cultura

Cavalhada de Poconé acontece neste domingo após dois anos

Publicados

em

A arena do Clube Cidade Rosa, em Poconé (104 km de Cuiabá), recebe neste domingo (26.06), a partir das 8h, a tradicional Cavalhada. Um dos mais populares folguedos de Mato Grosso, o evento em homenagem a São Benedito reúne anualmente milhares de festeiros de todo o país.

Com patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a divertida manifestação popular, que conserva vestígios das lutas medievais, volta com força depois do período mais crítico da pandemia.

“É um privilégio muito grande poder participar de perto de tão importante manifestação cultural. Uma festa que ganha ainda mais vulto depois do hiato causado pela pandemia”, destaca Jefferson Neves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Em Mato Grosso, a Cavalhada tomou a forma de representação campal da lendária guerra de Tróia, confundida com as Cruzadas – lutas de caráter religioso – caracterizada pelas guerras entre mouros e cristãos. Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e dez soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz.

Já a dança dos Mascarados de Poconé faz parte dos folguedos da Cavalhada desde o século 18 e presta homenagens ao Senhor Divino, São Benedito e outros santos das tradicionais festas religiosas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Samba ao Pé da Mangueira, dança de salão e Encontro do Chapéu de Mago no Sesc Arsenal

Publicados

em

Música, dança e jogos para você se divertir neste final de semana nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). O 73º Encontro do Chapéu de Mago promete batalhas desafiadoras de jogos de tabuleiros para os geeks, neste sábado (06.08), às 16h, no Sesc Arsenal. A participação é gratuita e não precisa fazer inscrição, basta escolher um dos clássicos como Banco Imobiliário, Jogo da Vida ou War e usar sua melhor estratégia.  

Entre 14h e 18h30, o Sesc Arsenal promoverá uma oficina de modelagem e impressão 3D. A formação é parte do projeto Sesc Maker que é desenvolvido com estudo teórico e atividades práticas. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio de formulário (https://bit.ly/3bvO1sN).  

Ainda no sábado, às 18h30, para quem prefere uma programação voltada aos ritmos, a sugestão é a 2º Prática Dançante que vai explorar a dança de salão. Os estudantes do curso de dança do Sesc exibem os passos ensinados em sala de aula e convidam os espectadores para uma grande festa.  

Para finalizar a noite, Viviane Cantarella se apresenta no Música ao Vivo, a partir das 17h30. No repertório da cantora, músicas autorais e uma seleção das suas preferidas da MPB.  

Já no domingo (7), às 18h, o Sesc preparou um momento de recreação especial para as crianças com pintura facial. O público-infantil é estimulado a desenvolver a imaginação e assumir diferentes papéis, como seu super-herói preferido. 

Neste mesmo dia, também às 18h, o Grupo Pandeiro, Samba e Choro entra em cena no Samba ao Pé da Mangueira. A roda de samba é realizada no jardim do Sesc Arsenal.  

Toda a programação tem entrada franca.

* O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 

 

SERVIÇO 

73º Encontro da Chapéu de Mago 

Quando: Sábado (6), às 16h

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

2º Prática de Dançante 

Quando: Sábado (6), às 18h30, no Sesc Arsenal.

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

Sesc Maker: Oficina de Modelagem e Impressão 3D 

Quando: Sábado (6), às 18h30

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Inscrição: https://bit.ly/3bvO1sN

Música ao Vivo com Viviane Cantarella  

Quando: Sábado (6), às 17h30

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

Recreação para as crianças com pintura facial 

Quando: Domingo (7), às 18h

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

Samba ao Pé da Mangueira com Grupo Pandeiro, Samba e Choro 

Quando: Domingo (7), às 18h

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana