POLÍCIA FEDERAL
PF faz operação contra exploração ilegal de madeira em terra indígena
Guajará-Mirim/RO. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (04/9), a Operação Guardião Infiel, com o objetivo de apurar exploração ilegal de madeira extraída de terra indígena.
A ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia, sendo um em Goiânia/GO e seis em aldeias localizadas em terra indígena no município de Guajará-Mirim/RO.
As investigações apuram esquema de extração e de comercialização ilegal de madeira nativa da Terra Indígena Igarapé-Lage, em Guajará-Mirim, com indícios de que indígenas alvos da operação atuavam viabilizando a exploração ilegal.
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF combate exploração ilegal de ouro em área de proteção ambiental
Santarém/PA. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (4/9), a Operação Aurum Tapajós, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre crimes ambientais e possível usurpação de bens da União relacionados à exploração ilegal de ouro na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, no município de Novo Progresso, no Sudoeste do Pará.
A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, sendo um em Belém e outro em Santarém. As medidas têm como objetivo apreender documentos, equipamentos eletrônicos, mídias digitais e outros elementos que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos investigados.
A investigação teve origem em fiscalização realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante a Operação Garimpo Zero. Na ocasião, foi identificada atividade de extração mineral em área de floresta nativa localizada dentro da APA do Tapajós, sem licença ambiental válida.
De acordo com os elementos reunidos até o momento, a atividade investigada teria ocorrido em uma área de, aproximadamente, 40 hectares, com indícios de exploração econômica de recursos minerais pertencentes à União.
As diligências realizadas buscam reunir novos elementos de prova para esclarecer os fatos, para identificar os envolvidos e para delimitar suas respectivas responsabilidades penais.
Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Contato: 91 97400-6868
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
esportes5 dias atrásGrêmio vence a Chapecoense na Arena e se afasta da zona de rebaixamento
-
esportes5 dias atrásPalmeiras empata com o Mirassol e vê Flamengo se aproximar na liderança
-
esportes5 dias atrásAthletico-PR e Fluminense ficam no 3 a 3 em jogo movimentado pelo Brasileirão
-
esportes5 dias atrásBahia vence o Internacional na Fonte Nova e entra no G-5 do Brasileirão
-
esportes4 dias atrásCuiabá mantém veto a patrocínios de bets e busca aproximação com o agronegócio
-
esportes4 dias atrásMato-grossense Leonardo Storck estreia com vitória no J300 de Repentigny, no Canadá
-
esportes6 dias atrásVasco vence o Cruzeiro em São Januário antes de decisões pela Copa do Brasil
-
tce mt7 dias atrásSérgio Ricardo suspende rescisão e determina retomada das obras na MT-170 entre Castanheira e Colniza




