Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA NACIONAL

Câmara aprova projeto de Jayme Campos que cria a Semana Nacional da Empresa Júnior

PL do senador mato-grossense segue para sanção presidencial e deve fortalecer a educação empreendedora nas universidades brasileiras

Publicados

em

Senador Jayme Campos cobra o Senador cumprimento da Lei dos Caminhoneiros

 

O senador Jayme Campos (União-MT) comemorou a aprovação, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 4.412/2021, de sua autoria, que institui a Semana Nacional da Empresa Júnior. A data será celebrada anualmente na semana que incluir o dia 6 de abril. Os deputados aprovaram, nesta quinta-feira (13), o texto encaminhado pelo Senado Federal sem alterações. Agora, a proposta segue para sanção presidencial.

“Estamos muito felizes com a aprovação. É uma grande vitória para o empreendedorismo brasileiro. Nossa proposta é meritória e tem o objetivo claro de fortalecer a educação empreendedora de nossos jovens por meio de palestras, debates, seminários e outros eventos, disseminando a cultura da empresa júnior”, destacou o senador.

Jayme Campos também ressaltou a relevância do movimento de empresas juniores no país. “Trata-se de uma forma de empreendedorismo promovida e estimulada nas universidades brasileiras. Esse movimento conta com a participação de alunos de graduação de diversas áreas acadêmicas, supervisionados por professores especializados, tornando-se uma valiosa ferramenta educacional que alia inovação e empreendedorismo, favorecendo o sucesso dos jovens brasileiros”, afirmou.

Leia mais:  Modernização das regras nos conflitos entre contribuinte e Fisco vai à sanção

Segundo o senador, dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores apontam que o Brasil pode ser considerado, atualmente, a maior potência mundial no movimento empresarial júnior. O país reúne 76% das empresas desse segmento no mundo, em um número superior ao registrado no continente europeu.

“Diante desse potencial, é fundamental que haja uma mobilização permanente no Parlamento para criar um ambiente favorável aos negócios para aqueles que desejam empreender, principalmente os jovens, que enfrentam tantas dificuldades para acessar o mercado de trabalho”, declarou.

Ao defender a proposta, o deputado Airton Faleiro (PT-PA) destacou a importância do empreendedorismo no Brasil e mencionou alguns dos objetivos da Semana Nacional da Empresa Júnior. Entre eles estão o apoio às atividades lideradas e desenvolvidas por empresários juniores e o estímulo a campanhas de contratação de empresas juniores, como forma de fomentar o empreendedorismo entre os jovens.

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Debate aponta falta de pessoal no TRT-2 e demanda nomeação de concursados

Publicados

em

A falta de pessoal no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, de São Paulo, foi tema de debate na Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta terça (18). Esse tribunal, também chamado de TRT-2, é o maior tribunal regional do trabalho do Brasil.

A deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que conduziu a reunião, disse que o TRT-2 possui um déficit de 488 servidores — e que, por isso, é preciso nomear concursados.

Ela destacou que o TRT-2 responde por 19% dos processos trabalhistas do país e acumula quase 1 milhão de processos pendentes.

Segundo a comissão de aprovados no último concurso para esse tribunal, há cerca de 5,3 mil pessoas aguardando nomeação.

Acesso à Justiça

Ao defender a convocação imediata dos concursados, a deputada afirmou que as nomeações estão previstas na Lei Orçamentária de 2026. Ela também ressaltou que a falta de pessoal compromete o acesso à Justiça, especialmente para populações vulneráveis.

— A convocação dos concursados é urgente. A efetividade do TRT-2 importa porque ele tutela direitos de natureza alimentar e enfrenta violações que incidem com mais intensidade sobre as populações mais vulneráveis. O déficit de pessoal compromete a capacidade de resposta à sociedade — salientou Luciene.

Leia mais:  Davi comemora identificação de petróleo na Margem Equatorial

Adoecimento

Integrante da comissão de aprovados no último concurso do TRT-2, Fernanda Coimbra de Lima declarou que a falta de servidores nesse órgão aumenta a sobrecarga laboral e o número de adoecimentos, “justamente numa casa que deveria zelar pelo ambiente de trabalho”.

— Isso resvala no cidadão, que é afetado com uma demora processual; na empresa, que vive numa incerteza constante; no advogado, que não sabe quando o processo vai findar e quando receberá seus honorários. Há uma gama de entes afetados. A Justiça do Trabalho não pode ser abandonada — protestou ela.

O TRT-2

De acordo com o próprio TRT-2, a jurisdição desse tribunal abrange 46 municípios, incluindo a cidade de São Paulo.

O órgão também informa que possui 217 varas do trabalho, 92 desembargadores, 512 juízes e 5.315 servidores, além de estagiários e profissionais terceirizados.

O debate na CMO, nesta terça-feira, também contou com a participação do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP); da representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário de São Paulo, Camila Gradim; e da coordenadora-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal, Luciana Carneiro.

Leia mais:  Empréstimo de US$ 150 milhões para Maceió recebe aval do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana