Pesquisar
Close this search box.

ecossistemas

Em feira, catadoras orientam público sobre descarte consciente

Em um ponto de coleta, elas recolhem materiais recicláveis e reutilizáveis, como óleo de cozinha e eletrônicos

Publicados

em


Da Assessoria

espaço garden 2.jpeg

Em feira “movida” a sustentabilidade, catadoras orientam público sobre descarte consciente

As catadoras de material reciclável e reutilizável do Mato Grosso sustentável se unem aos empreendedores criativos da Feira Gaia em sua nova edição. Vai ser neste sábado (14), das 16h às 23h, no Espaço Garden Cuiabá. 

 

No ponto de coleta montado especialmente para a ocasião, elas recolhem materiais descartáveis como óleo de cozinha, garrafas pet, embalagens tetrapack e eletrônicos, enquanto interagem com o público, orientando sobre novas atitudes que podem transformar lares.

 

E o que é mais importante, despertar uma consciência ambiental sobre a reciclagem e reutilização de matérias e resíduos, por meio desse projeto de orientação do público, chamado “Lixo: Dignidade e Cidadania”, que elas têm levado a diversos eventos da Baixada Cuiabana.

 

A artista visual e empreendedora cultural Adriana Milano, que organiza o evento ao lado da produtora de eventos Bruna Angelo, destaca que o trabalho dessas mulheres, vai de encontro com o conceito e a essência da feira, a sustentabilidade.

 

“Em contrapartida, ajudaremos essas mulheres com a doação de leite em caixinha, o item de alimentação que elas mais precisam. Pedimos aos visitantes que contribuam com a doação de 1 caixinha de leite como entrada para a Feira”. 

 

Bruna destaca a relevância do projeto que tem mudado a vida dessas mulheres. “Elas buscam na reciclagem uma maneira de promover a inclusão social e renda para sustentarem suas famílias”.

Da Assessoria

espaço garden 1.jpeg

Em feira “movida” a sustentabilidade, catadoras orientam público sobre descarte consciente 

Além das associadas da Asmats, somam à feira, empreendedores de diferentes segmentos: literatura, artesanato, moda, gastronomia e artistas da música e teatro, bem como, de representantes de ações sociais e de intervenção urbana, como o projeto Verde Novo. A propósito, o Verde Novo, capitaneado pelo paisagista Marcelo Pissurno, fará distribuição gratuita de mudas de plantas nativas. 

 

Programação

 

O cerimonial do evento tem assinatura de Menotti Griggi. É ele quem anuncia a primeira atração do evento. Luccas Vallent, do Yoga na Chapada, realiza uma aula especial, às 16h.

 

Deste horário até às 23h, a feira é movimentada pelos negócios de 40 expositores que comercializam seus produtos. O evento conta ainda com a presença de terapeutas e coach, dentre outros profissionais dedicados à saúde física e mental.

Da Assessoria

projeto catadoras.jpg

Projeto Catadoras 

Enquanto isso, no telão, serão exibidas séries de fotografias de Rai Reis. No segmento das artes visuais, haverá ainda, exposição com obras do artista plástico Zeilton Mattos. E tem arte na pele, também. A Tattoo Galery realiza um “flash tattoo”.

 

Durante o evento, o visitante poderá degustar ainda, comidinhas de boteco e vegana, preparadas por experientes cozinheiros. 

Música e intervenções artísticas

 

Do início ao fim, apresentações musicais e performances artísticas agitam o evento.

 

Confira a programação especialmente pensada para edição Espaço Garden da Feira Gaia:

 

16h as 20h – Sunset com o Dj Renato Milano com uma set list especial para a Gaia

18h a 19h – Intervenção Urbana com o Coma Fronteira e Spectrolab

19 às 21h – Noite de autógrafos e performance com a poetisa e escritora Luciene Carvalho, imortal da Academia Mato-grossense de Letras

19:30 h – Performance artística com Rodrigo Zaiden

20h as 22h-  Show de Larissa Padilha com participação do Dj Chabô

Até o encerramento do evento, o palco estará aberto a colaborações.

 

Serviço:

 

 Dia: 14/12 – sábado

 Horário: das 16h às 23h

 Local: Espaço Garden

 Rua Salah Solamein Ayoub, n.300, Cachoeira da Garças / Coxipó (próximo à rotatória do bairro Jardim Imperial e antiga fábrica da Brahma/ hoje Heineken)

 

Comentários Facebook
Propaganda

ecossistemas

Há quase um mês incêndio destrói o Parque Encontro das Águas sem controle

Publicados

em

Um incêndio está destruindo o Parque Encontro das Águas, localizado no Pantanal entre Poconé e Barão de Melgaço, há mais de 20 dias e já consumiu 20,8% da área do parque, o que equivale a 21.825 hectares de vegetação. Nem mesmo a chuva forte da semana passada conseguiu conter as chamas.

De acordo com uma nota emitida no sábado (28.10), cerca de 30 bombeiros estão posicionados ao longo dos rios Canabu, Cuiabá e São Lourenço para combater o incêndio que atinge o Parque. As equipes de bombeiros também contam com a ajuda de aeronaves dos Bombeiros e da Defesa Civil, que lançam água para reduzir a intensidade das chamas e aumentar a umidade na região.

O Parque Estadual Encontro das Águas está situado na confluência dos rios Cuiabá e Piquiri e abrange uma área de 108 mil hectares. A localidade é conhecida por ter a maior concentração de onças-pintadas do mundo, tornando sua preservação uma preocupação importante para as autoridades. A população local está apreensiva com o avanço das chamas na área, temendo impactos na fauna e flora da região.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana