lucas do rio verde
Lucas poderá ter complexo pioneiro da Polícia Civil reunindo delegacias especializadas e Politec
Lucas do Rio Verde recebeu, nesta sexta-feira (13), a visita técnica da equipe da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) para avaliação de estruturas destinadas ao fortalecimento da segurança pública no município. A agenda incluiu a vistoria ao prédio da Prefeitura que abrigará a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), ao espaço que poderá sediar a futura Delegacia Especializada da Mulher e ao terreno, que será cedido pelo Município, onde está prevista a construção do complexo da Polícia Civil. As ações de estruturação contam, também, com a parceria importante do Poder Legislativo luverdense.
A comitiva foi liderada pela diretora de Administração Sistêmica da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, delegada Ana Paula de Faria Campos, e contou com a participação do prefeito Miguel Vaz, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, do secretário municipal de Governo e Administração, Alan Togni, do coordenador de Enfrentamento ao Crime Organizado, delegado Rafael Mendes Scatolon, além da equipe técnica da PJC que veio de Cuiabá.
Durante a visita, o prefeito Miguel Vaz destacou os avanços na estruturação das forças de segurança no município. “Nós estamos concluindo o serviço de adequação do prédio do antigo laboratório municipal, que passará a atender a DERF aqui no nosso município, que hoje funciona junto com a delegacia municipal. Então é uma conquista importante, um espaço exclusivo para essa área especializada da Polícia Civil, que é fundamental para o município e para toda a região”, afirmou.
Segundo o prefeito, também foi realizada a visita ao prédio que poderá receber a futura Delegacia da Mulher, uma demanda antiga da comunidade. “A criação da Delegacia da Mulher aqui consolida as ações de combate à violência contra a mulher. Hoje o município já conta com o Núcleo da Mulher junto à delegacia municipal, a Sala da Mulher na Guarda Civil Municipal, a Patrulha Maria da Penha e também o Botão do Pânico. Mas precisamos avançar e essa delegacia especializada fará uma grande diferença na proteção às mulheres”, ressaltou Miguel Vaz.
Outro ponto da agenda foi a visita ao terreno doado pela Prefeitura para a construção do futuro complexo da Polícia Civil. “Hoje a delegacia municipal funciona em um prédio público que já foi o antigo Paço Municipal. Estamos na fase final do projeto para a construção de uma nova estrutura que reunirá todas as delegacias e, possivelmente, a Politec. A ideia é formar um complexo da Polícia Civil, garantindo mais eficiência e melhor atendimento à população. O terreno já foi destinado para essa construção e o Governo do Estado apoiará a obra por meio de convênio com o município”, explicou o prefeito.
Para a diretora de Administração Sistêmica da PJC-MT, delegada Ana Paula de Faria Campos, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem sido fundamental para o fortalecimento da segurança pública.
“Nós estivemos aqui no ano passado com a diretoria da Polícia Civil e firmamos mais uma parceria entre o Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que sempre deu apoio às forças de segurança. Entendemos que essa parceria é um pilar estratégico da segurança pública. Neste mês ainda vamos inaugurar a DERF de Lucas do Rio Verde em um prédio adaptado para o padrão de atendimento da Polícia Civil, o que vai melhorar significativamente o atendimento à população”, explicou.
Segundo a delegada, a implantação da Delegacia da Mulher no município é viável e está em análise dentro do planejamento de expansão das unidades especializadas da Polícia Civil. “Lucas do Rio Verde possui uma população crescente e uma estrutura que tecnicamente torna viável a instalação dessas delegacias especializadas. Existe o desejo e também um estudo técnico que orienta a escolha das cidades para essa expansão”, afirmou.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, que acompanhou a visita técnica, destacou a importância da possível implantação da Delegacia da Mulher no município.
