cultura
Jacy Proença lança livro lúdico em quadrinhos sob a ótica da população negra e indígena de Cuiabá
A escritora e professora de Cuiabá, Jacy Proença, lança nesta sexta-feira, às 8h, o livro “Conhecendo Cuiabá”, que traz de forma lúdica a história das populações negra e indígena no contexto da prática pedagógica.
O livro será lançado na Escola Estadual Cleinia Rosalina Souza, localizada na Rua Ivonete Pereira dos Reis, no bairro Residencial Itamarati, ao lado do bairro Planalto, em Cuiabá.
A produção da obra traz uma proposta de educação inclusiva, onde parte da população excluída, negros, indígenas, mulheres, é inserida no contexto da cidade. Além disso, ele introduz a questão ambiental e a poética regional. Agrega ainda a temática da erradicação do trabalho infantil e um conjunto de atividades para auxiliar a prática pedagógica de educadores.
“Elaborar um livro como o Conhecendo Cuiabá veio da observação de militante do movimento negro e de mulheres na experiência enquanto professora na escola. Percebi que os materiais didáticos não traziam uma proposta de inclusão e sempre excluíam do contexto histórico-cultural, de desenvolvimento, a participação da população negra, indígena e das mulheres”, explica a autora.
Jacy narra o cenário hipotético de uma professora com um grupo de alunos, cada um representando um grupo étnico, vão perpassando pontos e fatos históricos de Cuiabá. Essa professora vai narrando a história, levando a um envolvimento dos alunos, e inserindo no contexto a participação dessas populações excluídas de todo processo de construção e desenvolvimento da cidade.
“Esse projeto é muito importante para nós, já realizamos outros lançamentos de livros e sabemos da grande importância de manter a leitura viva nos dias atuais, então é com muita alegria que vamos lançar esse livro contando a história de Cuiabá. Na obra, a escritora Jacy Proença traz muito bem ilustrado e divertido, vai manter o leitor empolgado a cada página”, reforça Anderson Zanovello, presidente estadual da Central Única das Favelas (Cufa).
“O livro Conhecendo Cuiabá rompe barreiras e traz conceitos importantes para serem discutidos em sociedade, de uma forma leve e criativa. Nossa expectativa é que ele alcance cada vez mais estudantes”, afirma o produtor Edilson Proença.
cultura
Fotógrafo mato-grossense representa o Pantanal em mostra dos biomas brasileiros na China
José Medeiros integra exposição realizada em Pequim no Ano Cultural Brasil-China 2026 representando o Pantanal.
O fotógrafo e documentarista José Medeiros representa o Pantanal na mostra fotográfica dedicada aos seis biomas brasileiros apresentada em Pequim, na China, como parte da programação do Festival Brasil – Turismo, Arte e Cultura, realizado no âmbito do Ano Cultural Brasil-China 2026. Suas fotografias constituem a apresentação visual do Pantanal dentro de um conjunto que reúne trabalhos de seis fotógrafos, cada um associado a um dos biomas do país.
A exposição apresenta Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal por meio da fotografia e de outras experiências expositivas, com ênfase nas relações entre paisagens, modos de vida, manifestações culturais e territórios. A proposta curatorial parte da conexão entre os biomas brasileiros e utiliza o fenômeno dos chamados “rios voadores” como fio condutor do percurso.
Além de José Medeiros, que apresenta o Pantanal, participam João Marcos Rosa, com a Amazônia; André Pessoa, com a Caatinga; Zig Koch, com a Mata Atlântica; André Dib, com o Cerrado; e Tadeu Vilani, com o Pampa. A seleção reúne fotógrafos com trajetórias vinculadas à documentação de paisagens, biodiversidade, comunidades e transformações territoriais em diferentes regiões brasileiras.
No caso do Pantanal, a escolha de Medeiros está relacionada a uma trajetória de mais de três décadas de documentação da região. Seu trabalho acompanha tanto as paisagens submetidas aos ciclos de cheia e vazante quanto os modos de vida das populações pantaneiras e as transformações ambientais e sociais ocorridas no território.
A participação insere a fotografia produzida em Mato Grosso em uma ação de apresentação internacional da diversidade ambiental e cultural brasileira. A mostra integra uma programação que apresenta ao público chinês os seis biomas do país e associa fotografia, cultura, biodiversidade e experiências imersivas. Segundo a Embratur, o Festival Brasil ocorre em Pequim entre 2 e 6 de setembro de 2026 e integra a agenda do Ano Cultural Brasil-China.
Para José Medeiros, a presença de seu trabalho na exposição também leva ao exterior uma produção documental construída a partir do próprio território. Em sua obra sobre o Pantanal, a paisagem aparece relacionada às pessoas que vivem na planície, às formas de trabalho, aos ciclos das águas, à cultura e às mudanças que atravessam a região ao longo do tempo.
Sobre José Medeiros
Fotógrafo e documentarista mato-grossense, José Medeiros desenvolve há mais de três décadas uma obra dedicada ao Pantanal. Sua produção reúne fotografia, audiovisual e projetos documentais voltados às paisagens, às comunidades e às transformações sociais e ambientais da região. Na exposição realizada em Pequim, seu trabalho integra a representação brasileira do Pantanal entre os seis biomas apresentados ao público chinês.
-
esportes7 dias atrásCuiabá mantém veto a patrocínios de bets e busca aproximação com o agronegócio
-
esportes6 dias atrásMato-grossense Leonardo Storck estreia com vitória no J300 de Repentigny, no Canadá
-
esportes5 dias atrásAtlético-MG vence o Cruzeiro de virada e avança às semifinais da Copa do Brasil
-
caceres3 dias atrásMorre o lendário marinheiro Caxito, aos 109 anos; ele atuou por mais de 40 anos em Cáceres
-
esportes4 dias atrásFlamengo vence o Mirassol e encosta no líder Palmeiras no Brasileirão
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrásColheita supera 88% e lavouras chegam a 400 arrobas por hectare em Mato Grosso
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásAgro exporta R$ 45,6 bilhões e mantém 3º lugar no país
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásAgro deve responder por quase um quarto da economia em 2026





