arenapolis
Índice de Desenvolvimento Demográfico
Ampliando a dimensão do avanço da população em áreas como cultura e política

Ano |
1991 |
2000 |
IDHM |
0,621 |
0,721 |
Educação |
0,714 |
0,847 |
Longevidade |
0,552 |
0,678 |
Renda |
0,597 |
0,637 |
Evolução 1991-2000
No período 1991-2000, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal(IDH-M) de Arenápolis cresceu 16,10%, passando de 0,621 em 1991 para 0,721 em 2000.
A dimensão que mais contribuiu para este crescimento foi a Educação, com 44,5%, seguida pela Longevidade, com 42,1% e pela Renda, com 13,4%.
Neste período, o hiato de desenvolvimento humano (a distância entre o IDH do município e o limite máximo do IDH, ou seja, 1 – IDH) foi reduzido em 26,4%.
Se mantivesse esta taxa de crescimento do IDH-M, o município levaria 14,1 anos para alcançar São Caetano do Sul (SP), o município com o melhor IDH-M do Brasil (0,919), e 7,8 anos para alcançar Sorriso (MT), o município com o melhor IDH-M do Estado (0,824).
Situação em 2000
Em 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Arenápolis é 0,721. Segundo a classificação do PNUD, o município está entre as regiões consideradas de médio desenvolvimento humano (IDH entre 0,5 e 0,8)
Em relação aos outros municípios do Brasil, Arenápolis apresenta uma situação intermediária: ocupa a 2597ª posição, sendo que 2596 municípios (47,1%) estão em situação melhor e 2910 municípios (52,9%) estão em situação pior ou igual.
Em relação aos outros municípios do Estado, Arenápolis apresenta uma situação intermediária: ocupa a 79ª posição, sendo que 78 municípios (61,9%) estão em situação melhor e 47 municípios (38,1%) estão em situação pior ou igual.
Fonte: PNUD / ATLAS

arenapolis
Bandido atira em policiais durante perseguição em operação em Mato Grosso
Com informações do local onde o suspeito estaria escondido, as equipes das Polícias Civil e Militar foram até o endereço, ocasião em que o procurado empreendeu fuga, correndo e efetuando disparos de armas de fogo contra os policiais.

PJC | MT
Bandido atira em policiais durante perseguição em operação conjunta (imagem meramente ilustrativa)
Uma operação integrada com objetivo de combater a criminalidade, em especial ocorrências de roubos, furtos e tráfico de drogas, foi deflagrada pela Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Arenápolis (258 km a Médio-Norte de Cuiabá).
A ação, realizada pelas equipes de policiais civis e militares de Arenápolis e Nortelândia, faz parte do cronograma da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e contou com apoio do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) da Delegacia Regional e Força Tática de Nova Mutum.
Durante os trabalhos foi realizada a prisão de L.D.O.S. apontado como autor de diversos furtos ocorridos durante a semana no município. Segundo as investigações, o suspeito já conhecido da Polícia foi visto pulando o muro de uma das residências furtadas.
Os furtos chamavam a atenção uma vez que o suspeito furtava apenas joias, e Luan, que saiu da cadeia há menos de um mês agia da mesma forma quando em liberdade.
Com informações do local onde o suspeito estaria escondido, as equipes das Polícias Civil e Militar foram até o endereço, ocasião em que o procurado empreendeu fuga, correndo e efetuando disparos de armas de fogo contra os policiais.
Durante a perseguição, os policiais encontraram o revólver calibre 38 dispensado pelo suspeito com 5 munições (2 deflagradas e 3 intactas). A prisão do suspeito foi realizada em uma casa, onde foi apreendido mais um revólver (calibre 32) e várias joias furtadas de uma residência na quinta-feira (05.12) e em outras ocasiões.
Na casa, também foram encontrados menores de idade que foram conduzidos à delegacia para serem ouvidos em declarações. Diante das evidências, após ser interrogado, Luan, foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e munições, receptação e corrupção de menores.
Tráfico de drogas
Em outro alvo da operação, desta vez relacionado a investigações do comércio de entorpecentes no município, os policiais realizaram a prisão em flagrante da suspeita M.K.O.S. pelo crime de tráfico de drogas.
Em buscas na casa da investigada, foi apreendido em um dos quartos, uma porção de maconha, a qual a suspeita confessou ser de sua propriedade.
Em buscas em outro ponto de venda de entorpecentes, no bairro Vila Rica, as equipes policiais encontraram dois cartuchos calibre 20 e calibre 32 e diversas anotações referentes a controle de venda de drogas.
O responsável pelo local, J.L.A.D. foi conduzido a Delegacia de Arenápolis, onde após interrogado foi autuado por tráfico de drogas.
*Com informações da PJC | MT
-
mato grosso4 dias atrás
UTIs de Mato Grosso voltam a lotar; 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Ministério da Educação corta R$ 619 milhões de colégios e universidades federais
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
O que se sabe sobre a morte de 46 pessoas dentro de caminhão
-
caceres5 dias atrás
Ministro do STF recua e mantém despejo de 23 famílias na região da Serra do Moquém
-
Rondonópolis4 dias atrás
Rondonópolis é apontada como uma das 5 melhores cidades de Mato Grosso para se viver
-
cultura4 dias atrás
MT Escola de Teatro abre processo seletivo para contratação de professores de teatro
-
caceres7 dias atrás
Ipês Roxos “espocam” nas serras de Mato Grosso
-
Cuiabá2 dias atrás
Oktoberfest Louvada está de volta e traz Barão Vermelho