POLÍCIA FEDERAL
PF combate tráfico internacional de drogas no Porto de Salvador/BA
Salvador/BA. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16/7), a Operação Meridian, destinada a desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por via marítima, com atuação no Porto de Salvador. A ação conta com o apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento Regional da Capital Baía de Todos os Santos (CPRC/BTS), da Companhia Independente de Policiamento Especializado Polo Industrial (CIPE Polo Industrial) e do Esquadrão Fênix.
A investigação teve início após intercâmbio de informações com a Receita Federal. As apurações revelaram um esquema que utilizava contêineres destinados à exportação de carga lícita com cocaína. A atuação do grupo contava com a cooptação de funcionários portuários e motoristas de caminhão.
O inquérito policial foi instaurado em 2026, após comunicação da Alfândega da Receita Federal acerca da apreensão de 742 kg de cocaína no Porto de Londres, no Reino Unido.
Nesta fase da operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão, em Salvador e Região Metropolitana. Das prisões, quatro foram cumpridas em desfavor de funcionários do Porto de Salvador.
A operação tem como objetivo reprimir o tráfico internacional de drogas por via marítima, mediante identificação de toda a cadeia logística empregada pelo grupo, promover a descapitalização da organização criminosa e responsabilizar os envolvidos pelo envio de grandes quantidades de cocaína ao exterior a partir do Porto de Salvador.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros integrantes do grupo, bem como desvendar eventuais ramificações nacionais e internacionais do esquema de tráfico internacional de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO/CAS faz operação contra grupo criminoso atuante no tráfico de drogas
Campinas/SP. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Campinas/SP (FICCO/CAS) deflagrou, nesta quinta-feira (16/7), a Operação Dry Cache, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre a atuação de integrantes de organização criminosa vinculada ao tráfico de drogas no interior paulista.
Policiais cumprem um mandado de busca e apreensão em Santa Bárbara d’Oeste/SP, apontado pelas investigações como possível local utilizado para armazenamento de drogas.
A apuração é um desdobramento de operação anterior realizada contra uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de armas de fogo.
Segundo as investigações, o imóvel alvo da operação servia para armazenamento de drogas e para apoio ao transporte dos entorpecentes para outras unidades da Federação.
A FICCO/CAS é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Militar de São Paulo e pela Guarda Municipal de São Paulo.
Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas
Telefone: (19) 3345-2260
Fonte: Polícia Federal
-
esportes7 dias atrásFrança vence Marrocos por 2 a 0 e avança às semifinais da Copa do Mundo
-
esportes6 dias atrásEspanha vence Bélgica com gol no fim e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo
-
esportes4 dias atrásInglaterra busca virada sobre a Noruega na prorrogação e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo
-
esportes4 dias atrásArgentina vence Suíça com assistência de Flaco Lopes e esta nas semifinais da Copa do Mundo
-
esportes4 dias atrásDourado abre vantagem, mas São Bernardo busca empate; Cuiabá fora do G-6
-
Saúde7 dias atrásCardiologista alerta: controle precoce de hipertensão e diabetes pode evitar internações por insuficiência cardíaca
-
Mato Grosso7 dias atrásPerigo iminente: Estado tem 11 barragens em risco de colapso e outras 85 com problemas
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT fortalece ações de proteção de dados em visita técnica à ANPD, em Brasília



