ACIDENTE
Avião cai em Mato Grosso; piloto não resiste aos ferimentos e morre
Um avião agrícola caiu na tarde desta sexta-feira (14.04), no distrito de Ana Terra, município de Tapurah (a 430 km de Cuiabá).
Infelizmente, o piloto da aeronave não resistiu aos ferimentos e faleceu. Sua identidade ainda está sendo confirmada. A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Sorriso foram acionadas para apurar as circunstâncias do acidente, e uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) em Sinop também deve se dirigir ao local.
É importante destacar que este é o segundo acidente com aeronave na região Norte de Mato Grosso em menos de 24 horas. Ontem, um piloto de um monomotor Embraer EMB-200 laranja foi socorrido por terceiros após cair em uma plantação de soja a mais de 15 quilômetros de Nova Mutum. O Corpo de Bombeiros informou que o piloto teve fratura na perna esquerda e corte no rosto, mas está fora de perigo e em observação no hospital regional.
De acordo com as autoridades, a aeronave que caiu hoje estaria pulverizando quando ocorreu o acidente. Ainda não foi confirmado se houve pane, mas a dinâmica e causa da queda serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O avião teve grande parte da fuselagem destruída, sistemas da cabine de pilotagem danificados e o motor arrancado.
ACIDENTE
Arquiteto chinês e cineastas brasileiros morrem em queda de avião no Pantanal
Um acidente aéreo no fim da tarde de terça-feira (23.09) em Aquidauana, região do Pantanal sul-mato-grossense, deixou quatro mortos, incluindo o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu e dois cineastas brasileiros.
A aeronave, um monomotor Cessna 175 fabricado em 1958, caiu por volta das 18h30 em uma área rural próxima à Fazenda Barra Mansa, conhecida por receber turistas e ter sido locação da novela “Pantanal”.
Segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, todos os ocupantes morreram no local. Além de Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim e criador do conceito das “cidades-esponja”, morreram os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., que acompanhavam o arquiteto na gravação de um documentário sobre soluções urbanísticas para absorção de águas, e o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros.
A aeronave, registrada para voos privados, tinha capacidade para quatro pessoas e não estava autorizada a operar como táxi aéreo. As causas do acidente ainda serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que enviou equipe ao local, e pela Polícia Civil.
Amigos de Ferraz informaram que o grupo visitava o Pantanal para realizar filmagens sobre projetos de urbanismo sustentável liderados por Yu, que atuou em mais de 70 cidades na China implementando soluções baseadas na natureza para gestão de águas pluviais e urbanas.
-
tce mt7 dias atrásSérgio Ricardo defende planejamento e vontade política durante apresentação da proposta de Plano Diretor de Cuiabá
-
tce mt6 dias atrásTribunal de Contas cobra cumprimento de prazos e medidas após decreto de emergência ambiental de 2026
-
artigos6 dias atrásO espelho que evitamos
-
Saúde7 dias atrásHospital Central celebra 100 dias de funcionamento e marca “revolução” na saúde pública de Mato Grosso
-
artigos6 dias atrásMenopausa e hipertensão
-
Educação6 dias atrásPivetta convoca mais 370 professores para rede estadual de ensino
-
Saúde7 dias atrásSES monitora casos de meningite e reforça importância da vacinação
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJayme Campos defende o fortalecimento da estrutura dos órgãos federais em MT



