castanheira
O município é o 34° a receber o cartão alimentação Pró-família em Mato Grosso
O programa deve chegar aos 141 municípios até novembro deste ano.
Jana Pessôa/Setas-MT
Entrega cartão Pró-Família em Castanheira
Mais de 5 mil famílias já foram beneficiadas com o cartão alimentação Pró-família em Mato Grosso. O programa, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), garante o crédito de R$ 100 mensais para famílias em situação de vulnerabilidade social, pelo período de 12 meses. O valor só pode ser usado na compra de alimentos.
Castanheira (787 km ao Noroeste de Cuiabá) é o 34° município a receber o cartão, onde 61 famílias são beneficiadas. O evento no município é parte da agenda cumprida pela comitiva que integra a Caravana da Transformação, que ocorre em Juína (730 km ao Noroeste de Cuiabá). As entregas acontecem nesta semana, entre os dias 18 a 22 de setembro, na passagem da comitiva liderada pelo governador Pedro Taques nos municípios da região.
Nesta quinta-feira (22), as entregas aconteceram em Juína, Nova Monte Verde e Apiacás, onde uma das beneficiadas foi a dona de casa Cristiana Lucia da Silva, mãe de quatro filhos. Uma das filhas possui hemofilia, um distúrbio de coagulação do sangue devido à ausência de proteínas.
“A minha filha tem 14 anos e precisa de uma alimentação reforçada. Ela é hemofílica e tenho todo um cuidado especial com ela. Não pode se machucar. Direto tem que fazer transfusão de sangue, então o cartão chegou numa boa hora. Muitas vezes tenho que viajar com ela e esse cartão vai me ajudar para na compra das frutas e leite que ela precisa”, contou a mãe.
Jana Pessôa/Setas-MT
Entrega cartão Pró-Família em Castanheira
O governador Pedro Taques pediu o apoio da população e de instituições para a execução do programa. “Mato Grosso tem mais de 3,3 milhões de habitantes. Nós temos 120 mil famílias vivendo com até R$ 85 por mês, ou seja, vivem abaixo da linha da pobreza. O Estado precisa dar uma ajuda neste momento de dificuldade. Por isso, nós criamos o programa Pró-Família, comandado pelo secretário Max Russi e que teve apoio dos deputados estaduais. Mas não é um programa que só dá dinheiro. Ele dá o peixe e ensina a pescar. A família ganha R$ 100 por 12 meses, mas precisa fazer os cursos para ao sair do programa com uma renda melhor”, destacou.
O secretário de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, reforçou a importância do programa que em breve vai estar presente nos 141 municípios de Mato Grosso. “Vamos chegar a todos os municípios. Mato Grosso é um estado muito grande, onde cada região tem peculiaridades e problemas diferentes, então, o nosso objetivo maior é apoiar essas famílias neste período de dificuldade”, enfatizou.
O prefeito de Apiacás, Adalto Zago, agradeceu o Governo do Estado pelo apoio às famílias beneficiadas pelo programa. “É com satisfação que recebemos essa entrega tão positiva. O Pró-família além de garantir os R$100, exige os cursos de qualificação. Temos certeza que o melhor investimento a ser feito é sempre na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esse é um investimento que muda vidas”, comentou.
A família do morador de Juara, Geraldo Lourenco da Silva, que teve que sair do trabalho fixo após o falecimento da esposa, há três anos, também foi contemplada. Uma das filhas de Geraldo, Adriana Aparecida da Silva, tem 22 anos e é portadora de deficiência. “Ela vive na cadeira de rodas, só se alimenta com auxílio e a situação dela acaba tomando muito tempo. Por isso não consigo mais ter um emprego fixo, depois que minha esposa faleceu. O cartão vai ajudar muito. tenho outra filha de 10 anos e a despesa não é pouca. Só tenho a agradecer”, elogiou.
Jana Pessôa/Setas-MT
Entrega cartão Pró-Família em Castanheira
Os profissionais que integram a rede de proteção, agentes comunitários de saúde e assistentes sociais, também irão receber o cartão, que confere um complemento na renda salarial da equipe técnica. Serão entregues 173 cartões para os profissionais. O valor repassado é de R$ 100 para agentes comunitários e R$ 300 para assistentes sociais. Ao todo, a transferência de renda para a região Noroeste, incluindo famílias e equipe técnica, atinge o montante de R$ 141,200,00 mensal.
Municípios contemplados
O primeiro município que recebeu a entrega do cartão Pró-família na Caravana da Transformação foi Colniza, seguido por: Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte, Juara, Tabaporã, Juína, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, finalizando em Castanheira.
