Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA MT

CPI da Saúde aprova novas convocações e recebe parecer jurídico sobre sigilo de delegados

Publicados

em

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quarta-feira (10), mais uma reunião de trabalho para dar continuidade às investigações sobre contratos celebrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) entre os anos de 2019 e 2023.

Participaram da reunião o presidente da CPI, deputado estadual Wilson Santos (PSD), o deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) e, de forma remota, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União).

A reunião começou com a leitura do parecer jurídico elaborado pela Procuradoria da Assembleia Legislativa sobre a postura adotada pelos delegados da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Decor), que permaneceram em silêncio durante depoimento prestado à comissão na reunião anterior.

A leitura foi feita pelo procurador da ALMT, Francisco Edmilson Bruto Junior. Segundo o parecer, a conduta dos delegados encontra respaldo legal devido aos sigilos funcional e judicial que envolvem as investigações. O documento cita precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e decisões da Justiça Federal relacionadas à Operação Espelho.

De acordo com o procurador, os elementos da investigação conduzida anteriormente na esfera estadual foram anulados após decisão da Justiça Federal, uma vez que os fatos investigados envolvem recursos federais da saúde. Atualmente, dez inquéritos estão em andamento na Polícia Federal e na Justiça Federal.

Leia mais:  Comissão de Trabalho analisa 173 proposições e contribui para criação de 27 novas normas

Durante a apresentação do parecer, o procurador Francisco informou ainda que a Justiça Federal já determinou que a Polícia Federal disponibilize à CPI acesso integral aos dez inquéritos em andamento.

Após a análise jurídica, os parlamentares votaram uma série de requerimentos de convocação para prestar esclarecimentos à CPI. Todos os requerimentos foram aprovados.

Novas convocações – Foram aprovadas as convocações do secretário de Estado de Saúde, Juliano Mello; do ex-secretário de Estado de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo; da ex-secretária-adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Campos Dombes Cartúbia Neves; e do ex-diretor do Hospital Regional de Cáceres, Onair Azevedo Nogueira.

Os requerimentos de convocação de Juliano Mello, Gilberto Figueiredo e Caroline Campos receberam voto contrário do deputado Dilmar Dal Bosco, mas foram aprovados pela maioria dos membros da comissão.

Ao final da reunião, o presidente da CPI, deputado Wilson Santos, destacou que os trabalhos seguem o cronograma definido pelos parlamentares.

“Hoje foi feita a leitura do parecer da Procuradoria em relação ao comportamento dos delegados da Decor durante a última oitiva. Também votamos vários requerimentos de convocação, dando continuidade ao planejamento que havia sido estabelecido pela comissão”, afirmou.

Leia mais:  Tereza Cristina e Damares Alves vêm a Cuiabá em ato de apoio a Margareth Buzetti

Segundo Wilson Santos, a estratégia da CPI foi iniciar os trabalhos pela análise documental e pela oitiva de representantes dos órgãos de controle para, somente em uma segunda etapa, avançar para os depoimentos de gestores públicos e empresários.

O parlamentar informou ainda que a comissão recebeu comunicação da Polícia Federal sobre o encaminhamento dos documentos referentes a dez inquéritos relacionados à aplicação de recursos federais na saúde pública estadual entre 2019 e 2023.

“Já recebemos da Polícia Federal a informação sobre o encaminhamento da documentação dos dez inquéritos. Como envolvem recursos federais do SUS, as investigações passaram para a competência da Polícia Federal e da Justiça Federal”, explicou.

Sobre as próximas etapas, Wilson Santos informou que as oitivas dos atuais e ex-gestores da Secretaria de Estado de Saúde devem ocorrer, provavelmente, durante o mês de julho. Já os depoimentos de empresários convocados anteriormente pela comissão devem ocorrer entre a segunda quinzena de junho e julho.

A próxima reunião da CPI está marcada para a próxima quarta-feira (17), quando será ouvido o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes. A comissão tem prazo de funcionamento até meados de agosto, podendo ser prorrogada caso haja necessidade de continuidade dos trabalhos.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Pivetta visita moradores do Cristo Rei e confirma avanço no abastecimento de água em Várzea Grande

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) esteve nesta sexta-feira (11) no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, onde conversou com famílias da região e recolheu relatos sobre a melhora na distribuição de água. Na visita, ele também levantou demandas dos moradores e alinhou estratégias de solução com a equipe do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Em julho, o governador assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) batizado de “aliança pela água”, que prevê investimento de R$ 60 milhões para identificar falhas e otimizar o abastecimento no município. No Cristo Rei, oito poços foram reativados e outros oito perfurados como forma de acelerar os resultados.

A presidente dos moradores, Maria do Carmo Aguiar, contou que não tem mais receio de começar o dia sem água. “Só posso agradecer, porque antes o telefone tocava às cinco horas da manhã. Me perguntavam ‘dona, cadê a água?’. Temos a esperança de levantar e cuidar dos afazeres sem medo de não ter água, sem comprar caminhão de água ou ligar a bomba”, relatou.

Leia mais:  Pivetta critica senadores com "rabo preso"; veja vídeo

Maria também destacou a parceria com Pivetta em um trabalho conjunto para acabar com a falta de água na cidade e disse confiar no governador. “Graças a Deus, nosso governador está aqui para nos dar a mão e trabalharmos unidos, fazendo parceria para um bom trabalho. Chegou a hora em que alguém vai resolver”, afirmou.

Dona de restaurante, Ângela Assunção contou que deixou de comprar água para as tarefas de casa e do trabalho. “Agora sim a água está chegando, depois de um ano comprando caminhão de água. Nesta semana, tomei banho de chuveiro, porque a água subiu na caixa. Nem precisei de bomba. Ainda mais em estabelecimento, não podemos ficar sem água”, disse.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), avaliou que o Governo do Estado tem realizado ações importantes para o município e elogiou a atenção de Pivetta às demandas da população. “Já fizemos muito com o Governo do Estado e temos muito a fazer pelos próximos quatro anos. O importante é o olhar para o cidadão. Tenho um governador comigo e, com minha equipe, enfrentamos tudo sem medo. Ele olha como um pai para Várzea Grande e quer cuidar de cada pedacinho”, ressaltou.

Leia mais:  Margareth Buzetti recebe apoio de Tereza Cristina e Damares Alves em megaevento em Cuiabá

Pivetta reforçou que seu objetivo é levar água a todos os várzea-grandenses e promover melhorias em outros setores da cidade. “Vamos levar para toda a Várzea Grande. O Governo do Estado de Mato Grosso chegou para ficar. Não vamos mais sair. Tem a água, mas temos que fazer melhorias importantes também em ruas, avenidas e melhorar a educação”, completou.

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana