ecossistemas
Fiscalização apreende maior quantidade de Castanheira em MT, espécie protegida por lei
Quatro pessoas são conduzidas para delegacia por crimes contra a flora. Operação é realizada por Sema, Indea e Força Tática da Polícia Militar
Da Assessoria
Agentes avaliam que esta é a maior apreensão de madeira protegida por lei já realizada em Mato Grosso
A operação Pinga Fogo resultou em apreensão inédita de madeira de corte proibido. Durante a ação fiscalizatória realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), agentes do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Força Tática da Polícia Militar foram apreendidos 1.300m³ de madeira, sendo 470m³ de Castanheira, espécie protegida por lei. Os agentes avaliam que esta é a maior apreensão de madeira protegida por lei já realizada em Mato Grosso.
Quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia por crimes contra a flora. Uma outra pessoa foi conduzida por porte ilegal de drogas e munições. A ação fiscalizatória teve início no dia 06 de janeiro e está sendo realizada nos municípios de Nova Mutum, Cláudia, Marcelândia e Porto dos Gaúchos.
Da Assessoria
Agentes avaliam que esta é a maior apreensão de madeira protegida por lei já realizada em Mato Grosso
Até o momento, foram aplicados R$ 3 milhões em multas, embargadas três madeireiras e mil hectares por desmatamento em desconformidade com a legislação. Os equipamentos utilizados para a prática dos crimes ambientais também foram apreendidos, sendo três caminhões, sete tratores e onze motosserras.
Denúncias
O cidadão pode denunciar crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838, nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.
ecossistemas
Há quase um mês incêndio destrói o Parque Encontro das Águas sem controle
Um incêndio está destruindo o Parque Encontro das Águas, localizado no Pantanal entre Poconé e Barão de Melgaço, há mais de 20 dias e já consumiu 20,8% da área do parque, o que equivale a 21.825 hectares de vegetação. Nem mesmo a chuva forte da semana passada conseguiu conter as chamas.
De acordo com uma nota emitida no sábado (28.10), cerca de 30 bombeiros estão posicionados ao longo dos rios Canabu, Cuiabá e São Lourenço para combater o incêndio que atinge o Parque. As equipes de bombeiros também contam com a ajuda de aeronaves dos Bombeiros e da Defesa Civil, que lançam água para reduzir a intensidade das chamas e aumentar a umidade na região.
O Parque Estadual Encontro das Águas está situado na confluência dos rios Cuiabá e Piquiri e abrange uma área de 108 mil hectares. A localidade é conhecida por ter a maior concentração de onças-pintadas do mundo, tornando sua preservação uma preocupação importante para as autoridades. A população local está apreensiva com o avanço das chamas na área, temendo impactos na fauna e flora da região.
-
esportes6 dias atrásVasco vence o Santa Fe em São Januário e avança às semifinais da Sul-Americana
-
esportes6 dias atrásFluminense perde para o Platense, mas avança às semifinais da Libertadores
-
esportes6 dias atrásSão Paulo empata com o Boca Juniors, mas é eliminado nas quartas da Sul-Americana
-
esportes5 dias atrásPalmeiras supera a LDU nos pênaltis e avança à semifinal da Libertadores
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásHomem é condenado a 14 anos de prisão por homicídio qualificado
-
esportes5 dias atrásAtlético-MG elimina Santos nos pênaltis e avança à semifinal da Sul-Americana
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásProdutor tem até o dia 30 para entregar declaração do ITR e evitar multa
-
tce mt5 dias atrásSérgio Ricardo alerta: apenas 18 dos 142 municípios responderam questionário sobre insegurança alimentar



