Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

caceres

Saúde e Educação juntas: Cáceres inicia programa de saúde bucal para crianças em escola

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres iniciou nesta semana a implantação do Programa de Saúde Bucal na Escola Municipal Doutor José Rodrigues Fontes, ampliando as ações de prevenção e cuidado destinadas aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A prefeita Eliene Liberato Dias reafirmou o compromisso da gestão com políticas públicas estruturantes. “Levar saúde bucal às escolas é garantir acesso, prevenção e cidadania desde a infância. Trabalhamos para que os serviços públicos cheguem a quem mais precisa, com qualidade e responsabilidade social”, declarou Eliene.

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), seguindo as diretrizes do programa Brasil Sorridente, política pública do Ministério da Saúde que garante acesso gratuito aos serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Responsável pela articulação institucional da ação, o coordenador pedagógico Antônio Mendes destacou o alcance social do programa. “Estamos consolidando uma política pública que integra educação e saúde de forma efetiva. Ao levar o atendimento odontológico para dentro da escola, promovemos dignidade, prevenção e igualdade de oportunidades aos nossos alunos”, enfatizou Mendes.

Leia mais:  Prefeitura de Cáceres realiza grande ação de saúde na comunidade Laranjeira neste sábado

A professora Conceição Oliveira ressaltou os reflexos positivos na formação integral dos estudantes. “A saúde bucal impacta diretamente a qualidade de vida, a autoestima e até o desempenho em sala de aula. Muitas vezes, dores ou desconfortos prejudicam a concentração. Com essa iniciativa, garantimos cuidado, prevenção e mais tranquilidade para que nossas crianças aprendam e se desenvolvam plenamente”, afirmou.

Entre as ações desenvolvidas estão atividades educativas, triagens odontológicas, avaliação clínica, orientações sobre higiene bucal, aplicação de flúor e encaminhamentos para atendimento especializado na rede pública, quando necessário. As equipes do CEO realizarão visitas periódicas à unidade escolar, fortalecendo o acompanhamento preventivo e assistencial.

O diretor da escola, Arci Resende, também destacou a importância da parceria. “A escola é um espaço de formação cidadã. Cuidar da saúde bucal das nossas crianças é investir no bem-estar, na autoestima e no rendimento escolar. Essa ação representa um avanço significativo para nossa comunidade”, declarou.

A coordenadora do CEO, Marilu Santana, reforçou o papel da integração entre saúde e educação. “Atuar no ambiente escolar permite identificar precocemente problemas bucais e estimular hábitos saudáveis desde cedo. Essa articulação fortalece a Política Nacional de Saúde Bucal e amplia o alcance do cuidado”, pontuou.

Leia mais:  Polícia Militar de Cáceres forma 120 alunos no Proerd

Já o secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, destacou os impactos no processo de aprendizagem. “Educação e saúde caminham juntas. Quando o estudante está saudável, ele participa mais e desenvolve melhor seu potencial. Essa ação contribui diretamente para a qualidade da educação em Cáceres”, afirmou.

 

Propaganda

caceres

Guilherme Maluf inspeciona Hospital de Cáceres e apura denúncias sobre gestão da unidade

Publicados

em

Inspeção no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, em Cáceres.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf realizou, nesta terça-feira (16), uma inspeção in loco no Hospital Regional Doutor Antônio Fontes, em Cáceres, administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Agir. A fiscalização buscou apurar denúncias de falhas na gestão da unidade, como falta de insumos, atrasos de pagamentos e dificuldades na realização de exames e cirurgias.

“Nosso objetivo é verificar o funcionamento desta unidade hospitalar, que é muito importante para o estado porque serve de base para atendimento da população de 22 municípios. Pudemos constatar que já tem uma ocupação em torno de 85%, portanto está em funcionamento, apesar de ainda não estar com a atenção totalmente voltada às especialidades, já que isso leva algum tempo”, declarou Maluf, que é relator das contas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Há cerca de um mês, o conselheiro recebeu uma comitiva do município para tratar dos problemas de gestão da saúde e, segundo ele, as primeiras informações contratuais já foram apuradas. “Já temos o primeiro relatório de prestação de contas e iremos analisar a fundo, mas o fato é que está havendo uma prestação de serviço para a Região Oeste do nosso do estado.”

Ao anunciar a continuidade das inspeções in loco em outros hospitais regionais, pautadas por um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas, Maluf destacou a parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde.