Já foram beneficiadas com o cartão Pró-família mais de quatro mil famílias de municípios do interior, sendo eles Acorizal, Alta Floresta, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Dom Aquino, General Carneiro, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Nova Maringá, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Rosário Oeste Rural, Rosário Oeste Urbano, Primavera do Leste, Poconé, São Pedro da Cipa, Torixoréu, Várzea Grande. O programa deve chegar aos 141 municípios até novembro deste ano.
Jana Pessôa/Setas-MT
Entrega cartão Pró-Família em Castanheira
castanheira
Castanheira recebe R$ 9,9 milhões em novos investimentos do Governo de MT
O prefeito de Castanheira, Jackson de Oliveira, o Juninho, afirmou que a região Noroeste passou a contar, nos últimos sete anos, com a presença efetiva do Governo de Mato Grosso. O Estado anunciou mais R$ 9,9 milhões em novos investimentos para o município nesta segunda-feira (23.2).
“A região Noroeste alcançou muitas conquistas com o atual governo. Pela primeira vez, esse pedaço do Estado sentiu a presença do Estado, desde o Hospital Regional que está sendo construído em Juína até as obras de asfalto e de construção de pontes. Tenho orgulho de ter um governo que estabeleceu todas essas parcerias”, afirmou.
O governador Mauro Mendes reforçou que a estratégia da gestão é promover o desenvolvimento equilibrado em todas as regiões. Nos últimos sete anos, o Estado aportou mais de R$ 549,2 milhões em Castanheira.
“O governo tem o dever de investir em todos os 142 municípios com igualdade, mas dar uma atenção especial para aqueles que estão precisando mais, para voltar de novo ao caminho do desenvolvimento. Foi isso que conseguimos fazer em Mato Grosso, após percorrer um caminho dolorido, mas o mais seguro e o que levou aos melhores resultados. Por isso, tantos investimentos estão sendo realizados na região Noroeste e estão levando o Estado a um futuro mais promissor”, afirmou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ressaltou a transformação vivida pelo município com os investimentos estaduais. “O governo está transformando Castanheira, que antes era abandonada e longe de tudo. Essa região passou a ter o potencial de crescimento e desenvolvimento com o investimento do Estado. Essa nova perspectiva de esperança só foi possível porque, hoje, a gestão estadual devolveu dignidade a cada mato-grossense”, declarou.
Investimentos anunciados
O governador Mauro Mendes anunciou investimentos em diversas áreas para Castanheira. Na área de infraestrutura, foi autorizado o asfalto novo de 8 quilômetros da estrada vicinal Linha João Paulo, com investimento de R$ 3,5 milhões. A obra vai garantir mais segurança e mobilidade para os moradores da região.
O governo também anunciou a destinação de uma escavadeira hidráulica, no valor de R$ 620 mil, para atender à agricultura familiar do município.
Para promover o acesso ao esporte e ao lazer, Castanheira foi contemplada com a reforma do Centro Esportivo, em um investimento total de R$ 5,8 milhões, sendo R$ 3,5 milhões oriundos do Governo do Estado, R$ 2 milhões de emendas parlamentares e R$ 300 mil de contrapartida da Prefeitura.
Na área habitacional, 33 unidades do Residencial Guadalupe receberão subsídio por meio do programa SER Família Habitação, que vai conceder recursos de até R$ 35 mil para as famílias aplicarem na entrada do financiamento imobiliário.
Além disso, o governo realizou a entrega de escrituras definitivas para moradores de Castanheira.
Solenidade
Participaram da solenidade em Castanheira os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Beto Dois a Um, Paulo Araújo, Valmir Moretto, Chico Guarnieri, Diego Guimarães e Sebastião Rezende; os secretários estaduais coronel PM César Roveri (Segurança Pública) e Jordan Espíndola (Governadoria); o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Francisco Serafim; o presidente da MT Participações e Projetos (MT Par), Wener Santos, além de vereadores e autoridades de Castanheira e região Noroeste.
-
esportes7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
esportes6 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
esportes6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
esportes6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
esportes5 dias atrásPresidente da Fórmula Truck afirma que MT tem o “melhor autódromo da América Latina”
-
esportes4 dias atrásBrasil desencanta contra o Haiti e assume a liderança do Grupo C na Copa do Mundo
-
Mato Grosso7 dias atrásInverno começa com queda brusca de temperatura e mínimas de 12°C em Cuiabá
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrásLula negocia com cúpula da União Europeia para reverter veto a produtos brasileiros




