ecossistemas
Investidores internacionais visitam sala de monitoramento de desmatamento ilegal
Representantes das instituições puderam entender melhor as ações realizadas pela Sema para evitar o avanço do desmatamento
Assessoria / Sema-MT
Investidores internacionais visitam sala de monitoramento de desmatamento ilegal
Investidores do mercado da pecuária e agricultura estiveram na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para conhecer as tecnologias e procedimentos empregados pelo órgão para combater o desmatamento ilegal na Amazônia e outros biomas. Ao conhecer a Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, os representantes da Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH), grupo Marfrig, fundo de investimentos AndGreen e Ministério Público Federal (MPF) puderam tirar as dúvidas sobre como a Sema vem monitorando a cobertura vegetal do Estado.
Os analistas de meio ambiente explicaram que após a aquisição pelo Programa Rem Mato Grosso dos serviços Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal a Sema revisou procedimentos para atuar com foco em evitar o desmatamento. Os alertas de supressão vegetal identificados pela ferramenta, que utiliza imagens de alta resolução espacial e temporal da constelação de satélites Planet, são cruzados com a base de dados da Secretaria para checar quem é o proprietário da área, se há autorização para desmatamento e outras informações necessárias para configurar ou não a infração ambiental.
A partir disso, a Sema determina quais desmatamentos serão autuados remotamente e quais terão a visita da equipe em campo para cessar o dano ambiental. “Trabalhamos para autuar 100% das infrações e para cessar os desmatamentos que esteja ocorrendo. O nosso foco é agir para manter a floresta em pé”, explicou a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.
Durante a apresentação realizada na terça-feira (08), foi feita a simulação em tempo real dos procedimentos realizados pela Sema utilizando alertas disponibilizados pela Plataforma.
ecossistemas
Há quase um mês incêndio destrói o Parque Encontro das Águas sem controle
Um incêndio está destruindo o Parque Encontro das Águas, localizado no Pantanal entre Poconé e Barão de Melgaço, há mais de 20 dias e já consumiu 20,8% da área do parque, o que equivale a 21.825 hectares de vegetação. Nem mesmo a chuva forte da semana passada conseguiu conter as chamas.
De acordo com uma nota emitida no sábado (28.10), cerca de 30 bombeiros estão posicionados ao longo dos rios Canabu, Cuiabá e São Lourenço para combater o incêndio que atinge o Parque. As equipes de bombeiros também contam com a ajuda de aeronaves dos Bombeiros e da Defesa Civil, que lançam água para reduzir a intensidade das chamas e aumentar a umidade na região.
O Parque Estadual Encontro das Águas está situado na confluência dos rios Cuiabá e Piquiri e abrange uma área de 108 mil hectares. A localidade é conhecida por ter a maior concentração de onças-pintadas do mundo, tornando sua preservação uma preocupação importante para as autoridades. A população local está apreensiva com o avanço das chamas na área, temendo impactos na fauna e flora da região.
-
tce mt5 dias atrásTribunal de Contas entrega mais 453 certificados e se aproxima de 800 alunos formados no MBA em Gestão de Cidades
-
Mato Grosso4 dias atrásPivetta cobra e construtoras firmam pacto para concluir trecho do BRT entre Cuiabá e Várzea Grande
-
sorriso5 dias atrásSérgio Ricardo destaca Sorriso como referência para o Plano Mato Grosso 2050 e defende gestão voltada às pessoas
-
Educação5 dias atrásUnemat abre 1.098 vagas para ingresso em cursos
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásJúri de investigador da Polícia Civil acusado de matar policial militar começa hoje
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásEmenda Constitucional 120 completa quatro anos reafirmando valorização de agentes de saúde
-
cultura5 dias atrásCoro Experimental MT apresenta “Um Ney para Cada Um” no Cine Teatro Cuiabá
-
esportes7 dias atrásFlamengo vence o Grêmio fora de casa e segue firme no Brasileirão



