Cuiabá
Festival Pet abre espaço para adoção responsável nesta quinta
A campanha segue até 30 de agosto ou enquanto durarem os estoques nas lojas Fort Atacadista em Cuiabá e Várzea Grande, com preços competitivos e ampla variedade de produtos para atender às necessidades dos pets. A campanha reúne itens para diferentes necessidades dos animais, desde a alimentação diária até higiene, conforto e diversão. Entre as opções estão rações, areia higiênica, shampoos, condicionadores, tapetes higiênicos, brinquedos, petiscos e acessórios como comedouros e bandejas.
Além das ofertas, o Fort Atacadista também apoia ações de adoção e iniciativas de proteção animal, em parceria com órgãos públicos e organizações não-governamentais (ONGs). Durante o mês de agosto, a rede promove ainda uma campanha de arrecadação de alimentos e acessórios nas lojas de Cuiabá e Várzea Grande. Os donativos serão destinados a animais resgatados e acolhidos por entidades filantrópicas da causa animal.
Como parte da programação, nesta quinta-feira (13), das 8h às 12h, o Fort Chapada, em Cuiabá, recebe uma ação voltada à causa animal. No estacionamento da loja, serão realizadas feira de adoção de pets, vacinação antirrábica e coleta de exames para diagnóstico de leishmaniose, além da distribuição de sachês de ração aos clientes presentes.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá, responsável pela feira de adoção, enquanto a vacinação antirrábica e a coleta de exames ficam a cargo da Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde.
“Nosso compromisso também é apoiar ações de adoção de pets e iniciativas de doação para a causa animal, em parceria com órgãos de proteção e entidades que atuam diretamente no cuidado e resgate desses animais”, ressalta Viviane Casado, gerente regional do Fort Atacadista.
Quem utiliza o aplicativo Clube Mais tem acesso a condições exclusivas. Já os produtos participantes podem ser parcelados em até 10 vezes no Vuon Card.
Em Mato Grosso, o Fort Atacadista possui unidades em Cuiabá, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães. Em Várzea Grande, as lojas estão situadas nas avenidas da FEB e Júlio Campos.
Serviço
Feira de Adoção de Pets Fort Atacadista e Bem-Estar Animal
Data: 13 de agosto (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Estacionamento do Fort Atacadista na saída para Chapada dos Guimarães (Rodovia Emanuel Pinheiro), em Cuiabá
Cuiabá
Multivacinação: Cuiabá terá Dia D com vacinas contra HPV, meningite, gripe e outras doenças
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no dia 22 de agosto, sábado, o Dia D de Multivacinação em todas as 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. A mobilização terá como foco a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos.
Entre os imunizantes que estarão disponíveis durante a mobilização estão BCG, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, hepatite B, febre amarela, influenza, Covid-19, meningites, rotavírus, HPV, varicela, difteria, tétano e coqueluche, além de outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
A aplicação será realizada conforme a idade, o histórico vacinal e as recomendações do calendário do Ministério da Saúde. Por isso, pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para que os profissionais das unidades possam conferir quais doses já foram recebidas e identificar possíveis atrasos.
O público prioritário da campanha é formado por crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos, ou seja, até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A mobilização também contempla outros públicos que tenham indicação para os imunizantes ofertados.
A secretária adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, destaca a importância de aproveitar a mobilização para verificar a situação vacinal.
“É uma oportunidade para os pais e responsáveis conferirem a caderneta e garantirem que nenhuma dose importante fique para trás. Temos uma série de vacinas disponíveis e a equipe de saúde estará preparada para avaliar cada situação e orientar sobre as doses necessárias”, afirmou.
Confira as vacinas
- Durante o Dia D, as famílias poderão encontrar imunizantes que protegem contra diferentes doenças, entre elas:
- BCG: proteção contra formas graves da tuberculose.
- Poliomielite: prevenção da paralisia infantil.
- Tríplice viral: proteção contra sarampo, caxumba e rubéola.
- Hepatite A e B: prevenção das hepatites virais.
- Febre amarela: proteção contra a doença transmitida por mosquitos.
- Influenza: prevenção contra a gripe e suas complicações.
- Covid-19: proteção contra formas graves da doença, conforme as recomendações vigentes.
- Meningocócicas: proteção contra doenças causadas pela bactéria meningococo, incluindo formas graves de meningite.
- Rotavírus: prevenção de infecções gastrointestinais causadas pelo vírus.
- HPV: proteção contra infecções pelo papilomavírus humano e doenças relacionadas ao vírus.
- Varicela: prevenção da catapora.
- DTP e outros componentes do calendário: proteção contra difteria, tétano e coqueluche, conforme a faixa etária e o esquema vacinal.
A Campanha Nacional de Multivacinação 2026 começou no dia 3 de agosto e segue até 1º de setembro. Em Cuiabá, as 72 USFs participam da estratégia, com a oferta dos imunizantes indicados para cada público durante o período da campanha.
Para ser atendido, é recomendado levar a caderneta de vacinação, documento com foto e Cartão SUS. A caderneta será conferida pelos profissionais para identificar as doses que precisam ser aplicadas ou complementadas.
A ação também ocorre durante o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As unidades de saúde realizam atividades educativas voltadas a gestantes, mães, puérperas e familiares, reforçando os cuidados com a saúde da criança.
A Prefeitura de Cuiabá orienta os pais e responsáveis a aproveitarem o Dia D para colocar a vacinação das crianças e adolescentes em dia e manter a proteção contra doenças imunopreveníveis.
-
esportes7 dias atrásJogo entre Palmeiras e Fortaleza não terá interdições no trânsito
-
esportes6 dias atrásCruzeiro vence a Chapecoense e está nas quartas de final da Copa do Brasil
-
esportes6 dias atrásGrêmio vence o Mirassol e avança às quartas de final da Copa do Brasil
-
esportes6 dias atrásPalmeiras é derrotado em Cuiabá, mas avança às quartas de final da Copa do Brasil
-
tce mt7 dias atrásTribunal de Contas reúne quase 1,2 mil participantes em webinar sobre políticas públicas para a primeira infância
-
esportes6 dias atrásVasco vence o Fluminense e garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil
-
esportes5 dias atrásCorinthians vence, mas é eliminado da Copa do Brasil pelo Internacional
-
esportes5 dias atrásVitória goleia Athletico-PR no Barradão e avança às quartas de final da Copa do Brasil




