Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

cultura

Seminário inédito desvenda hábitos e desafios do acesso à Cultura nas Capitais

Publicados

em

O Seminário Cultura Nas Capitais ocorre na quarta-feira (27.8), a partir das 13h45, no Auditório Otacílio Borges Canavarros, localizado no Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá.

O evento contará com a participação do Secretário Adjunto de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Jan Moura, na mesa de debate Acesso à cultura nas capitais: desigualdade e diversidade.

No Seminário serão divulgados os resultados inéditos da pesquisa Cultura nas Capitais, que mapeou os hábitos culturais em todas as capitais brasileiras. Por meio dela, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados terão acesso a dados que indicam quais as preferências culturais dos moradores de Cuiabá.

Ao todo, foram realizadas 19,5 mil entrevistas presenciais nas 26 capitais e no Distrito Federal, revelando o perfil de quem acessa e não acessa atividades culturais. Em Cuiabá, os pesquisadores entrevistaram 600 pessoas nas ruas da cidade.

“Vamos revelar o perfil sociodemográfico das pessoas que acessam e não acessam as atividades culturais em Cuiabá, para entender se há diferenças de acordo com gênero, grau de escolaridade, raça, entre outros diversos recortes”, comenta João Leiva, coordenador da pesquisa Cultura nas Capitais.

Leia mais:  Secel promove consulta pública online para elaboração do novo Plano Estadual de Cultura

“Apresentaremos quais são os espaços culturais mais citados pelos moradores, os eventos considerados mais importantes na cidade e os estilos musicais preferidos, entre outras informações inéditas que ajudam a entender a vida cultural da cidade”, completa Leiva.

A mesa de debate Acesso à cultura nas capitais: desigualdade e diversidade terá a participação do Secretário Adjunto de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Jan Moura, do Secretário de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson e do Supervisor de Projetos e Processos do Observatório do Mato Grosso.

Já Hábitos Culturais em Cuiabá: música, espaços e eventos contarão com a presença da Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura no Mato Grosso, Lígia Red Snake Viana, a Produtora Cultural, Lindisey Catarina de Sá e Produtor Cultural, Sandro Lucose.

O evento é gratuito, no entanto as vagas são limitadas. Interessados podem se inscrever aqui

Seminário Cultura Nas Capitais:
Local: Auditório Otacílio Borges Canavarros – Sistema FIEMT
Data: Quarta-feira (27.8), a partir das 13h45
Gratuito
Inscrições disponíveis no site

Leia mais:  Secel promove consulta pública online para elaboração do novo Plano Estadual de Cultura

 

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Secel promove consulta pública online para elaboração do novo Plano Estadual de Cultura

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) promove consulta pública online para elaboração participativa do novo Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso. Produtores culturais, artistas e a sociedade em geral podem dar sua contribuição sobre o instrumento que refletirá as diretrizes da política cultural do Estado para os próximos 10 anos.

“É um documento que vigora como política de Estado, independentemente de mudanças de gestão. Por isso, é tão importante que seja construído de forma coletiva, com participação de todos que queiram contribuir para o planejamento das políticas públicas culturais em Mato Grosso”, enfatiza o secretário da Secel, David Moura.

Com vigência de 10 anos, o Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso foi instituído pela Lei nº 10.363, de 27 de janeiro de 2016. No formulário de consulta online, a população vai avaliar quais eixos do atual documento foram melhor desenvolvidos nos últimos 10 anos, apontar o que funcionou e não funcionou, e quais mudanças espera com a implementação do Plano 2026-2036.

Leia mais:  Secel promove consulta pública online para elaboração do novo Plano Estadual de Cultura

Também há questões para opinar sobre as áreas culturais que devem receber atenção prioritária, além de assuntos relacionados ao potencial de integração da cultura com outras áreas, como educação, marcadores sociais, acessibilidade e territórios.

A sociedade poderá ainda dizer como gostaria que estivesse a cultura em Mato Grosso daqui a uma década e dar diversas sugestões, incluindo formas para que os investimentos culturais cheguem à zona rural e aos municípios do interior, entre outros temas.

O formulário online está disponível no site www.secel.mt.gov.br/eventos-culturais

Encontros presenciais na caravana Fluxo

Além da consulta online, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) deu início à Caravana Fluxo 2026 para dialogar e construir propostas para o novo Plano Estadual de Cultura em cada um dos territórios culturais de Mato Grosso.

Com escuta ativa e atividades em Grupos de Trabalho, os encontros presenciais reúnem gestores e trabalhadores do setor cultural em cidades pólos de todas as regiões do Estado.

Na semana anterior, a caravana Fluxo esteve em Sinop. O próximo encontro será nesta quinta e sexta-feira (16 e 17.4), em Juína. A agenda prossegue até junho nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá. Confira neste link a programação.

Leia mais:  Secel promove consulta pública online para elaboração do novo Plano Estadual de Cultura

Serviço:
Plano Estadual de Cultura 2026-2036
Consulta pública online: acesse aqui

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana