lucas do rio verde
Lucas do Rio Verde sedia evento que reúne profissionais da Educação para discutir sobre transformações digitais
Nesta quarta-feira (23), o Auditório dos Pioneiros do Paço Municipal de Lucas do Rio Verde se transformou em um espaço de diálogo, conhecimento e troca de experiências sobre as transformações digitais nos ambientes educacionais. Organizado pela FTD Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu professores, coordenadores e gestores de municípios mato-grossenses.
“Estão aqui representantes das unidades escolares e das secretarias de Educação de Lucas e de outros municípios da região, que também trabalham com o sistema estruturado da FTD, para tratar sobre como melhor utilizar as tecnologias dentro das escolas e para a aprendizagem dos estudantes. Os conhecimentos adquiridos aqui, com certeza, irão contribuir com o dia a dia escolar dos nossos profissionais”, afirmou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Foto: Victor Pauletti
“Nós sabemos que discutir inovação é um grande desafio para a educação pública. Por isso, preparamos esse momento para falar sobre a reconfiguração da educação a partir da inteligência artificial e sobre como podemos reposicionar as aprendizagens com o apoio das tecnologias, da inovação e de novas metodologias”, explicou o consultor de engajamento digital da FTD Educação, Gustavo Ornelas.
Segundo o consultor, o Município foi escolhido para sediar o evento visto que é referência no uso de tecnologias, na programação e na aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da computação.
“Lucas é uma região muito bem preparada. Toda vez que faço uma visita técnica, fico muito surpreso com a qualidade dos laboratórios. Recentemente, tivemos a oportunidade de vivenciar a programação com os estudantes e vimos, na prática, como as coisas acontecem aqui em Lucas, além de o quanto essa realidade está próxima. Estamos aqui realizando o Café Iônica porque queremos que esse case de sucesso em programação, BNCC de Computação e mudança de mentalidade alcance também outros municípios. Lucas é uma referência para nós, tanto quando olhamos para uma agenda nacional quanto para a regional”, ressaltou.
Durante a programação, os educadores puderam refletir sobre como a IA reconfigurou a escola e a sociedade e o que diferencia os seres humanos das máquinas a partir da visão de sonho de Krenak e da criatividade.
Além disso, a partir da metodologia de Design Thinking, os profissionais foram convidados a propor soluções inovadoras para os desafios do ambiente escolar utilizando a escuta ativa, ideação criativa e testes rápidos.
Foto: Victor Pauletti
“Penso que, cada vez mais, precisamos estar atentos a tudo o que está por vir: ao uso consciente da IA e a como vamos apresentá-la às crianças de uma forma interessante, que contribua para o avanço delas com o uso dessas novas tecnologias. Se todo mundo está correndo atrás para se atualizar e se adequar a essa realidade, por que a escola ficaria para trás? Então, a tecnologia deve ser uma aliada do professor e do aluno”, disse a coordenadora pedagógica da rede municipal luverdense, Juliana Zanatta.
Ao sediar e participar do Café Iônica, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde reafirma o compromisso do município com a inovação educacional e com a formação continuada de seus profissionais. A participação ativa de gestores, coordenadores e professores demonstra o engajamento local em transformar os desafios digitais em oportunidades concretas de aprendizagem, consolidando Lucas como referência para outras cidades da região.
Foto: Victor Pauletti
lucas do rio verde
Natal da Esperança 2026: Cultura abre inscrições para seleção de atrações artísticas
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que estão abertas as inscrições para o Edital de Chamamento Público nº 09/2026, destinado à seleção de projetos culturais para compor a programação artística da Vila do Natal da Esperança 2026. O evento está previsto para ocorrer de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027.
Podem participar da seleção pessoas físicas, jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI), além de grupos ou coletivos culturais sem CNPJ, representado por pessoa física.
Os agentes culturais devem ter vínculo com Lucas do Rio Verde e experiência mínima de dois anos em área compatível ou correlata à categoria escolhida.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre o dia 22 de setembro e 12 de outubro, por meio dos seguintes endereços eletrônicos:
Pessoa Física:
https://lucasdorioverde.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&is=530724648&iser=01M2TANX3W9TB7866RH1KW70JP
Pessoa Jurídica com ou sem fins lucrativos:
https://lucasdorioverde.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&is=530724669&iser=01M2TD3J7J0J6E4C7KV3QE63C9
Grupo ou Coletivo:
https://lucasdorioverde.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&is=530724676&iser=01M2TGT2GPAXHW86VFTCPD0VYG
Categorias contempladas:
- Espetáculo Cênico-Musical de Natal;
- Coral Natalino;
- Fábrica de Brinquedos;
- Fábrica de Doces;
- Projeto Cultural Sensorial e Acessível;
- Núcleo Cênico de Personagens Natalinos;
- Música – Solo, voz e violão;
- Música – Dupla ou Grupo.
De acordo com o Edital, da quantidade total de vagas serão garantidas, no mínimo, 25% para pessoas negras (pretas ou pardas), 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência (PCD), observadas as disposições da Instrução Normativa MinC nº 10/2023 e suas alterações.
O investimento total será de R$ 180 mil, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2 (Lei nº14.399/22).
Todas as informações sobre a seleção, incluindo os documentos necessários para inscrição, estão disponíveis no Edital de Chamamento Público nº 09/2026. O documento pode ser consultado no site da Prefeitura, clicando em “Prefeitura Online” e depois em “Editais”, ou diretamente pelo endereço eletrônico:
-
esportes5 dias atrásVasco goleia o Coritiba por 5 a 0 e deixa a zona de rebaixamento
-
esportes4 dias atrásBrasileirão: 28ª rodada tem líder em campo e clássicos na briga pelo topo
-
esportes5 dias atrásSão Paulo vence o Internacional e deixa rival na zona de rebaixamento
-
esportes4 dias atrásPalmeiras esbarra em Weverton e fica no 0 a 0 com o Grêmio na reestreia de Renato
-
esportes4 dias atrásFlamengo domina o Bragantino no Maracanã, vence por 2 a 1 e segue firme na liderança
-
esportes4 dias atrásCorinthians perde para o Fluminense e amarga sexta derrota seguida no Brasileirão
-
esportes4 dias atrásCruzeiro vence o Vitória por 3 a 1 e se aproxima da zona de classificação à Libertadores
-
esportes5 dias atrásSantos vence o Remo no fim e chega à quarta vitória consecutiva no Brasileirão



