lucas do rio verde
Churro, sanduíche e pão italiano: conheça os três pratos vencedores do 1º Circuito Gastronômico Luverdense
O 1º Circuito Gastronômico Luverdense foi encerrado oficialmente nesta quinta-feira (14), no Auditório do Paço Municipal, com a premiação dos pratos vencedores escolhidos por votação popular. O projeto, que teve início ainda em 2025 com a adesão oficial das empresas participantes, foi uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, em parceria com o Sebrae, e teve como objetivo fortalecer a identidade gastronômica do município e fomentar o turismo gastronômico impulsionando a economia local.
Entre outubro de 2025 e fevereiro de 2026, foram realizadas consultorias técnicas e o desenvolvimento dos pratos exclusivos que integraram o circuito. Ao todo, 27 empresas participaram da iniciativa.Durante o período do circuito, diversas ações de promoção foram realizadas, como rota gastronômica, degustação, divulgação dos pratos e votação popular. Outro destaque da programação foi a degustação realizada durante a Feira Show Safra 2026 entre os dias 23 e 27 de março, na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT).
Na etapa final, três pratos tiveram a maior preferência do público, formando o pódio:
1º lugar: Churros de Mandioca – Churros da Maria
2º lugar: Sanduíche Defumado – Hamburgueria Pão e Carne
3º lugar: Foccacia Raízes de Lucas – Casa de Frios Cherubini

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)
A iniciativa destacou a criatividade dos empreendedores e a valorização dos ingredientes regionais, consolidando Lucas do Rio Verde como vitrine da gastronomia regional.
Para a empresária Maria da Luz, do restaurante Churros da Maria, conquistar o primeiro lugar teve um significado ainda mais especial por ter sido uma escolha do público.
“É uma emoção muito grande receber esse reconhecimento. A gente trabalha com muito carinho e dedicação, então ver as pessoas votando no nosso prato e reconhecendo esse trabalho deixa tudo ainda mais especial”.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)
Luiz Henrique Mendes, da Hamburgueria Pão e Carne, destacou que o Sanduíche Defumado foi pensado para valorizar a identidade da lanchonete sem perder sua essência.
“Como nossa hamburgueria trabalha praticamente com um único produto, optamos por agregar um ingrediente especial ao invés de criar algo totalmente novo. Desenvolvemos a ‘Melhor Maionese do Mundo’, feita com ovo frito, trazendo mais sabor e também menor risco de contaminação, por não utilizar ingredientes crus”, explicou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)
Wanessa Cherubini, proprietária da Casa de Frios Cherubini, comemorou a conquista do terceiro lugar e destacou a importância do reconhecimento para a empresa, que ainda não completou um ano de atuação no município.
“Foi uma honra participar. Nos dedicamos muito para criar o prato e manter a qualidade, então ouvir o retorno positivo dos clientes e conquistar esse prêmio é uma grande realização. Também fico muito feliz em fazer parte da construção da identidade gastronômica de Lucas do Rio Verde”, ressaltou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)
O chef Carlos Miranda, consultor gastronômico do circuito, ressaltou que o projeto representou um importante desafio para a valorização da identidade culinária local.
“O trabalho envolveu consultoria direta com mais de pratos desenvolvidos junto aos empreendimentos participantes, sempre com um olhar técnico voltado para sabor, apresentação e fortalecimento da essência de cada negócio”, afirmou.
Ainda segundo o consultor, um dos principais objetivos foi equilibrar inovação e identidade cultural, incentivando o uso de ingredientes regionais e valorizando produtores locais.
“Mais do que desenvolver pratos para um festival, o projeto buscou fortalecer a economia criativa local e mostrar que Lucas do Rio Verde possui uma gastronomia com personalidade própria, capaz de unir tradição, inovação e regionalidade”, completou.
Além de proporcionar uma experiência gastronômica ao público, o Circuito também fortaleceu pequenos negócios e estimulou o desenvolvimento econômico do município, conectando empreendedores, produtores e consumidores em um ambiente de troca e valorização regional.
lucas do rio verde
Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde
Um mutirão de limpeza foi realizado na manhã deste sábado (15), às margens do Lago Harri Müller, em Lucas do Rio Verde. A ação começou por volta das 7h30 e foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria pela Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo (APAM) e o Grupo de Escoteiros Calango.
As duas instituições são parceiras frequentes da Secretaria em ações ambientais realizadas no município.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Pallis, ressaltou a importância da ação.

“O principal objetivo da ação foi levar uma mensagem de conscientização para a população. Claro que no final do trabalho a gente recolhe muitos resíduos, então isso também é importante, porque a gente retira da natureza esses resíduos que estão indevidamente dispostos. Mas o intuito principal é o pedagógico, é a conscientização. É mostrar a importância de manter o ambiente limpo e preservar o meio ambiente, afirmou.”
A presença dos escoteiros também ajudou a levar o tema da preservação ambiental para as crianças, que participaram diretamente da coleta dos materiais.
Para a Secretaria de Meio Ambiente, envolver as crianças em atividades como essa ajuda a ensinar, desde cedo, a importância de cuidar dos espaços públicos e da natureza.
A proposta é que novas ações sejam realizadas em outros pontos de Lucas do Rio Verde, levando o trabalho de limpeza e conscientização para mais locais.
-
esportes5 dias atrásCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
esportes5 dias atrásFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásSimpósio mostra como elevar o lucro da pecuária a pasto
-
esportes4 dias atrásSão Paulo empata com Bolívar em La Paz e leva decisão das oitavas para o Morumbis
-
esportes5 dias atrásMato-grossense João Paulo Velasco vence etapa internacional da PBR Brasil
-
esportes4 dias atrásAtlético-MG vence o Bragantino fora de casa e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
-
esportes4 dias atrásPalmeiras cede empate ao Cerro Porteño no fim e deixa decisão das quartas da Libertadores em aberto
-
esportes5 dias atrásCBF define confrontos das quartas de final da Copa do Brasil