Visita no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, em Cáceres (10).jpeg
A fiscalização buscou apurar denúncias de falhas na gestão da unidade. 

“O deputado Wilson Santos está trabalhando na CPI em parceria com o Tribunal de Contas e receberá toda a documentação para que a gente possa fazer o nosso trabalho de controlar se as políticas públicas estão realmente funcionando a contento e dentro de padrões, porque na saúde não basta ter um funcionamento, é preciso ter um funcionamento com qualidade, já que se trata de seres humanos”, pontuou o conselheiro, que também preside a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT.

Leia mais:  Guilherme Maluf inspeciona Hospital de Cáceres e apura denúncias sobre gestão da unidade

Para o deputado, a ação representa uma das atribuições mais relevantes do Legislativo sobre a utilização de recursos públicos durante a transição da gestão direta do hospital pelo Estado para uma OSS. “Vamos receber o contrato, os relatórios mensais e trimestrais e vamos ser justos no nosso parecer. Aqui tem dinheiro público, recurso do cidadão mato-grossense. O hospital está funcionando quase na sua plenitude, saindo da fase de transição para uma gestão terceirizada. É claro que há muito tumulto nesse momento, há algumas polêmicas e vamos ouvir os dois lados e continuar recebendo denúncias.”

Durante a visita, o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel enfatizou que a unidade está superando um período inicial de diagnóstico para focar na ampliação imediata de serviços, destacando a entrega de novos leitos e a expansão de exames diagnósticos para reduzir as filas cirúrgicas.

A imagem é uma fotografia de um edifício hospitalar moderno sob um céu azul claro com algumas nuvens brancas. O hospital possui uma fachada predominantemente branca com detalhes em azul, apresentando uma cruz azul no topo. Há uma sequência de janelas retangulares verticais com venezianas brancas no centro do edifício. Na parte inferior, a entrada do hospital é marcada por uma área coberta e portas de vidro, com o nome 'Hospital Regional de Cícero Dias' em letras azuis. À esquerda, há uma estrutura menor também em azul e branco, com a inscrição 'Unidade II'. Em frente ao hospital, há um estacionamento com alguns carros e motos, além de algumas palmeiras e árvores. Uma cerca azul com informações escritas e um portão de acesso estão à direita, completando a composição da imagem.
Há cerca de um mês, o conselheiro recebeu uma comitiva do município para tratar dos problemas de gestão da saúde. 

“Essa visita é a oportunidade de mostrarmos aquilo que temos desenvolvido após um período pré-operacional. Ainda neste mês, iremos entregar quase 49 novos leitos para cirurgias eletivas e ampliar o serviço de oferta de exames de imagem. Estamos ampliando os serviços e olhando junto com a Central de Regulação de Urgências aquilo que é a necessidade da região”, explicou Antônio Jorge.

Leia mais:  Polícia Militar de Cáceres forma 120 alunos no Proerd

Sobre as denúncias feitas ao TCE-MT, o gestor hospitalar apontou para um momento de adequações. “Estamos no momento de entender onde nós estamos acertando e errando, corrigindo a rota e mapeando os riscos. Temos olhado para todo tipo de demanda, quer seja elogio, quer seja uma crítica ou uma denúncia, tratando de forma muito séria para aquilo que importa, que a entrega de novos serviços para a população.”

Na mesma linha, o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, reforçou o compromisso da Pasta com a eficiência dos serviços públicos e o fortalecimento do atendimento especializado à população local. “Quando foi feita a contratualização com a OSS, tínhamos um objetivo e ainda temos muito para evoluir dentro de um ano. Há um esforço para a melhoria contínua das condições de contratualização, de controle e avaliação dos serviços. Já conseguimos ampliar a maternidade, fizemos algumas entregas importantes, como a ressonância e logo teremos a hemodinâmica.”

Também presente durante a fiscalização, a vereadora por Cáceres Elis Fernanda de Melo Silva, conhecida como Elis Enfermeira, argumentou que o acompanhamento in loco é a estratégia mais eficaz para confrontar denúncias e diagnosticar as reais carências da população. “As denúncias chegam, mas nada melhor do que conhecer e dialogar. Nós, da Câmara Municipal, estamos à disposição para continuar recebendo as demandas da população e ser esse canal entre a própria Assembleia e o Tribunal de Contas com a população de Cáceres.”

A inspeção in loco foi acompanhada pela equipe técnica da 4ª Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE-MT e pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana