tce mt
Ministro Antonio Anastasia marca abertura oficial da pós-graduação com palestra sobre tendências na administração pública
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recebe, na próxima segunda-feira (13.04), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia para a aula magna que abre oficialmente a nova turma do MBA em Gestão de Cidades. O encontro será realizado no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo canal do TCE-MT no YouTube.
Com a palestra “Tendências da Administração Pública Brasileira”, Anastasia propõe um debate sobre os desafios da gestão pública, compartilhando seus conhecimentos como mestre em Direito Administrativo e sua trajetória em cargos de gestão como governador, vice-governador, senador e secretário de Estado por Minas Gerais, além de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça.
“Estamos iniciando essa nova etapa ainda maior, com mais de 1500 inscritos de todo o estado. O Tribunal está cumprindo seu papel ao investir nessa oportunidade, porque vimos que era preciso preparar os servidores. O objetivo do TCE não é multar, é orientar e capacitar”, destacou o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
A iniciativa conta com coordenação do conselheiro Alisson Alencar e é promovida em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp). “Para esta edição do curso trouxemos um conteúdo inovador, alinhado às novas demandas da gestão pública e levando em consideração que estamos em ano eleitoral, o que exige ainda mais preparo técnico dos gestores e das equipes”, salientou Alisson Alencar.
O conteúdo da pós-graduação foi estruturado em 24 módulos, que serão ministrados por especialistas de diferentes áreas até o mês de outubro.
tce mt
Tribunal de Contas inicia diagnóstico de maturidade digital para modernizar gestão dos 142 municípios de Mato Grosso
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Comissão Permanente de Transformação Digital e Disrupção (CPT2D), presidida pelo conselheiro Alisson Alencar, deu início à etapa de coleta de informações do Diagnóstico de Maturidade Digital dos Municípios de Mato Grosso. O link de acesso ao questionário eletrônico foi encaminhado às 142 prefeituras do Estado nesta quarta-feira (15).
O diagnóstico integra a estratégia de orientação e modernização da gestão pública desenvolvida pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, e é o maior levantamento já realizado sobre o nível de transformação digital dos municípios.
De acordo com Alisson, a coleta de informações é a fase mais importante do trabalho. “As informações revelarão como os municípios estão utilizando a tecnologia para melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Nosso objetivo não é estabelecer rankings, mas conhecer essa realidade para apoiar os gestores na construção de administrações mais modernas, eficientes e conectadas às necessidades da população”, destaca.
Cada prefeitura deverá indicar um servidor responsável pelo preenchimento do questionário, que estará disponível até o dia 29 de agosto. O preenchimento leva de 20 a 25 minutos, quando as informações já estão reunidas.
O que será avaliado
A iniciativa vai reunir informações sobre governança digital, infraestrutura tecnológica, serviços públicos digitais, transparência, proteção de dados, participação social e uso estratégico da tecnologia na gestão pública. A partir disso, o TCE-MT poderá subsidiar ações baseadas nos desafios, potencialidades e oportunidades de evolução identificados.
Alisson reforça que o Diagnóstico de Maturidade Digital possui caráter institucional, colaborativo e orientativo, sem finalidade punitiva. Os resultados servirão como base para futuras ações de orientação, capacitação e disseminação de boas práticas, fortalecendo a inovação e a transformação digital nos municípios mato-grossenses.
O trabalho reforça a atuação da CPT2D, criada para estimular a inovação no setor público e apoiar os municípios na adoção de soluções tecnológicas que contribuam para uma gestão mais eficiente, transparente e centrada no cidadão.
-
esportes6 dias atrásFrança vence Marrocos por 2 a 0 e avança às semifinais da Copa do Mundo
-
esportes5 dias atrásEspanha vence Bélgica com gol no fim e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo
-
esportes4 dias atrásInglaterra busca virada sobre a Noruega na prorrogação e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo
-
esportes4 dias atrásArgentina vence Suíça com assistência de Flaco Lopes e esta nas semifinais da Copa do Mundo
-
Mato Grosso6 dias atrásPerigo iminente: Estado tem 11 barragens em risco de colapso e outras 85 com problemas
-
Saúde6 dias atrásCardiologista alerta: controle precoce de hipertensão e diabetes pode evitar internações por insuficiência cardíaca
-
esportes3 dias atrásDourado abre vantagem, mas São Bernardo busca empate; Cuiabá fora do G-6
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásMar de cobras: inundação em criadouro solta milhares de animais e apavora população



