turismo e as propostas da Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo de Mato Grosso (FIGRTUR), entidade criada para integrar e fortalecer as regiões responsáveis pela gestão e pelo desenvolvimento da atividade turística.
Para o presidente da Fecomércio-MT, Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli, o fortalecimento da governança é peça-chave para converter o potencial turístico do estado em oportunidades concretas de desenvolvimento. Segundo ele, o turismo movimenta uma cadeia ampla, que vai de hotéis, bares e restaurantes a transporte, comércio, serviços, eventos e pequenos negócios.
“Quando há planejamento, integração entre as regiões e qualificação profissional, conseguimos aumentar a permanência do turista, gerar mais consumo nos municípios e criar novas oportunidades de emprego e renda. O Sistema Comércio está preparado para contribuir com esse processo, especialmente por meio da atuação do Sesc e do Senac, da capacitação profissional e do apoio ao desenvolvimento do setor”, destacou Tião da Zaeli.
O presidente da FIGRTUR, Valdizar Andrade, reforçou que o avanço do turismo depende da atuação conjunta entre diferentes setores, com a federação trabalhando de forma integrada com o Sistema S, empresários, trade turístico e poder público. Em tom de cobrança por autonomia, ele defendeu que o setor deixe de esperar por decisões externas para agir.
“O turismo não pode ficar de pires nas mãos, pedindo permissão para as ações necessárias. Temos que ser autônomos. As pessoas sabem que o nosso projeto tem sustentabilidade. Não interessa saber quem vai ser o governo, pois o movimento não é político-partidário. É política de desenvolvimento, de melhoria da qualidade de vida das pessoas. É importante que a governança seja fortalecida”, afirmou Valdizar.
O novo movimento tem como proposta representar os interesses turísticos regionais junto ao Ministério do Turismo, ao governo estadual e à iniciativa privada, além de defender políticas públicas estruturadas para o setor, buscar novas fontes de recursos e disseminar boas práticas entre os municípios.
A estrutura conta com 15 regiões estratégicas reunidas pela Fecomércio-MT. Entre elas estão Cuiabá e Várzea Grande; o Circuito das Águas, que abrange municípios como Alto Paraguai, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia e São José do Rio Claro; e a região do Pantanal, formada por cidades como Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Porto Esperidião e Santo Antônio de Leverger.
Também integram o grupo o Portal do Agronegócio, com municípios como Cláudia, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Sinop, Sorriso e Tabaporã; o Caminho das Nascentes, formado por Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Tangará da Serra; a Amazônia Mato-grossense, com Alta Floresta, Apiacás, Carlinda e Nova Bandeirantes; e o Vale do Juruena, que inclui Cotriguaçu, Juruena e Juína.
Entre os principais desafios apontados pelo movimento estão a promoção dos destinos turísticos, a integração das regiões com potencial para receber visitantes, a atração de investimentos e a ampliação dos mecanismos de financiamento do setor. As pautas discutidas incluem ainda a descentralização dos recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), a criação de incentivos como o ICMS Turístico e a ampliação da qualificação profissional em parceria com instituições do Sistema S.
A agenda de encaminhamentos construída durante o lançamento prevê ações para aumentar o fluxo de turistas em Mato Grosso, elevar a ocupação da rede hoteleira ao longo do ano e fortalecer toda a cadeia produtiva ligada à atividade, incluindo agências de viagens, transporte, gastronomia, comércio, serviços, eventos e entretenimento.
Participaram do lançamento representantes da Associação da Região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande (Astur), do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Associação dos Guias de Turismo e da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, além de outras entidades ligadas ao setor.
-
esportes6 dias atrásRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
esportes4 dias atrásBrasil domina as finais do Pan-Americano de Beach Tennis em Cuiabá
-
esportes4 dias atrásKartcross Cadete estreia em Tapurah com primeira disputa nacional em Mato Grosso
-
esportes7 dias atrásFavoritos estreiam nesta sexta-feira no Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis em Cuiabá
-
tce mt7 dias atrásSérgio Ricardo recebe famílias atípicas que denunciam problemas no atendimento da rede estadual e anuncia apuração do TCE-MT
-
esportes4 dias atrásCuiabá é atropelado pelo CRB na Série B do Brasileirão
-
esportes4 dias atrásMato-grossense é vice-campeão do Pan-Americano de Beach Tennis
-
esportes4 dias atrásCBF define calendário com semifinais da Copa do Brasil e rodadas do Brasileirão



