cultura
1º Circuito Artes Plásticas reúne cinco artistas em noite de celebração da arte mato-grossense
O Goiabeiras Shopping recebe o I Circuito Artes Plásticas, reunindo cinco artistas em uma noite de celebração da arte mato-grossense. O espaço será palco, no dia 18 de agosto, do I Circuito Artes Plásticas, uma iniciativa da Cidarta – Companhia das Artes e Associados e da Acubá, que transforma um dos locais mais tradicionais de convivência e circulação de Cuiabá em ponto de encontro entre arte, cultura, artistas e sociedade.
A noite reunirá os artistas Vitor Hugo, Wender Carlos, Telio Fernandes, Marcelo Velasco e Nadja Lammel, em uma exposição que apresenta diferentes trajetórias, técnicas, linguagens e formas de interpretar o mundo por meio da arte. Mais do que uma exposição, esta iniciativa nasce com o propósito de celebrar a produção artística de Mato Grosso, valorizar seus artistas e aproximar a arte do público, criando novas conexões entre artistas, instituições, empresas e sociedade.
A programação começa às 19h, com um coquetel exclusivo para convidados no Sebrae Goiabeiras Shopping, reunindo representantes da cultura, autoridades, empresários, artistas, parceiros e convidados. Às 20h, as obras ganham a Praça Central do Goiabeiras Shopping, onde a exposição será aberta ao público.
A escolha do Goiabeiras Shopping como espaço para a realização do circuito reforça a proposta de levar a arte para perto das pessoas, ocupando um ambiente de convivência e grande circulação e proporcionando ao público uma experiência cultural acessível, espontânea e democrática.
O Circuito tem como conceito: “A beleza e a força da nossa terra expressas em cores, traços e sentimentos.” Uma noite para contemplar, encontrar, conversar e, sobretudo, reconhecer a força e a diversidade da arte produzida em Mato Grosso.
AGENDA
I CIRCUITO ARTES PLÁSTICAS
18 de agosto de 2026
Goiabeiras Shopping –
Cuiabá/MT 19h | Coquetel para convidados
Sebrae Goiabeiras Shopping 20h | Abertura ao público
Praça Central Goiabeiras Shopping Entrada gratuita
REALIZAÇÃO Cidarta – Companhia das Artes e Associados e Acubá – Associação Cuiabana de Belas Artes
APOIOS CULTURAIS Goiabeiras Shopping | Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT | Secretaria de Cultura e Memória do Legislativo | IMPL – Instituto Memória do Poder Legislativo | Château Camalote | Janela Criativa | Renee Restaurante | CulturALL Podcast | Sebrae | Venezia Móveis
ARTISTAS CONVIDADOS Vitor Hugo | Wender Carlos | Telio Fernandes | Marcelo Velasco | Nadja Lammel
Uma noite em que Mato Grosso se revela em cores, traços e sentimentos.
cultura
UFMT recebe 25ª edição do Encontro Interescolar de Dança e Cultura
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será palco de manifestações artísticas regionais e reflexões entre os dias 19 e 21 de agosto, quando acontece a 25ª edição do Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora (EIDANCCE). O projeto propõe um encontro entre educação, cultura e ancestralidade, tendo a dança como instrumento de aprendizagem, convivência, combate ao racismo e valorização da diversidade.
A programação inclui oficinas de siriri, dança afro, lambadão e maracatu – agbê (20 vagas por oficina para estudantes da rede pública), além de mesas temáticas, rodas de conversa e apresentações artísticas dos grupos escolares participantes. Ao longo dos três dias, pesquisadores, artistas e representantes da cultura popular também participam de discussões sobre dança, corpo, identidade, ancestralidade e educação. O evento reúne estudantes de escolas públicas do ensino médio durante as manhãs e recebe o público geral no período da tarde, sempre na Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT. A inscrição pode ser realizada neste link.
A história do EIDANCCE começou no ano 2000, na Escola Municipal Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em Cuiabá. Na ocasião, a professora de educação física, Sueli Xavier, percebeu gestos discriminatórios contra crianças negras no cotidiano da escola. Então, pensou numa estratégia pedagógica mais ampla para lidar com a questão, que envolvia uma maneira de aproximar os estudantes das manifestações culturais regionais e transformar a relação dos jovens com os próprios movimentos corporais.
“A partir dessas observações do cotidiano, do diálogo com as famílias e da oportunidade de trazer as manifestações culturais regionais para o espaço da escola, venho construindo uma estratégia pedagógica contra o preconceito. Trago um diálogo para construir novas possibilidades de cooperação e relação entre os colegas, porque a dança tem muitas maneiras de agregar”, explica Sueli.
A metodologia parte do princípio de que reconhecer saberes e práticas culturais presentes nas comunidades tradicionais, em especial as de raízes afroindígenas, também é uma forma de combater o racismo e valorizar diferentes formas de conhecimento. Nesse sentido, a proposta logo extrapolou os muros da escola.
“Depois de vivenciar danças no espaço da escola, como o siriri, a dança do chorado, a dança do mascarado e o rasqueado, nós criamos o projeto ‘Beleza tem raízes’ para ir até os espaços onde acontecem essas danças. Se estamos falando de siriri, vamos conhecer o siriri de Mata Cavalo, o de São Gonçalo. Se falamos de chorado, vamos conhecer a dança em Vila Bela da Santíssima Trindade. Assim foi sendo criada, desde 2000, essa metodologia de trabalho”, relembra Sueli.
Assim, mais do que apresentações de dança, o EIDANCCE busca conectar essas manifestações culturais com o cotidiano escolar para estimular novas formas de convivência. A ideia é fortalecer práticas pedagógicas voltadas à diversidade cultural, além de ampliar o acesso de estudantes à formação artística e cultural.
O projeto é realizado por meio do Edital Viver Cultura, integrante da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com apoio da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), do Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL) e do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Baixada Cuiabana (NEDET).
Da escola para o mundo
O projeto “Beleza tem raízes”, como foi chamado inicialmente, era desenvolvido ao longo do ano na escola onde Sueli trabalhava. Posteriormente, a professora decidiu criar um evento de encontro e celebração para dar visibilidade às experiências construídas com os estudantes ao longo do ano. Foi assim que surgiu o EIDANCCE, a princípio realizado na própria escola, em novembro, com a participação de outras unidades de ensino convidadas.
Com o passar dos anos, o encontro cresceu e passou a ocupar outros espaços públicos de Cuiabá, como o Parque Estadual Mãe Bonifácia, onde foram realizadas diversas edições. A experiência ampliou o alcance da proposta. Em 2016, o projeto ganhou também uma dimensão acadêmica. Durante o mestrado, Sueli passou a investigar a própria metodologia desenvolvida com os estudantes e buscou compreender os impactos daquela experiência em suas trajetórias. Após a conclusão do mestrado, o EIDANCCE foi levado à UFMT como uma iniciativa de extensão.
Essa trajetória explica como se deu a idealização e consolidação do projeto durante esses 25 anos. Afinal, o EIDANCCE não nasceu como um evento isolado, mas como resultado de uma prática pedagógica que encontrou na dança uma maneira de colocar corpos, culturas e histórias em diálogo. E assim, ao longo de mais de duas décadas, foi crescendo junto com estudantes, escolas, parceiros e a comunidade.
Serviço: 25ª edição do Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora (EIDANCCE) Quando: 19 a 21 de agosto de 2026 Onde: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT Programação:https://www.instagram.com/eidanccemt/ Inscrições AQUI
Ficha Técnica:
Idealizadora, apresentadora e assistente de produção: Sueli Xavier
Coordenação de produção: Ana Carolina de Mello
Assistente de produção: Duda Dal Bello e Emília Vendramin
Designer: Lívia Freire
Assessoria de imprensa: Túlio Paniago
Fotógrafo: Francisco Alves
Intérprete de libras: Larubia Arruda
Mediadora: Ana Borges
Palestrantes: Ketlyn Inaiá, Beleni Grando, Nieta Costa
Mestres e mestras: Mestre Biro, Mestra Domingas e Mestra Maria Helena
Responsáveis pelas Oficinas: Ana Carolina de Mello, Kamily Amorim, Flávio Henrique e Camila Campos
Monitores: Wenni Justos, Octávio Gama, Ray Richard, Ellyda Reich
-
esportes7 dias atrásCruzeiro vence a Chapecoense e está nas quartas de final da Copa do Brasil
-
esportes7 dias atrásGrêmio vence o Mirassol e avança às quartas de final da Copa do Brasil
-
esportes6 dias atrásCorinthians vence, mas é eliminado da Copa do Brasil pelo Internacional
-
esportes6 dias atrásVitória goleia Athletico-PR no Barradão e avança às quartas de final da Copa do Brasil
-
esportes7 dias atrásPalmeiras é derrotado em Cuiabá, mas avança às quartas de final da Copa do Brasil
-
esportes7 dias atrásVasco vence o Fluminense e garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil
-
tce mt6 dias atrásTribunal de Contas recebe plano da Sejus e Sema para destravar licitação de rede de esgoto em dez presídios
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes chama Operação Heritage de “armação eleitoreira” e nega irregularidades em acordo com a Oi




