POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova projeto que prevê casas de acolhimento de mulheres vítimas de violência
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Programa Mulher Viver Sem Violência e a Casa da Mulher Brasileira. A ideia é integrar os serviços públicos de saúde, segurança, justiça e assistência social voltados a mulheres vítimas de violência.
Por recomendação da relatora, deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), foi aprovado o substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ao Projeto de Lei 4100/23, da deputada Ely Santos (Republicanos-SP), e apensados.
“As casas-abrigos possibilitam o rompimento do ciclo de violência, oferecendo não apenas um teto e segurança imediata, mas também o suporte integral necessário para a reconstrução de suas vidas, incluindo acompanhamento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamento para a reinserção profissional”, disse Célia Xakriabá.
Estrutura e serviços
A Casa da Mulher Brasileira funcionará perto de delegacias especializadas. Pelo texto, o prazo de atendimento nas unidades será de até 180 dias, podendo ser prorrogado.
As unidades deverão oferecer os seguintes serviços:
- alojamento de passagem (abrigo temporário);
- atendimento psicológico e assistência social;
- orientação para programas de geração de emprego e renda;
- atendimento prioritário em órgãos públicos, como varas de violência doméstica (com isenção de custas processuais) e Defensoria Pública.
Pela proposta, a vítima terá direito a aluguel social e a transporte gratuito para acessar os serviços da rede de atendimento. O texto prevê ainda a criação de unidades móveis para áreas de difícil acesso e de postos em regiões de fronteira, com prioridade no enfrentamento ao tráfico de mulheres.
Financiamento
O projeto prevê quatro fontes de recursos para a construção e manutenção das unidades e do programa:
- Orçamento Geral da União;
- parcerias público-privadas (PPPs);
- parcerias com estados, Distrito Federal e municípios;
- repasse de 25% do valor das multas aplicadas pela justiça criminal nos processos em que a mulher for a vítima.
O texto define que a implementação das ações ocorrerá de forma conjunta entre os ministérios das Mulheres; da Justiça e Segurança Pública; da Saúde; do Desenvolvimento Social; e do Trabalho e Emprego.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Geórgia Moraes
Fonte: Câmara dos Deputados
POLÍTICA NACIONAL
Senador Carlos Fávaro defende fim das bets: “Esse jogo de azar destrói lares”
O senador Carlos Fávaro postou vídeo manifestando apoio à medida provisória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pôr fim às bets no Brasil. A medida provisória foi publicada nesta sexta (25/09). Para Fávaro, a decisão representa uma resposta necessária ao sofrimento de milhões de brasileiros atingidos pelo vício, pelo endividamento e pela perda da renda familiar.
“O fim das bets vai acabar com um pesadelo das famílias brasileiras. Esse jogo de azar toma o dinheiro de quem trabalha, adoece jovens e destrói lares. Não podemos permitir que empresas continuem lucrando com a dor e o desespero das pessoas”, afirmou o senador.
Fávaro já havia apresentado no Senado o Projeto de Lei 4.977/2026, que determina o fim da exploração, da oferta, da divulgação, da publicidade, do patrocínio e da intermediação das apostas. A proposta nasceu após o senador ouvir relatos de famílias prejudicadas pelas plataformas durante visitas aos municípios de Mato Grosso.
A medida apresentada pelo Governo Federal seguirá para análise do Congresso Nacional. Fávaro antecipou seu posicionamento: “No Senado, vou votar para acabar, de uma vez, com as bets no Brasil. Essa é uma luta que já comecei e que vou levar até o fim”.
O senador reforçou que a proteção das famílias continuará entre suas prioridades. “Precisamos seguir na luta contra as bets, protegendo o dinheiro do trabalhador, a saúde dos nossos jovens e a dignidade das famílias brasileiras”, concluiu.
-
esportes7 dias atrásPalmeiras esbarra em Weverton e fica no 0 a 0 com o Grêmio na reestreia de Renato
-
esportes7 dias atrásFlamengo domina o Bragantino no Maracanã, vence por 2 a 1 e segue firme na liderança
-
esportes7 dias atrásCruzeiro vence o Vitória por 3 a 1 e se aproxima da zona de classificação à Libertadores
-
esportes7 dias atrásCorinthians perde para o Fluminense e amarga sexta derrota seguida no Brasileirão
-
esportes6 dias atrásCuiabá goleia o Náutico por 3 a 0 e sonha com Série A do Brasileirão
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásPrimavera começa com previsão de excesso de chuva no Sul e seca no Centro-Norte
-
esportes4 dias atrásSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
tce mt6 dias atrásTribunal de Contas realiza Painel de Referência sobre auditoria do Fundo Nacional de Segurança Pública



