castanheira
Prefeita Mabel de Fátima Milanezi, foi considerada uma dos 50 melhores gestores do Brasil em 2016
De acordo com avaliação da União Brasileira de Divulgação (UBD), que conferiu à prefeita o Certificado de Qualidade Total e a Medalha Brasil Suíça
Agência de Notícias AMM
Prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi
A prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi, foi considerada um dos 50 melhores gestores do Brasil em 2016, de acordo com avaliação da União Brasileira de Divulgação (UBD), que conferiu à prefeita o Certificado de Qualidade Total e a Medalha Brasil Suíça. Para chegar ao resultado foram pesquisados dados de 4.900 municípios, com relação a vários setores da administração pública, como educação, saúde, infraestrutura e assistência social. Nessas áreas foram avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade junto a órgãos, como o Tribunal de Contas e Ministério Público.
A prefeita Mabel fez uma avaliação positiva da premiação, considerando as constantes dificuldades que caracterizam a administração municipal. “Ficar entre os 50 melhores do país demonstra a seriedade e responsabilidade com que administramos o município, que é carente e depende muito de repasses do estado e da União para realizar investimentos e manter a qualidade da gestão”, assinalou.
A gestora lembrou que só no primeiro trimestre deste ano houve uma queda significativa do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, uma das principais receitas locais. Ela cita, ainda, o atraso de sete meses nos repasses da saúde pelo estado, além do pagamento mensal do parcelamento de dívidas trabalhistas, que compromete parte da receita municipal.
A prefeita ressaltou que é importante a mobilização dos municípios para garantir a conquista de novos avanços. Ela cita como exemplo a Marcha a Brasília, que ocorre anualmente e que já assegurou importantes resultados, como o repasse do FEX, aumento do FPM e recursos da repatriação. Mabel já confirmou presença na Marcha deste ano, que vai ocorrer de 15 a 18 de maio, com a participação de prefeitos de todo o país.
castanheira
Castanheira recebe R$ 9,9 milhões em novos investimentos do Governo de MT
O prefeito de Castanheira, Jackson de Oliveira, o Juninho, afirmou que a região Noroeste passou a contar, nos últimos sete anos, com a presença efetiva do Governo de Mato Grosso. O Estado anunciou mais R$ 9,9 milhões em novos investimentos para o município nesta segunda-feira (23.2).
“A região Noroeste alcançou muitas conquistas com o atual governo. Pela primeira vez, esse pedaço do Estado sentiu a presença do Estado, desde o Hospital Regional que está sendo construído em Juína até as obras de asfalto e de construção de pontes. Tenho orgulho de ter um governo que estabeleceu todas essas parcerias”, afirmou.
O governador Mauro Mendes reforçou que a estratégia da gestão é promover o desenvolvimento equilibrado em todas as regiões. Nos últimos sete anos, o Estado aportou mais de R$ 549,2 milhões em Castanheira.
“O governo tem o dever de investir em todos os 142 municípios com igualdade, mas dar uma atenção especial para aqueles que estão precisando mais, para voltar de novo ao caminho do desenvolvimento. Foi isso que conseguimos fazer em Mato Grosso, após percorrer um caminho dolorido, mas o mais seguro e o que levou aos melhores resultados. Por isso, tantos investimentos estão sendo realizados na região Noroeste e estão levando o Estado a um futuro mais promissor”, afirmou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ressaltou a transformação vivida pelo município com os investimentos estaduais. “O governo está transformando Castanheira, que antes era abandonada e longe de tudo. Essa região passou a ter o potencial de crescimento e desenvolvimento com o investimento do Estado. Essa nova perspectiva de esperança só foi possível porque, hoje, a gestão estadual devolveu dignidade a cada mato-grossense”, declarou.
Investimentos anunciados
O governador Mauro Mendes anunciou investimentos em diversas áreas para Castanheira. Na área de infraestrutura, foi autorizado o asfalto novo de 8 quilômetros da estrada vicinal Linha João Paulo, com investimento de R$ 3,5 milhões. A obra vai garantir mais segurança e mobilidade para os moradores da região.
O governo também anunciou a destinação de uma escavadeira hidráulica, no valor de R$ 620 mil, para atender à agricultura familiar do município.
Para promover o acesso ao esporte e ao lazer, Castanheira foi contemplada com a reforma do Centro Esportivo, em um investimento total de R$ 5,8 milhões, sendo R$ 3,5 milhões oriundos do Governo do Estado, R$ 2 milhões de emendas parlamentares e R$ 300 mil de contrapartida da Prefeitura.
Na área habitacional, 33 unidades do Residencial Guadalupe receberão subsídio por meio do programa SER Família Habitação, que vai conceder recursos de até R$ 35 mil para as famílias aplicarem na entrada do financiamento imobiliário.
Além disso, o governo realizou a entrega de escrituras definitivas para moradores de Castanheira.
Solenidade
Participaram da solenidade em Castanheira os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Beto Dois a Um, Paulo Araújo, Valmir Moretto, Chico Guarnieri, Diego Guimarães e Sebastião Rezende; os secretários estaduais coronel PM César Roveri (Segurança Pública) e Jordan Espíndola (Governadoria); o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Francisco Serafim; o presidente da MT Participações e Projetos (MT Par), Wener Santos, além de vereadores e autoridades de Castanheira e região Noroeste.
-
esportes7 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
esportes7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
esportes6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
esportes6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
esportes5 dias atrásPresidente da Fórmula Truck afirma que MT tem o “melhor autódromo da América Latina”
-
esportes4 dias atrásBrasil desencanta contra o Haiti e assume a liderança do Grupo C na Copa do Mundo
-
Mato Grosso7 dias atrásInverno começa com queda brusca de temperatura e mínimas de 12°C em Cuiabá
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrásLula negocia com cúpula da União Europeia para reverter veto a produtos brasileiros




