Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

tce mt

Tribunal de Contas desenvolve sistema para fiscalização de contratos do terceiro setor

Publicados

em

Apresentação da 1ª etapa do projeto de implantação de um sistema voltado à fiscalização e à prestação de contas do terceiro | Foto: Alex Praeiro

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou, nesta terça-feira (28), a primeira etapa do projeto de implantação de um sistema voltado à fiscalização e à prestação de contas do terceiro setor. Idealizado pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o sistema está alinhado à diretriz da gestão do presidente Sérgio Ricardo de fortalecer o uso da tecnologia em favor do controle e reforçará o monitoramento de todas as fases dos contratos firmados entre as entidades e o setor público.

Para o conselheiro, o novo sistema é o resultado de um esforço conjunto entre auditores, a equipe de Tecnologia da Informação, a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS), a qual preside, e a Secretaria de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (SNJur).

“Hoje é o primeiro passo de algo que já se tornou realidade, que são os contratos relacionados às terceirizações de serviços. O Tribunal irá modernizar o acompanhamento desses contratos desde a fase inicial, ainda nas licitações, até a etapa final, verificando se o que foi pactuado está sendo cumprido e se são eficientes”, salientou.

Leia mais:  Tribunal de Contas analisa contas de sete municípios e da Metamat em sessão nesta terça-feira

O projeto em desenvolvimento pelo TCE-MT já é considerado pioneiro no país e prevê o compartilhamento de informações com outros tribunais. “Cada estado tem sua forma de atuação, mas o nosso projeto é inovador e tecnicamente avançado. A ideia é analisar também o histórico das instituições que participam das disputas por contratos. Isso trará mais segurança ao controle e aumentará a expectativa de que os recursos públicos, especialmente na saúde, sejam bem aplicados”, pontuou Maluf.

Reunião NPP Projeto de implantação de fiscalização 3° setor (7).JPG
O sistema foi idealizado pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

De acordo com o supervisor do Núcleo de Políticas Públicas (NPP) voltados à saúde e meio ambiente, Denisvaldo Ramos, que coordenou o desenvolvimento do projeto do novo sistema, a criação da ferramenta irá ampliar o trabalho das equipes técnicas.

“O controle sempre existiu, mas não era estruturado. Dependia da análise do auditor público dentro de um volume extenso de documentos de prestação de contas. Caso identificasse alguma inconsistência ou deficiência, o auditor poderia mapear aquela situação para uma análise mais aprofundada. Agora, a proposta é que o controle ocorra de forma concomitante. Enquanto a política pública está sendo executada, as informações já são encaminhadas ao Tribunal de Contas e também ao gestor público, em tempo real”, explicou Denisvaldo.

Leia mais:  Sérgio Ricardo propõe isenção de ICMS para baratear cimento e ampliar obras de estradas e habitação em Mato Grosso

Na ocasião, o secretário-executivo de Tecnologia da Informação (SETI), Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos, detalhou os aspectos técnicos e o cronograma de desenvolvimento da nova ferramenta. “Nesta etapa, foi apresentado o projeto com todas as definições necessárias, incluindo requisitos, levantamentos e arquitetura. Agora, vamos iniciar a fase de desenvolvimento do sistema.”

Propaganda

tce mt

Tribunal de Contas analisa contas de sete municípios e da Metamat em sessão nesta terça-feira

Publicados

em

A sessão ordinária do Plenário Presencial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) desta terça-feira (1º) prevê a apreciação das contas anuais de governo referentes ao exercício de 2025 de sete municípios. Realizada a partir das 14h30, a sessão é transmitida ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube. Confira a pauta completa aqui.

A pauta inclui a análise dos balanços de Nova Lacerda, Rosário Oeste, Nova Santa Helena, Aripuanã, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e Nova Canaã do Norte. Além dos resultados municipais, devem ser avaliadas as contas anuais de gestão estadual da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), referentes ao exercício de 2024.

A pauta inclui também a apreciação da homologação de tutela provisória de urgência concedida em julgamento singular envolvendo a Prefeitura de Paranaíta. Já a pauta complementar prevê o julgamento do acompanhamento simultâneo especial das contas anuais do Estado, para apurar as ações relativas a obras e infraestrutura, especificamente quanto ao Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Leia mais:  Sérgio Ricardo suspende rescisão e determina retomada das obras na MT-170 entre Castanheira e Colniza

A pauta ordinária foi publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) do último dia 26, enquanto a pauta complementar foi publicada no dia 28.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana