arenapolis

Índice de Desenvolvimento Demográfico

Ampliando a dimensão do avanço da população em áreas como cultura e política

Publicados

em


Ano

1991

2000

IDHM

0,621

0,721

Educação

0,714

0,847

Longevidade

0,552

0,678

Renda

0,597

0,637

Evolução 1991-2000

No período 1991-2000, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal(IDH-M) de Arenápolis cresceu 16,10%, passando de 0,621 em 1991 para 0,721 em 2000.
A dimensão que mais contribuiu para este crescimento foi a Educação, com 44,5%, seguida pela Longevidade, com 42,1% e pela Renda, com 13,4%.
Neste período, o hiato de desenvolvimento humano (a distância entre o IDH do município e o limite máximo do IDH, ou seja, 1 – IDH) foi reduzido em 26,4%.
Se mantivesse esta taxa de crescimento do IDH-M, o município levaria 14,1 anos para alcançar São Caetano do Sul (SP), o município com o melhor IDH-M do Brasil (0,919), e 7,8 anos para alcançar Sorriso (MT), o município com o melhor IDH-M do Estado (0,824).

Situação em 2000
 
Em 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Arenápolis é 0,721. Segundo a classificação do PNUD, o município está entre as regiões consideradas de médio desenvolvimento humano (IDH entre 0,5 e 0,8)
Em relação aos outros municípios do Brasil, Arenápolis apresenta uma situação intermediária: ocupa a 2597ª posição, sendo que 2596 municípios (47,1%) estão em situação melhor e 2910 municípios (52,9%) estão em situação pior ou igual.
Em relação aos outros municípios do Estado, Arenápolis apresenta uma situação intermediária: ocupa a 79ª posição, sendo que 78 municípios (61,9%) estão em situação melhor e 47 municípios (38,1%) estão em situação pior ou igual.

Fonte: PNUD / ATLAS

Comentários Facebook
Propaganda

arenapolis

Bandido atira em policiais durante perseguição em operação em Mato Grosso

Com informações do local onde o suspeito estaria escondido, as equipes das Polícias Civil e Militar foram até o endereço, ocasião em que o procurado empreendeu fuga, correndo e efetuando disparos de armas de fogo contra os policiais.

Publicados

em

Por


PJC | MT

operacao integrada policiais civil militar

Bandido atira em policiais durante perseguição em operação conjunta (imagem meramente ilustrativa)

Uma operação integrada com objetivo de combater a criminalidade, em especial ocorrências de roubos, furtos e tráfico de drogas, foi deflagrada pela Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Arenápolis (258 km a Médio-Norte de Cuiabá).

 

A ação, realizada pelas equipes de policiais civis e militares de Arenápolis e Nortelândia, faz parte do cronograma da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e contou com apoio do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) da Delegacia Regional e Força Tática de Nova Mutum.

 

Durante os trabalhos foi realizada a prisão de L.D.O.S. apontado como autor de diversos furtos ocorridos durante a semana no município. Segundo as investigações, o suspeito já conhecido da Polícia foi visto pulando o muro de uma das residências furtadas.

 

Os furtos chamavam a atenção uma vez que o suspeito furtava apenas joias, e Luan, que saiu da cadeia há menos de um mês agia da mesma forma quando em liberdade.

 

Com informações do local onde o suspeito estaria escondido, as equipes das Polícias Civil e Militar foram até o endereço, ocasião em que o procurado empreendeu fuga, correndo e efetuando disparos de armas de fogo contra os policiais.

Durante a perseguição, os policiais encontraram o revólver calibre 38 dispensado pelo suspeito com 5 munições (2 deflagradas e 3 intactas). A prisão do suspeito foi realizada em uma casa, onde foi apreendido mais um revólver (calibre 32) e várias joias furtadas de uma residência na quinta-feira (05.12) e em outras ocasiões.

 

Na casa, também foram encontrados menores de idade que foram conduzidos à delegacia para serem ouvidos em declarações. Diante das evidências, após ser interrogado, Luan, foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e munições, receptação e corrupção de menores.

 

Tráfico de drogas

 

Em outro alvo da operação, desta vez relacionado a investigações do comércio de entorpecentes no município, os policiais realizaram a prisão em flagrante da suspeita M.K.O.S. pelo crime de tráfico de drogas.

 

Em buscas na casa da investigada, foi apreendido em um dos quartos, uma porção de maconha, a qual a suspeita confessou ser de sua propriedade.

 

Em buscas em outro ponto de venda de entorpecentes, no bairro Vila Rica, as equipes policiais encontraram dois cartuchos calibre 20 e calibre 32 e diversas anotações referentes a controle de venda de drogas.

 

O responsável pelo local, J.L.A.D. foi conduzido a Delegacia de Arenápolis, onde após interrogado foi autuado por tráfico de drogas.

 

*Com informações da PJC | MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana