caceres
Geografia de Cáceres
Distância da capital, extensão territorial, localização geográfica, relevo, formação geológica, solo, bacia hidrográfica e clima do município.
|
Altitude |
118 m. |
|
Distância da Capital |
209,70 km. |
|
Extensão Territorial |
24. 398 km2 (IBGE) 24.965,94 km2 (Município) |
|
Localização Geográfica |
Mesorregião 130: Centro-sul mato-grossense. Microrregião 535 : Alto Pantanal. |
|
Relevo |
Depressão Paraguai, calha do Rio Paraguai. O sul do município participa do Pantanal mato-grossense. Destacam-se as serras Olho d’Água, Araras, Morro do Selado e Jacobina |
|
Formação Geológica |
Coberturas não dobradas de fanerozóico, Bacia Quaternária dobradas do Proterozóico com granitóides associados. Intrusas e alcalinas, no centro do município e Grupo Alto Paraguai no nordeste e noroeste. |
|
Bacia Hidrográfica |
Grande Bacia do Prata. |
|
Clima |
Tropical quente e sub-úmido. Precipitação anual de 1.500mm, com maior intensidade nos meses de janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24ºC, maior máxima 42ºC, e menor mínima 0ºC. |
caceres
Cáceres se prepara para receber os Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-Grossenses
Entre os dias 3 e 8 de agosto, Cáceres será sede dos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-Grossenses 2026. A competição é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), em parceria com a Prefeitura de Cáceres, e reunirá atletas com deficiência de diferentes municípios do estado.
Considerado um dos principais eventos do calendário paradesportivo de Mato Grosso, o campeonato terá disputas nas modalidades de atletismo, goalball, tênis de mesa, bocha, badminton, halterofilismo, judô e jiu-jitsu. As provas serão realizadas nos gêneros masculino e feminino, nas categorias Escolar e Absoluto.
Poderão participar atletas com deficiência física, visual ou intelectual, além de competidores com síndrome de Down. Na categoria Escolar, os participantes deverão estar regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino fundamental, médio ou de educação especial.
No atletismo escolar, a faixa etária será de 11 a 19 anos. A modalidade também contará com a categoria Absoluto, destinada aos competidores com idade superior a 19 anos. Nas demais modalidades, poderão participar atletas entre 11 e 17 anos, respeitando os critérios estabelecidos nos regulamentos específicos.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Cristiano Neves, as delegações chegarão a Cáceres no dia 3 de agosto. Nos dias 4 e 5, os atletas passarão pelo processo de classificação funcional, que consiste na avaliação das características e do grau da deficiência para o correto direcionamento às respectivas categorias. As competições serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de agosto.
Cristiano Neves ressaltou que a realização dos jogos representa um avanço para o fortalecimento do esporte inclusivo no município. “Estamos preparando Cáceres para receber os atletas, profissionais e familiares com toda a atenção necessária. Será um grande encontro do paradesporto mato-grossense, que dará visibilidade aos competidores e mostrará a força, o talento e a determinação de cada participante”, afirmou Cristiano.
A prefeita Eliene Liberato Dias destacou a importância humana e social da competição. “É uma honra para Cáceres sediar um evento que promove inclusão, respeito e igualdade de oportunidades. Receberemos todas as delegações com muito carinho, valorizando cada atleta e reafirmando o nosso compromisso com políticas públicas que garantam acessibilidade, participação e dignidade às pessoas com deficiência”, concluiu Eliene.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCarlos Fávaro aciona Justiça Eleitoral e denuncia campanha difamatória
-
esportes5 dias atrásAtlético-MG e Bahia ficam no empate pela 19ª rodada do Brasileirão
-
esportes5 dias atrásSantos goleia Universidad Central na Venezuela e abre vantagem nos playoffs da Sul-Americana
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil faz operação contra esquema de extorsão que lesou servidora em mais de R$ 1,1 milhão
-
cultura6 dias atrásSesc Arsenal recebe semana de música gratuita com forró, samba, MPB e rock
-
tce mt5 dias atrásSérgio Ricardo propõe alterar Lei de Licitações para destravar obras paralisadas; MT tem R$ 3,6 bilhões parados
-
POLÍCIA6 dias atrásVereador é sequestrado em chácara, e pai policial aposentado prende suspeito durante buscas
-
POLÍCIA6 dias atrásHomem mata empresário e esposa morre baleada durante a fuga