“Eu acredito que esse é um grande sonho de muitas pessoas que já lutaram por isso. Sabemos da mobilização de mulheres e de instituições que sempre buscaram trazer essa delegacia para Lucas do Rio Verde. É um momento muito importante, especialmente porque enfrentamos muitos casos de violência doméstica. Esta semana estivemos em Cuiabá conversando sobre essa possibilidade e hoje a delegada já está aqui visitando o espaço e avaliando as estruturas. Isso mostra que o processo está caminhando. Estamos muito felizes e acreditamos que esse sonho poderá se tornar realidade em breve”, completou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)
Com os avanços discutidos durante a visita técnica, Lucas do Rio Verde poderá se tornar um dos primeiros municípios de Mato Grosso a contar com um complexo da Polícia Judiciária Civil, reunindo em um único local diversas vertentes da instituição e fortalecendo ainda mais a segurança pública e o atendimento à população.
lucas do rio verde
Recitais das Oficinas Culturais celebram aprendizado, talento e acesso à cultura
Durante os dias 25, 26 e 27 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores foi palco dos Recitais das Oficinas Culturais de Música, promovidos pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Ao longo de três noites, cerca de 160 alunos, familiares e a comunidade prestigiaram uma programação marcada por aprendizado, emoção e valorização da cultura.
Os recitais reuniram apresentações de Piano e Teclado, Canto e Coral e Violino e Violão. Em cada noite, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nas oficinas gratuitas oferecidas pelo Município, vivenciando a experiência de subir ao palco, desenvolver a confiança e compartilhar seu talento diante do público.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, os recitais representam um dos momentos mais especiais do calendário das Oficinas Culturais, por reunirem alunos, familiares e a comunidade em torno da arte.
“Ver nossos alunos mostrando tudo o que aprenderam ao longo das oficinas é um momento muito bonito. Reunir pais, familiares e a comunidade para prestigiar esse trabalho fortalece a cultura e torna essa experiência ainda mais significativa para cada um deles”, destacou a secretária.
A coordenadora das Oficinas Culturais, Keila Fernandes, ressaltou que os recitais representam a conclusão de um importante ciclo de aprendizagem e permitem que os alunos coloquem em prática tudo o que foi desenvolvido durante as aulas.
“Os recitais são a oportunidade de apresentar o resultado do trabalho realizado nas oficinas. Além de demonstrarem toda a evolução dos alunos, eles proporcionam a vivência de palco, que é fundamental para o desenvolvimento artístico e para a confiança de cada participante”, afirmou.
Na plateia, a emoção também marcou presença. Edilson Rodrigues acompanhou a apresentação da filha e fez questão de parabenizar toda a equipe envolvida.
“Foi um momento muito emocionante. Ver nossos filhos no palco, mostrando o que aprenderam, enche a gente de orgulho. Quero parabenizar os professores, a equipe das oficinas e a Prefeitura por oferecerem essa oportunidade para tantas crianças e jovens”, disse.
Entre os alunos, a sensação era de dever cumprido. A estudante Yasmin Zimmer contou que viver essa experiência foi inesquecível.
“Eu me senti muito bem no palco. Gostei muito de me apresentar e fiquei muito feliz com os aplausos. Foi uma experiência muito especial e que vou guardar com carinho”, relatou.
Ao promover os recitais, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde reafirma o compromisso de ampliar o acesso à cultura, incentivar novos talentos e oferecer espaços para que crianças, jovens e adultos desenvolvam suas habilidades artísticas e compartilhem esse aprendizado com toda a comunidade.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrásJúri condena motorista por homicídios culposos em acidente de trânsito na Capital
-
esportes7 dias atrásInglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
-
esportes7 dias atrásPortugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
-
Mato Grosso7 dias atrásOperação da Polícia prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
esportes6 dias atrásVinicius júnior dá show e Brasil vence a Escócia
-
esportes6 dias atrásSuíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
-
esportes6 dias atrásBrasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásReino Unido anuncia bloqueio a produtos agrícolas ligados a desmatamento



