Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

municipios

Comunidade Santo Antônio do Fontoura pede apoio para regularização fundiária

Presidente do assentamento esteve na Assembleia para pedir ajuda para mais de mil famílias que moram e trabalham na terra de propriedade do Incra-MT

Publicados

em


O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o presidente da Associação de Moradores do Distrito de Santo Antônio do Fontoura, em São José do Xingu (967 quilômetros da capital), Divanito Jerônimo da Costa, conhecido por Parruda. Ele pede o intermédio do deputado junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MT) para que o distrito seja regularizado. A comunidade possui 5 mil habitantes, algo em torno de 1.300 famílias. 

 

Santo Antônio do Fontoura foi criado há duas décadas e até hoje busca a regularização fundiária. Segundo Parruda, no ano passado, a associação contratou uma empresa para fazer o georreferenciamento da área. “O fato de o distrito ter o geo já facilita bastante o trabalho do Incra, que alega não ter condições suficientes para executar todos os georreferenciamentos no estado. Precisamos muito desse apoio do deputado. Soubemos de assentamentos que conseguiram a regularização através dele (Silvano)”, disse Parruda.

 

Na reunião, o superintendente do Incra-MT, João Bosco Moraes, recebeu um ofício com cópia do georreferenciamento, assinado pela Prefeitura, Câmara Municipal e Associação de Moradores do Distrito de Santo Antônio do Fontoura, solicitando do órgão a doação dos 323 hectares de terra. O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) disse que levará o caso para o Incra Nacional e que cobrará celeridade do processo.

 

Mato Grosso é o primeiro estado, dentro do Programa Nacional de Regularização Fundiária, criado no ano passado pelo governo federal, a expedir títulos de propriedades urbanas e rurais. A meta do governo federal é emitir cerca de 60 mil títulos de propriedade em todo o Brasil até dezembro de 2018. Já Mato Grosso tem a missão de titular 3 mil lotes, número que deve ser superado pelo Incra regional, tendo em vista a previsão do órgão no estado de contemplar seis mil famílias até o final do ano que vem.

 

“É um grande desafio, tendo em vista que há muitos anos não se regulariza áreas em nosso estado. Uma surpresa também para todos que dependem desse tão sonhado documento que dará segurança jurídica a milhares de assentados. O documento é fundamental para o parceleiro conseguir adesão às linhas de crédito, junto aos bancos. Atrelado a isso, a Medida Provisória 759/16, publicada no ano passado, vem reforçar essa segurança ao assentado que poderá aumentar sua renda, além de proporcionar qualidade de vida a sua família, que é o nosso foco”, ressaltou Silvano Amaral.

 

 

Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca mais de 170 profissionais para rede de Saúde

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convocou, nesta sexta-feira (14), mais de 170 profissionais aprovados em processos seletivos simplificados para contratação temporária e formação de cadastro reserva. As convocações foram publicadas na edição suplementar da Gazeta Municipal de Cuiabá.

Entre os profissionais convocados estão técnicos de enfermagem, vigilantes, médicos clínicos gerais plantonistas, médico regulador, eletricistas, pedreiros, maqueiros, serventes e motoristas categoria AB.

As convocações abrangem diferentes processos seletivos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles estão os processos nº 003/2026/SMS, nº 001/2025/SMS e nº 003/2025/SMS, com candidatos chamados conforme a ordem de classificação e a necessidade da rede municipal.

No processo seletivo de 2026, foram convocados profissionais para as funções de agente operacional de saúde nas áreas de eletricista, pedreiro, maqueiro, servente e motorista, além de médico regulador.

Também foram realizadas novas convocações de técnicos de enfermagem e vigilantes, ampliando o chamamento de candidatos classificados no cadastro de reserva do processo seletivo de 2025.

A SMS também convocou médicos clínicos gerais plantonistas, classificados no processo seletivo nº 003/2025/SMS, para apresentação da documentação necessária à contratação temporária.

Os convocados têm prazo de 15 dias, a contar da publicação do edital, para apresentar a documentação exigida presencialmente ou por meio do Protocolo Virtual SIGED da Secretaria Municipal de Saúde. O não cumprimento do prazo resulta na eliminação do certame, permitindo a convocação dos candidatos subsequentes, conforme a necessidade do serviço público.

Após a entrega e validação da documentação, os profissionais deverão se apresentar na unidade designada pela SMS para início das atividades no prazo máximo de 48 horas após o recebimento da carta de apresentação.

A convocação faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá para recompor e fortalecer o quadro de profissionais da rede municipal de saúde, garantindo a continuidade dos serviços prestados à população.

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana