Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

cultura

Mulheres da Terra do Sol levam força feminina e ancestralidade ao Araguaia

Publicados

em

A força das mulheres, a ancestralidade e a riqueza dos ritmos de Mato Grosso vão ocupar o palco do Centro de Eventos do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Unidade II, em Barra do Garças, nesta quinta-feira (20), às 9h. O grupo Mulheres da Terra do Sol apresenta ao público um espetáculo que mistura música, poesia, performance e diferentes referências culturais. A entrada é gratuita e aberta à população.

A apresentação é uma realização da Gerência de Graduação e Extensão da UFMT Araguaia e abre as portas da universidade para a comunidade, promovendo o encontro entre cultura, arte e conhecimento.

O projeto Mulheres da Terra do Sol foi contemplado pelo Edital nº 18/2024/SECEL-MT – Viver Cultura – Edição PNAB – Ciclo 1, iniciativa de fomento à cultura que contribui para fortalecer a produção artística e ampliar o acesso da população às diferentes manifestações culturais.

No palco estarão Nathally Sena, Estela Ceregatti, Maiara Monteiro, Shirley Black e Jake Xavier, cinco mulheres que se destacam na atual cena musical cuiabana e que encontraram na arte uma maneira de unir trajetórias, experiências, sonoridades e referências.

Leia mais:  1º Circuito Artes Plásticas reúne seis artistas em noite de celebração da arte mato-grossense

O próprio nome do grupo carrega a identidade do lugar onde essa história floresceu. Mulheres da Terra do Sol faz referência a Cuiabá e ao calor que marca a capital mato-grossense. Mas esse “sol” vai além da temperatura: no espetáculo, ganha a dimensão simbólica da força, da criação, da resistência e da potência feminina.

Uma viagem entre vozes e territórios

Com a voz e a percussão como elementos centrais, as artistas constroem arranjos vocais que se entrelaçam ao violino, ao violão e a efeitos sonoros. O resultado é uma sonoridade contemporânea que atravessa fronteiras sem abandonar suas raízes.

O público será conduzido por uma verdadeira viagem musical. O repertório reúne cantos de mulheres de diferentes partes do mundo, referências africanas e indígenas, além de manifestações do folclore brasileiro, como baiões, cocos e sambas.

A identidade de Mato Grosso também pulsa com força no espetáculo. O rasqueado e o lambadão dividem espaço com composições autorais, valorizando a diversidade e a riqueza musical do estado.

A experiência, no entanto, vai além da música. Poemas e performances corporais atravessam a apresentação e transformam o palco em um território de encontros, memórias, ancestralidade e afetos.

Cinco mulheres, muitas vozes

Sob a direção musical e os arranjos de Estela Ceregatti e a direção cênica de Nathally Sena, o espetáculo aposta na construção coletiva para colocar em evidência diferentes vozes, histórias e expressões femininas.

Leia mais:  Sesc Arsenal celebra 24 anos com programação cultural gratuita

Cada artista imprime sua identidade ao trabalho, mas é justamente no encontro das cinco mulheres que nasce a essência de Mulheres da Terra do Sol: uma obra que fala de pertencimento, ancestralidade, memória, resistência e criação.

A passagem por Barra do Garças leva ao público do Araguaia uma produção artística mato-grossense que parte de Cuiabá para estabelecer diálogos com diferentes culturas e territórios. Uma oportunidade de conhecer um espetáculo que transforma o palco em espaço de celebração da diversidade, da cultura e, sobretudo, da força das mulheres.

Serviço

Espetáculo: Mulheres da Terra do Sol
Data: 20 de agosto de 2026 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro de Eventos do Campus Universitário do Araguaia (UFMT) – Unidade II, em Barra do Garças
Realização: Gerência de Graduação e Extensão da UFMT Araguaia
Projeto contemplado: Edital nº 18/2024/SECEL-MT – Viver Cultura – Edição PNAB – Ciclo 1
Entrada: gratuita e aberta à população

Propaganda

cultura

Sesc Arsenal celebra 24 anos com programação cultural gratuita

Publicados

em

O fim de semana será de música, histórias e cultura popular no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A programação é gratuita, conta com atrações do projeto Conexão Arte Cerrado e segue até domingo (16), com atividades para diferentes públicos. Nesta sexta-feira (14), o Sesc Arsenal, conhecido como um dos principais espaços culturais de Cuiabá, também completa 24 anos de existência.

Hoje, sexta-feira, às 19h, o Grupo Ciranda (MT) apresenta o espetáculo de contação de histórias “Tempero da Vovó”, dentro da programação do Conexão Arte Cerrado. A atração reúne narrativas, música e interação com o público, em uma experiência que aproxima crianças e adultos do universo da cultura popular.

Na sequência, às 20h, será a vez da Banda Forró Fiado (GO), que levará ao Jardim do Sesc Arsenal os ritmos tradicionais nordestinos em um show que convida o público a dançar. Formado em Goiânia, em 2021, o grupo tem como proposta levar ao público as brincadeiras e as sonoridades do sertão brasileiro por meio do forró de pife e do pé de serra nordestino.

Leia mais:  Exposição transforma resíduos em arte e propõe reflexão sobre o futuro

Com sanfona, pife, zabumba e triângulo, a banda apresenta um repertório que exalta a cultura popular brasileira, com músicas de artistas como João do Pife, Edmilson do Pife, Zabé da Loca, Cátia de França, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flávio José e Os 3 do Nordeste.

Sábado

No sábado (15), pela manhã, das 7h30 às 10h30, os visitantes do Sesc Arsenal poderão desfrutar do Café no Jardim, com opções de quitutes a preços acessíveis para toda a família, enquanto as crianças aproveitam o playground sustentável e as atividades recreativas realizadas na unidade.

Entre as atividades, haverá brincadeiras, jogos e oficinas criativas que estimulam a criatividade e o aprendizado de forma lúdica.

À noite, a programação do Conexão Arte Cerrado continua no Jardim do Sesc Arsenal. Às 18h, haverá mais uma exibição da série animada “Florifluto”, proporcionando ao público infantil uma opção de lazer e entretenimento ao ar livre.

Às 19h, o cantor e compositor mato-grossense Thales de Paiva subirá ao palco do Jardim do Sesc Arsenal, acompanhado por sua banda, para encerrar a programação do projeto no fim de semana. O artista apresentará um repertório que reúne músicas autorais, clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e canções da chamada nova MPB.

Leia mais:  Sesc Arsenal celebra 24 anos com programação cultural gratuita

Domingo

No domingo (16), a partir das 17h30, a criançada se divertirá com o Circuito de Brincadeiras, que oferecerá atividades recreativas, promovendo diversão, aprendizado e convivência. A programação inclui blocos de montar, jogos de mesa e circuitos que trabalham o equilíbrio e a mobilidade de forma leve e divertida.

Além disso, desafios e brincadeiras estimularão a interação, a socialização e o espírito de cooperação entre os participantes. As vivências proporcionarão um ambiente acolhedor, incentivando o desenvolvimento físico e cognitivo. A atividade é gratuita, e não é necessário realizar inscrição prévia.

A partir das 18h, a programação seguirá com música ao vivo no Jardim do Sesc Arsenal. O público poderá acompanhar a apresentação de Branco Barros, que levará ao espaço um repertório em formato voz e violão, em uma apresentação descontraída para encerrar o fim de semana.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana