barra do garcas
Assassinos de pai e filha são condenados a quase 500 anos de prisão
Um julgamento marcante no Tribunal do Júri da comarca de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá) resultou na condenação de seis indivíduos ligados a uma organização criminosa, que receberam penas que somam quase 500 anos de reclusão. A decisão, proferida na noite da última quarta-feira (11), responsabiliza os réus pelas mortes de João Vitor Menez Soares, de 22 anos, e da pequena Zayra Menez Carvalho, de apenas dois anos, além da tentativa de homicídio contra Jady Brito Carvalho, também de 22 anos.
O extenso julgamento teve início na manhã de segunda-feira (10) e se estendeu até a noite de terça (11), com uma breve pausa noturna. A gravidade dos crimes e o forte impacto social, especialmente pela perda da criança, foram cruciais na determinação das sentenças.
Os réus foram condenados por crimes que incluem dois homicídios qualificados, uma tentativa de homicídio qualificada, lesão corporal, corrupção de menores e por integrarem organização criminosa. As penas individuais foram severas: Kesley Junio Pinheiro Chapadense recebeu 75 anos, três meses e sete dias; Nairo Natan de Souza Queiroz, 95 anos, três meses e sete dias; Fabrício Ferreira Rocha, 92 anos, oito meses e 25 dias; Kaique Enzo Ramos Barbosa, 89 anos, sete meses e 26 dias; Igor Barbosa dos Santos, 81 anos, 11 meses e 26 dias; e Paolla Bastos Neiva, 42 anos de reclusão.
Repercussão e brutalidade do crime
O caso, ocorrido em 9 de fevereiro de 2024, ganhou ampla repercussão e comoção nacional pela sua brutalidade. João Vitor Menez Soares foi assassinado no local do ataque, enquanto a pequena Zayra, que dormia ao lado dos pais, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe da criança, Jady Brito Carvalho, também foi atingida, mas sobreviveu após atendimento médico. A tragédia gerou inúmeros apelos por justiça e ressaltou a violência das ações criminosas.
Desde os primeiros momentos, o Ministério Público de Mato Grosso, em conjunto com as forças de segurança, atuou de forma incisiva para identificar e responsabilizar todos os envolvidos. A investigação minuciosa foi conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Garças.
Trabalho integrado das Forças de Segurança
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Barra do Garças, uma força-tarefa composta por membros do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, ofereceu apoio essencial às investigações. Através do cumprimento de ordens judiciais e suporte técnico na produção de provas, o Gaeco contribuiu decisivamente para a robustez do conjunto probatório.
A fase investigativa culminou na “Operação Zayra”, que realizou mandados de prisão e busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Aragarças (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ), onde o mandante do crime foi localizado. As investigações revelaram que João Vitor teve sua morte “decretada” por uma organização criminosa de Goiás após deixar o grupo e tentar estabelecer sua própria estrutura ilícita em Barra do Garças.
Para o Ministério Público, a condenação reflete a correta aplicação da lei e reitera a postura firme do sistema de justiça no combate à criminalidade organizada. A decisão não apenas responsabiliza os autores, mas também reforça o compromisso contínuo das instituições com a proteção da ordem pública, enviando uma clara mensagem de rigor contra crimes dessa natureza. Além disso, o veredito busca honrar a memória da pequena Zayra, cuja vida foi tragicamente interrompida.
barra do garcas
Gemam realiza 43º Encontro em Barra do Garças com votação de enunciados e debates temáticos
A programação segue o horário de Brasília, com abertura marcada para as 9h, equivalente às 8h no horário de Mato Grosso, conduzida pelo desembargador diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Márcio Vidal. Os trabalhos seguem até as 18h.
-
Educação6 dias atrásSeduc-MT define critérios da Gratificação por Eficiência e Resultado
-
esportes6 dias atrásPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
esportes6 dias atrásCruzeiro e Atlético-MG empatam no Mineirão e deixam vaga na semifinal em aberto
-
esportes6 dias atrásNeymar é relacionado pelo Santos para clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil
-
tce mt6 dias atrásSérgio Ricardo propõe isenção de ICMS para baratear cimento e ampliar obras de estradas e habitação em Mato Grosso
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásMBRF amplia receita, bate recorde no 2º trimestre e reforça peso estratégico do Centro-Oeste
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásCMN muda regra para destravar renegociação de dívidas rurais
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásProdutor tem até 30 de setembro para entregar a DITR




