Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT entrega relatório técnico à ALMT que reforça investigações da CPI da Saúde

Publicados

em

Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, entrega relatório técnico à ALMT que reforça investigações da CPI da Saúde

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, entregou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa (ALMT) um relatório técnico que reúne a análise detalhada dos contratos firmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entre 2019 e 2023. Ao destacar o apoio do órgão à investigação, o presidente afirmou que o trabalho evidencia o compromisso da instituição com o controle dos recursos públicos e o fortalecimento da fiscalização.

“A CPI investiga a destinação dos recursos da saúde, então, logo após o pedido da Assembleia para que o TCE contribuísse com a investigação, nossos auditores prontamente iniciaram os estudos e passaram três meses analisando todos os contratos da Secretaria de Saúde do Estado, de 2019 a 2023. Todas as informações foram reunidas e agora estamos entregando ao deputado Wilson Santos e às representantes do deputado Beto Dois a Um, que não pôde estar presente. As informações do relatório não podem ser divulgadas, mas os achados revelam uma situação importante”, declarou Sérgio Ricardo.

Na ocasião, o conselheiro também entregou ao parlamentar o relatório final da CPI da Saúde presidida por ele quando era deputado. Sérgio Ricardo relembrou alguns achados marcantes da época. “Entre 2009 e 2010, existia uma fila com três mil pessoas para realizar o exame que antecede o cateterismo, mas muitas morreram, pois a saúde não pode esperar. Outro caso que me chocou foi o de um jovem que havia sofrido um acidente de trânsito meses antes, mas permaneceu na enfermaria do Pronto Socorro de Várzea Grande sem passar por cirurgia.”

Leia mais:  Elefante Sandro chega a santuário em Chapada dos Guimarães após mais de 40 anos em zoológico

O presidente da CPI da Saúde da ALMT, Wilson Santos, agradeceu a disponibilidade e parabenizou aos auditores envolvidos. “Nós fizemos 12 reuniões da CPI e os auditores designados estiveram presentes em todas pontualmente, sendo assíduos. Tenho certeza de que esse documento é fruto desse trabalho constante que conta com uma chefia que sabe comandar e estimular. Está de parabéns a equipe que foi a melhor possível”, disse.

Na ocasião, o deputado ainda solicitou ao TCE-MT um novo relatório, desta vez abrangendo informações contratuais até 2025. “Nossa equipe vai se debruçar sobre esse trabalho, mas já pedimos ao presidente Sérgio Ricardo que amplie esse estudo, porque vários deputados sugeriram novas investigações que estavam fora do escopo cronológico inicial, que terminava em dezembro de 2023, como demandas referentes ao Hospital Regional de Cáceres e ao Hospital Central, além de pagamentos indenizatórios, mas não há contratos.”

Presente na reunião, a chefe de Gabinete do deputado estadual e relator da CPI, Beto Dois a Um, ressaltou a disponibilidade da equipe técnica do Tribunal de Contas. “Recebemos o relatório em nome do relator e iremos analisar pelo ponto de vista técnico juntamente com nosso corpo jurídico e, caso necessário, solicitaremos novamente o apoio dessa honrosa casa que tem nos ajudado tanto.”

Leia mais:  Bombeiros combatem 14 incêndios florestais em Mato Grosso

Atuação Técnica

O relatório técnico foi produzido pelos auditores público externos Ednei Eckel e Lidiane Bortoluzzi, do Núcleo de Políticas Públicas (NPP) do TCE-MT, designados para atuarem na Comissão Parlamentar. Sob a supervisão do responsável pela área de Saúde e Meio Ambiente no NPP, auditor Denisvaldo Mendes Ramos e da secretária de Controle Externo, Karisia Cardoso.

“Esse trabalho foi essencial, porque uma análise dessa natureza exige muita técnica e conhecimento. Os auditores do Tribunal de Contas são os profissionais mais preparados para realizar uma análise tão aprofundada. Conseguimos analisar tudo o que nos foi solicitado e disponibilizado, sempre separando e fundamentando as responsabilizações com base em evidências e nas normas, prezando pelo rigor técnico que orienta o trabalho do Tribunal de Contas”, destacou Karisia.

Propaganda

Mato Grosso

Elefante Sandro chega a santuário em Chapada dos Guimarães após mais de 40 anos em zoológico

Publicados

em

 

O elefante Sandro chegou nesta sexta-feira (18.09) ao Santuário dos Elefantes do Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 67 quilômetros de Cuiabá, após uma viagem de dois dias. O animal deixou o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), na quarta-feira (16).

A chegada foi registrada e divulgada nas redes sociais do santuário. Nas imagens, Sandro aparece desembarcando no local e sendo recebido pela equipe responsável pelo espaço.

Após permanecer por mais de quatro décadas no zoológico paulista, o elefante passará a viver em Mato Grosso ao lado de Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina. As cinco elefantas também são asiáticas e foram resgatadas de situações de cativeiro.

Nascido por volta de 1971, Sandro foi capturado ainda filhote na Ásia e levado para o Zoológico de Cauberg, na Holanda. Conforme informações divulgadas pelo santuário, ele passou por treinamento antes de ser trazido ao Brasil pelo circo Orlando Orfei, acompanhado de outros dois elefantes.

Leia mais:  Cacique Raoni é diagnosticado com câncer e passa por cuidados paliativos em casa

Depois de aproximadamente dez anos participando de atividades em circos itinerantes, o animal foi encaminhado ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Sandro permaneceu sozinho no local até 1995, quando a elefanta Haisa chegou do zoológico Beto Carrero.

Os dois viveram juntos durante 25 anos. Haisa morreu em 18 de novembro de 2020, em decorrência de complicações relacionadas à artrose, uma doença degenerativa e incurável.

Após a morte da companheira, Sandro voltou a viver sozinho. A transferência para o santuário mato-grossense foi determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em meio a uma disputa judicial entre o Ministério Público de São Paulo e a Prefeitura de Sorocaba.

Na ação, o Ministério Público apontou a viuvez do animal e as condições do recinto onde ele vivia como fatores relevantes para justificar a transferência. O órgão também ressaltou que elefantes são animais sensíveis e inteligentes e poderiam sofrer com a solidão e a ausência da companheira.

Outro argumento apresentado foi o tamanho reduzido do espaço disponível no zoológico, considerado incompatível com os hábitos naturais da espécie.

Leia mais:  Candidato à reeleição na Assembleia é alvo de medida protetiva após ameaças a empresária

Ao aceitar o pedido do Ministério Público, o juiz Alexandre de Mello Guerra destacou que o local de origem não oferecia as condições mais adequadas para garantir uma vida digna ao animal e que o santuário representava uma alternativa apropriada para sua transferência.

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana