a
AZEVEDO (Joaquim Caraciolo Peixoto de)
AZEVEDO (Joaquim Caraciolo Peixoto de). Funcionário público, empresário, político (Cuiabá, 04/07/1848 – idem, 06/07/1916). De tradicional família matogrossense, entrou para o funcionalismo público desde muito cedo. Posteriormente entrou para o ramo de negócios, constituindo a empresa Ponce, Azevedo & Companhia, em sociedade com Generoso Ponce, Américo Caldas e Dario Bem Dias de Moura. Interessou-se pela política e ingressou no Partido Conservador, pelo qual elegeu-se várias vezes ao Parlamento estadual e, posteriormente ao Congresso Nacional. Eleito 1º vice-presidente do Estado, veio a falecer no honroso cargo que ocupava.
a
AGUIAR (Newton Alfredo de)
AGUIAR (Newton Alfredo de). Taquígrafo, servidor público, radialista, teatrólogo, poeta e trovador (Cuiabá-MT, 18/06/1923 – idem 08/04/1987). Foi redator de debates na Câmara Municipal de Cuiabá, de onde obteve o diploma da “Ordem do Mérito Legislativo”. Pertenceu a diversas entidades culturais internacionais e nacionais, tendo recebido o Diploma do Instituto da Cultura Americana da República da Argentina. Seu trabalho e suas obras foram reconhecidos em Mato Grosso, tanto assim que foi ocupante da Cadeira 35, da Academia Mato-Grossense de Letras. Foi pioneiro na radionovela em Mato Grosso, tendo produzido em 1947 a peça teatral Sonata ao Luar. Dentre suas publicações, destacamos Rua do Tempo, publicada em 1977. Aguiar se tornou pioneiro e referência em artes.
-
esportes6 dias atrásGrêmio perde para o Bolívar na altitude de La Paz e terá de reverter desvantagem na Arena
-
esportes6 dias atrásBotafogo empata sem gols com o Vitória no Nilton Santos
-
esportes6 dias atrásCorinthians volta da paralisação da Copa com goleada sobre o Remo e se aproxima do G5 do Brasileirão
-
tce mt7 dias atrásSérgio Ricardo avança na estruturação do plano Mato Grosso 2050 com propostas para o Vale do Rio Cuiabá
-
esportes5 dias atrásMato Grosso vai à final da Copa das Federações com vitórias de Leonardo Storck e Livas Damázio
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásCrédito mais rigoroso impulsiona busca por soluções inovadoras no agronegócio
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásSetor cooperativo, que movimenta R$ 758 bilhões, ganha acesso a fundos regionais
-
esportes6 dias atrásCuiabá perde para o Atlético-GO na Arena Pantanal



