dom aquino

Governo de Mato Grosso assina convênios para melhorar infraestrutura da cidade

Foram assinados dois convênios; Revitalização da praça central do município e a reforma do Centro de Convivência para Idosos, que atualmente atende cerca de 250 idosos da cidade.

Publicados

em


Christiano Antonucci | Gcom

Dom aquino prefeito

Prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes e o governador Pedro Taques, assinam convênio

O governador Pedro Taques recebeu nesta quinta-feira (11.01), o prefeito do município de Dom Aquino, Josair Lopes. No encontro foram assinados dois convênios para melhorar a infraestrutura da cidade que possui atualmente 10 mil habitantes.

 

O primeiro documento, por meio da Secretaria de Estado de Cidades, trata da revitalização da praça central do município. Deverão ser investidos R$ 430 mil na obra. “Esta praça fica no coração da cidade. Já revitalizamos todas dos bairros e agora só falta essa central, onde a comunidade espera tão logo reformá-la para ter um lindo espaço e voltar a ser a mais bonita de Mato Grosso”, disse Josair.

 

O outro convênio, este por meio da Secretaria de Assistência Social, trata da reforma do Centro de Convivência para Idosos, que atualmente atende cerca de 250 idosos da cidade. Com a obra a capacidade de atendimento do local será ampliada, passando para até 400 pessoas. Segundo o prefeito serão investidos na reforma o valor de 404 mil reais.

 

Comentários Facebook
Propaganda

dom aquino

Contas de Governo recebem parecer prévio favorável

Publicados

em

Conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto | Foto: Thiago Bergamasco

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável às Contas de Governo da Prefeitura de Dom Aquino, referente aos dois gestores que assumiram o Executivo Municipal no exercício de 2018. As contas foram relatadas pelo conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto na sessão ordinária remota desta quarta-feira (11).

Em conformidade com normas jurídicas fundamentais, tais como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Constituição Federal, as Contas de Governo dos prefeitos são analisadas pelo Tribunal de Contas com base nas informações de um ano de mandato do prefeito. São considerados aspectos fiscais e da administração, como o orçamento patrimonial, a gestão financeira e fiscal, gastos com pessoal, limites constitucionais, educação e saúde, entre outras.

Nas Contas de Governo da Prefeitura de Dom Aquino, exercício de 2018, foram confirmadas algumas irregularidades apontadas pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Receita e Governo do TCE-MT, no entanto, conforme o voto do relator, em nenhum dos casos ocorreu prejuízos ao erário público.

Entre as falhas, o conselheiro destacou o fato de os repasses ao Poder Legislativo não terem sido realizados na integralidade até o dia 20 de cada mês e déficit orçamentário. “Em relação ao primeiro caso, compreendo que as alegações da defesa de ambos os responsáveis possuem o condão de atenuar a irregularidade, fundamentalmente com base no princípio da razoabilidade e não tendo ocorrido qualquer prejuízo, transtorno ao Poder Legislativo ou comprometimento da harmonia dos Poderes”, assinalou Gonçalo Domingos de Campos Neto.

Quanto ao déficit orçamentário, foi recomendado ao chefe do Poder Executivo que promova ações planejadas, a fim de evitar que as despesas superem as receitas, de modo a permitir o equilíbrio orçamentário e financeiro, bem como fiscalizar a evolução da arrecadação do município, observando as regras previstas na LRF.

Por unanimidade, foi aprovado o Parecer Prévio Favorável que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal de Dom Aquino, responsável pela aprovação efetiva das Contas Anuais de Governo.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana