economia

Presentes para os pais serão de até R$ 100, aponta pesquisa da TIM

Levantamento com 175 mil clientes mostra que 79% irão presentear os pais. Roupas serão os presentes mais dados pelos filhos.

Publicados

em

O Dia dos Pais, que neste ano será comemorado no dia 8 de agosto, promete movimentar o comércio. Levantamento feito com 175 mil clientes da TIM em todo o Brasil aponta que 79% dos entrevistados irão comprar algum presente para a data. Mas os papais devem se contentar só com uma lembrancinha, já que a maioria dos entrevistados (41%) afirmou que pretendem gastar até R$ 100. Outros 18% vão desembolsar entre R$ 101 e R$ 300; 8%, de R$ 301 a R$ 800; e 6% de R$ 801 a R$ 1.200. Apenas 5% afirmam a intenção de fazer investimentos maiores, de mais de R$ 1.200. A pesquisa foi feita por meio do TIM Ads, plataforma de enquetes online, que recompensa os participantes com bônus de recarga e de dados

Os presentes preferidos para o paizão são as peças de vestuário: as roupas foram mencionadas por 23% dos participantes. A lista segue com perfumes (16%), acessórios (12%), calçados (10%), celulares (9%), livros (4%) e computadores e tablets (4%). A escolha do presente pode ter sido afetada pela pandemia, pois 71% das pessoas afirmaram que o cenário atual fez mudar a expectativa para a data, com 15% afirmando que vão comprar lembranças mais baratas ou fazer seu próprio presente. Outros 41% disseram que sua renda diminuiu.

A Covid-19 também pode ter influenciado na decisão de reunir a família: 51% vão comemorar somente com quem mora. Outros 28% não farão qualquer encontro com a família. Já 18% confraternizarão a data somente com familiares próximos.

 Vai pagar como?

Os pagamentos via PIX vieram para ficar. Menos de um ano após seu lançamento, a transação já empatou com os tradicionais cartões de crédito ou de débito, com 14% cada, como principal meio para pagar o presente do pai. O PIX só perdeu para o pagamento com dinheiro em espécie, opção para 39% dos entrevistados. As compras em lojas físicas dominaram, com a escolha de 53% dos entrevistados. As transações em lojas virtuais pela internet foram mencionadas por 30% das pessoas.

Comentários Facebook
Propaganda

economia

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

Publicados

em

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor
Divulgação

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

Sinônimo de inovação, a chegada do 5G ao Brasil promete revolucionar o varejo e as relações sociais.  Já disponível em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, a expectativa é que a tecnologia esteja em todas as capitais brasileiras até o final deste ano. Mais do que velocidade de navegação, o 5G promete transformar as experiências de compra, que serão mais completas, diferenciadas e eficientes.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Segundo o relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo brasileiro em 2022. Esta perspectiva já é realidade para a China, que além de liderar a corrida de implantação do 5G, aumentou 4,9% das suas vendas em outubro de 2021.

“Realidade virtual, lives commerce , metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. É a hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores para cada negócio é crucial neste momento, afinal o 5G traz benefícios para todos”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma de vendas online.

Há quem diga que o 5G mudará o jeito de se fazer varejo no Brasil. Ampliar o uso da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), isto é, dos produtos interconectados também está no radar. Com isso, o consumidor que está cada vez mais exigente e imediatista, além de uma experiência de compra mais completa, poderá ter um consumo ainda mais eficiente. Por outro lado, os varejistas terão novas oportunidades e facilidades, inclusive em etapas burocráticas como o pagamento.

Mas, afinal, o que esperar da tecnologia 5G? O executivo listou abaixo três avanços significativos para o varejo brasileiro:

Fidelidade à marca

Inovação, qualidade e agilidade são premissas para o 5G. A tecnologia possibilitará que o atendimento automatizado ganhe ainda mais espaço no dia a dia do cliente. A partir da implementação de soluções como IoT e IA, será possível coletar dados dos usuários, identificar demandas e proporcionar experiências personalizadas.

“O 5G possibilita uma coleta mais veloz e em maior volume, capaz de otimizar a experiência do cliente durante toda sua jornada de compra. Mapear hábitos e padrão de consumo é essencial para uma experiência mais assertiva. Estes dados são valiosos para mais do que ampliar os lucros da empresa, aumentar a fidelidade à marca”, explica Araújo.

Automatização dos processos

Com a chegada do 5G, o machine learning – ramo da inteligência artificial (IA) que reconhece padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados – também se beneficia e, consequentemente, traz avanços significativos para o varejo.

A tecnologia, além de apoiar estratégias de segurança, automatiza pagamentos e aprimora a performance nas operações, a exemplo da gestão dos funcionários, estoque e logística. “Os clientes terão os prazos de entrega mais atualizados e rastreados em tempo real. Embora esta tecnologia já exista, nem sempre há um funcionamento sem atrasos. Em resumo, o 5G traz maior estabilidade e velocidade aos processos que já existem”, destaca o executivo.

Presença digital e omnichannel

O comércio eletrônico registou um crescimento significativo nos últimos meses: 12,59% no primeiro trimestre de 2022, aponta índice do MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

De acordo com Jefferson Araújo, diante desse boom do e-commerce, os empresários precisam estar cada vez mais atentos às estratégias multicanais disponíveis para o varejo. O 5G promete acelerar as soluções em omnichannel , possibilitando assim que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e ofereça uma experiência personalizada para o cliente. “Hoje, o omnichannel é o caminho mais promissor para os resultados do varejo”, complementa o CEO.


Fonte: IG ECONOMIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana